Nem sempre é fácil enfrentar a possibilidade de voltar a um esporte favorito após uma lesão. Enquanto você pode estar impaciente para voltar para o esporte em si, a consciência de novas limitações e uma possível fragilidade que não estavam lá antes podem ser paralisantes. Medos de lado, é importante planejar seu retorno ao esporte com cuidado para garantir que você não agrave a lesão existente ou tente abraçar mais do que pode.

Construa a sua condição geral lentamente. O processo de cicatrização merece tempo adequado. É melhor tomar o tempo agora para se recuperar totalmente do que voltar muito cedo e destruir suas chances de uma vida nos esportes. Paciência nesta fase conta mais do que tudo.

Comece com os aquecimentos específicos para o seu esporte. Faça aqueles que não ferem além do saudável alongamento. Certifique-se de ter executado os aquecimentos passados pelo seu conselheiro de saúde em primeiro lugar. Construa estes ao longo do tempo, com calma. Aumente gradualmente.

Todos os dias, participe de atividades mais, tais como caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, pular corda, patinar, etc, o que você gostar para fins de fitness e pode fazer sem agravar a lesão. Você vai estar fora de forma, então não vai haver algum desconforto físico, mas pare se houver dor intensa e contínua e revise com o seu conselheiro de saúde. Aos poucos, construa uma rotina diária e mais tranquila.

Recuperação de lesões

Ao tratar corretamente e voltar devagar para os esportes, você evitará que o problema se torne algo crônico. (Foto: www.mensfitness.com)

Continue a construir esta rotina até que o período de tempo e intensidade do exercício aumente. Pratique as habilidades de seu esporte em particular através da realização de exercícios repetitivos, para reconstruir a força que foi perdida devido à lesão. Por exemplo, prática de chute, equilíbrio, drible, arremesso, etc e outra vez, sem ter que se concentrar nas necessidades integrais do esporte.

Pegue um companheiro de equipe. Peça a alguém que já pode começar a treinar com você e desafiá-lo um pouco mais. Continue o esboço geral do trabalho condicionado acima, mas também adicione algo cooperativo, como retornar a bola com seu companheiro de equipe, praticando defesa, competindo, etc.

Siga as regras seu conselheiro de saúde sobre a extensão de seu envolvimento e informe o seu treinador de suas limitações atuais. Por exemplo, você pode ser capaz de participar das práticas, em treinos, em elementos específicos do esporte, mas não em elementos mais pesados ainda. Mantenha a intensidade de baixo envolvimento, faça pausas a mais do que o habitual, evite o contato que pode resultar em danos e mantenha a reveja a sua técnica para verificar se você precisa de reforço em todas as áreas ou mudança de tática dos seus velhos métodos.

Lesão Ronaldo

Por ter voltado aos gramados muito cedo, Ronaldo acabou agravando o problema que teve nos joelhos. (Foto: news.bbc.co.uk)

Eventualmente, quando você se sentir confiante de que você está de volta ao equilíbrio, que você aperfeiçoou as novas técnicas necessárias, e que a sua força está de volta, volte para o esporte. Vá com calma e não abuse durante as suas participações.

Não negligencie sua preparação mental também. Condicionar a sua mente é uma parte importante de todo este processo. O que você pensa e como você percebe a sua lesão terá grande impacto em seu processo de recuperação. Visualize um retorno seguro, saudável e gradual de sucesso e você já ganhou a metade da batalha.

Sempre obtenha autorização do seu médico e de seu fisioterapeuta antes de retornar ao esporte após a lesão. Isto é especialmente importante, com ferimentos na cabeça. Sobre o fisioterapeuta, nunca confie apenas em um médico. Apesar de ambos terem informações complementares, às vezes eles podem estar errados.

Pare imediatamente se os seus sintomas voltam em qualquer fase de recondicionamento ou retorno ao seu esporte. Isso significa que você não está pronto ainda e não vai fazer qualquer bom para você os esforços muito cedo.

Procure atendimento médico para qualquer agravamento ou lesões e sintomas.

Sempre fale com seu treinador sobre como estão as coisas para você, a menos que seu treinador esteja ciente da situação, ele ou ela pode pensar que você está pronto para assumir mais do que pode, ou pior, eles podem pensar que você não é está fazendo o suficiente. Faça o progresso claro para eles e eles vão ser o seu aliado.

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