Flexões: 4 erros que você não sabe que está cometendo!

Em Exercícios físicos por André M. Coelho

A flexão é um exercício clássico que você aprendeu bem jovem. Mas por essa mesma razão, você provavelmente já pegou alguns maus hábitos ao longo dos anos. Sua técnica é muito importante ao fazer uma flexão, pois é quando você está fazendo um levantamento pesado.

Se você quiser aumentar seus ganhos, você tem que estar sempre aperfeiçoando a sua técnica. Veja como aperfeiçoar suas flexões, otimizando os resultados e identificando, através dos erros abaixo relatados, onde você pode aperfeiçoar sua técnica.

O erro: você se concentra apenas no impulso

O movimento te “empurra” pra cima, mas isso não significa que você pode ignorar a descida. Não deixe a gravidade fazer o trabalho para você, pois a parte do movimento de descida constrói a força, também.

Leia também

Como corrigir? No topo da flexão, finja que crava suas mãos no chão, agarrando o chão com todos os seus dedos. Isso ativa seus dorsais, os quais você vai usar para puxar o peito em direção ao chão. Seus dorsais são os maiores músculos em suas costas, então ativá-los não só contribuem com a descida, mas também ajudam quando é hora de subir.

O erro: suas mãos estão muito distantes

Colocando as mãos muito separadas é uma maneira sorrateira de fazer menos trabalho. Isso encurta a distância do seu corpo em relação ao chão. Isso também coloca uma grande ênfase em seu peito, aumentando o estresse nos seus ombros.

Como corrigir? Coloque as mãos diretamente na distância dos seus ombros. Isso permite que você mantenha os cotovelos dobrados perto de seus lados, trabalhando tanto o seu peito quanto o tríceps. Isso faz a flexão mais difícil, mas vai fazer você mais forte no longo prazo e salvar seus ombros.

Flexões do jeito certo

Com a posição certa, você conseguirá fazer flexões muito mais produtivas e menos dolorosas. (Foto: divulgação)

O erro: você não relaxa depois da flexão

Rigidez muscular ocorre quando você cria grandes quantidades de tensão com carga ou volume. Enquanto a tensão leva a ganhos de força e tamanho, ela também pode levar a desequilíbrios e dores, se você não liberá-los após o exercício. Você já deve ter visto uma cara levantando centenas de quilos no supino, e depois andando por aí com os ombros puxados para a frente. A mesma coisa pode acontecer quando você se concentra tanto na descida e levantamento de uma flexão porque você está mantendo seus peitorais e braços sob tensão por mais tempo.

Como corrigir? Execute um trecho de ponte em uma bola suíça entre as séries. Isso vai esticar os músculos centrais, peito, ombros e até mesmo os seus dorsais. Posicione a cabeça e parte superior das costas na bola, e estique seus braços para fora perpendiculares ao seu corpo. Deixe seus quadris afundarem em direção ao chão. Mantenha essa posição por 10 respirações.

O erro: seu pescoço oscila

Muitas pessoas chamam isso de pescoço de frango. Isso acontece quando o seu peito e os braços estão cansados, e seu pescoço se projeta em direção ao chão. Não só parece feio, mas isso lança sua coluna fora do alinhamento e aumenta sua chance de lesão. A flexão completa é quando o seu peito, e não o nariz, tocam o chão.

Como corrigir? Seu corpo deve formar uma linha reta da cabeça aos tornozelos. Se um cabo de vassoura for colocado em suas costas, ele deve entrar em contato com a sua cabeça, costas e bumbum. Mantenha seu corpo em alinhamento o tempo todo.

Quer saber mais erros de malhação? Peça nos comentários e ajudaremos você a solucionar qualquer problema de malhação.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário