Posso ganhar músculos só fazendo caminhadas e corridas?

Em Esportes e exercícios físicos por André M. Coelho

Caminhar é o método mais básico de locomoção entre os seres humanos adultos. Os corpos são estruturados de tal forma que o movimento do pé é recebido com pouca resistência e é feito com facilidade e eficiência. Entretanto, apenas porque a caminhada é fácil não significa que o trabalho necessário para executar a ação é relegado a alguns músculos menores. Na verdade, andar incorpora músculos por todo o corpo, assim como a corrida. Estes músculos trabalham juntos fazem o trabalho mais fácil para todo o seu corpo, não importando se é um músculo está impulsionando o corpo para frente ou simplesmente fornecendo impulso para a frente.

Leia também

Portanto, é sim possível ganhar músculos com caminhadas e corridas. Só não espere ficar com um visual “bombado”. A tendência de quem pratica a corrida e/ou caminhada é ter músculos mais magros, esguios, do tipo que ficam bem definidos e não tão volumosos. Abaixo, uma breve descrição de como ficam os músculos daqueles que trabalham com corridas e caminhadas.

Músculos da panturrilha

Quando você sair de uma posição de pé para começar o seu andar, os músculos da panturrilha impulsionam seu corpo para a frente no movimento de andar. Seus calcanhares são fundamentais na caminhada, ajudando a equilibrar e auxiliar na fluidez do seu passo. Eles também servem como ponto de partida a cada passo, ajudando a impulsionar o corpo para frente, enquanto você rolar para fora o seu pé de volta no começo de cada etapa. Com a corrida, o impacto aumenta e você estimula ainda mais o esforço desta musculatura.

Coxa e glúteos

Grande parte de sua força e poder ao andar e correr vem de seus músculos isquiotibiais e do quadríceps. Eles não fornecem o estouro que os calcanhares fazem, mas eles ajudam a puxar a sua perna através do tranco, enquanto estabilizam seu corpo. Suas nádegas desempenham um papel semelhante, contraindo enquanto você puxa a perna dianteira para debaixo de seu corpo. Em uma corrida, a tendência é que este movimento se repita mais vezes, com mais intensidade e ainda trabalhe a musculatura inferior de suas costas.

Músculos trabalhados na corrida ou caminhada

Na foto, uma descrição dos músculos que são trabalhados durante uma corrida e/ou caminhada. (Foto: www.tunturi.com)

Costas e os músculos centrais do corpo

Os músculos das costas são a chave para a sua capacidade de equilibrar. Na verdade, os bebês aprendem a andar apenas quando as costas estão já aclimatados ao equilíbrio mecânico necessário para manter seu corpo na posição vertical adequada. Músculos das costas também ajudam a manter a postura correta, o que pode determinar a facilidade com que você dá seus passos, já que a má postura vai contra a mecânica do pé naturais do seu corpo e pode tornar mais difícil para andar. Os músculos centrais do corpo também ajudam na estabilização do tronco, evitando má postura que pode retardar a sua marcha e até mesmo levar a uma menor lesão nas costas. Com o tempo e o trabalho junto a uma boa dieta, a tendência é que estes músculos fiquem mais definidos e trabalhados, principalmente em corridas e caminhadas em terreno acidentado, onde o equilíbrio é pedido a todo instante.

Músculos dos braços e ombros

Com o movimento de balanço natural que seus braços e ombros executam quando você anda ou corre contribui com o equilíbrio do seu corpo, economiza energia e ajuda na velocidade da caminhada ou da corrida.

Considerações finais

Por ser uma prática esportiva de impacto, é recomendável que antes de começar a correr você consulte um médico cardiologista, um ortopedista e um fisioterapeuta, com o propósito de analisar sua postura e assim, verificar qual o impacto será deste esporte sobre seus ossos, articulações, coluna e mais.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário