Consumir soja faz mal para homens?

Em Alimentação saudável por André M. Coelho

Muitos brasileiros incluem soja na dieta como uma fonte de proteína de alta qualidade. A soja contém fitoestrogênios, substâncias que imitam o efeito do hormônio feminino estrogênio. Os pesquisadores ainda estão estudando os efeitos dos fitoestrógenos em homens e mulheres, mas uma dieta rica em soja não parece causar feminização nos homens. Na verdade, a soja pode ter benefícios na prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum em homens em todo o mundo, de acordo com o World Cancer Research Fund. A forma de óleo de soja, no entanto, contém gordura trans, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca.

Leia também

Vamos analisar então se consumir soja pode ou não fazer mal para homens.

Consumir soja vai me deixar mais feminino?

Como a soja tem efeitos estrogênicos, alguns pesquisadores têm expressado preocupação sobre os efeitos do alto consumo de soja nos hormônios masculinos. Homens naturalmente produzem estrogênio, embora não na mesma quantidade que as mulheres. Um estudo publicado na edição de “Fertility and Sterility” de Maio de 2010 informou que uma revisão dos estudos disponíveis não encontrou nenhuma mudança nos níveis de testosterona, o hormônio masculino dominante, em homens com alto consumo de soja. Também não houve aumento da disfunção erétil em pacientes com uma elevada ingestão de soja.

Ainda estão sendo feitos estudos com mais plantas que contém os mesmos fitoestrogênios, e todos tem mostrado os mesmos resultados em relação aos hormônios (veja abaixo para mais detalhes). Mas fica a dica de você se manter ligado em pesquisas (e no nosso blog) para quaisquer mudanças que forem encontradas.

A soja vai afetar minha fertilidade?

Fitoestrogênios podem exercer efeitos que poderiam alterar a produção normal de hormônio. Os pesquisadores têm procurado uma conexão entre a infertilidade em homens e consumo de soja. Uma revisão suíça de estudos disponíveis, publicadas na edição do “International Journal of Andrology” em Abril de 2010, informou que, embora os estudos são poucos e as provas inconclusivas, neste momento, alta ingestão de soja pode afetar a produção de espermatozoides e fertilidade. O estudo sugeriu que os bebês não devem ser alimentados com fórmulas de soja.

Aqui, vale o mesmo para outros alimentos naturais com fitoestrogênios. A contagem de espermatozoides é notadamente reduzida em quem consome mais soja. Ou seja, parece que há sim uma relação entre os fitoestrogênios e a testosterona no corpo do homem, mas que ainda é preciso mais estudos para confirmação.

Consumindo soja pode fazer bem

O consumo de soja pode até ser bom para seu organismo. Porém, cuidado com os excessos e não deixe de consultar um médico ou nutricionista para construir uma dieta saudável. (Foto: logon.prozis.com)

Efeitos no coração

A soja é normalmente um alimento saudável para o coração, pois contém gordura insaturada, em vez de gordura saturada. A soja, principalmente na forma de óleo de soja, representa cerca de 10 por cento da contagem de calorias na dieta brasileira média, de acordo com dados do próprio governo. Óleo de soja parcialmente hidrogenado serve como uma fonte primária de gordura trans, o pior tipo de gordura para o seu coração. A Associação Americana do Coração recomenda limitar a ingestão de gordura trans para não mais de 1 por cento de sua ingestão alimentar. Leia os rótulos cuidadosamente e não assuma que todos os produtos de soja são saudáveis. Evite o óleo de soja parcialmente hidrogenado de todos os jeitos.

Câncer de próstata

Aí é que entra uma questão importante para o homem. Uma dieta rica em soja pode proteger os homens contra o câncer de próstata. Uma revisão de estudos publicada na edição de “The American Journal of Clinical Nutrition” em abril 2009 descobriu que homens que comiam dietas maior em soja tiveram um risco reduzido de desenvolver câncer de próstata. Uma revisão de estudos coreana publicada em 2009 na revista “Nutrition and Cancer” descobriu que só tofu, não o leite de soja, miso ou natto, e outros alimentos de soja freqüentemente consumidos nos países asiáticos, tiveram um efeito protetor contra o câncer de próstata.

Então eu devo ou não consumir a soja?

Primeiramente, você não deveria mexer na sua dieta sem antes consultar um médico e um nutricionista. Dieta é algo específico para cada pessoa, cada metabolismo. Um profissional é quem vai poder montar a dieta ideal para você e acompanhar seu desenvolvimento.

Enquanto você aguarda o momento de ir ao profissional de saúde, o consumo de soja deve ser uma escolha sua. Como você viu acima, todos os estudos estão relacionados a uma alta ingestão de soja. Se você se alimenta de forma equilibrada, a soja não deve ser uma grande preocupação. Mas o metabolismo de cada um e a predisposição genética para alguns problemas pode exercer um grande papel, sendo o médico ou nutricionista os responsáveis por te recomendar ou não a soja.

Se gostou, compartilhe a matéria em suas redes sociais. Se inscreva em nossa lista de e-mail. Comente abaixo suas dúvidas. Estamos aqui para ajudar vocês!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Um comentário para: “Consumir soja faz mal para homens?”

  • Roberto Carlos Rodrigues

    Obrigado pela ajuda sobre a soja, fiquei satisfeito mas gostaria de receber mais informações sobre o leite de soja.

    Responder

Deixe um comentário