Ganhar peso nem sempre obtém a mesma divulgação na mídia como dietas para perder peso. Estar abaixo do peso também resulta em problemas de saúde, tais como um metabolismo prejudicado, ossos fracos, articulações com problemas, dentre muitos outros. Seguir uma dieta de ganho de peso rápida pode melhorar sua saúde e sua auto-confiança, se você tem disciplina.

Identificação da dieta

Quando você está perdendo peso, é uma boa ideia analisar seu ritmo e tentar fazer progressos a cada semana. O mesmo vale quando você quer ganhar peso. É tentador comer uma quantidade monstruosa de comida todos os dias para ganhar peso rapidamente, mas isso é difícil de fazer e pode causar desconforto gastrointestinal. Em vez disso, adicione 500 calorias à sua ingestão diária habitual. A cada duas ou três semanas, pise na balança e veja se você está ganhando peso. Se não, adicione mais 500 calorias à sua dieta. Uma vez que você começar a ganhar, continue até chegar ao seu peso ideal. Qualquer mudança drástica poderá resultar em um ganho de peso muito maior e problemas estéticos, como estrias. Se o programa é engordar para ganhar músculos, um equilíbrio deve ser atingido para você não ganhar mais gorduras do que musculatura.

Características do regime para engordar

Alimentos como hambúrgueres, batatas fritas, sanduíches gigantes, almôndegas, pizza, rosquinhas e muffins são ricos em calorias, mas eles também são ricos em gordura saturada. Gordura saturada é a principal causa dietética de colesterol alto no sangue. Por essa razão, manter sua ingestão saudável é muito importante e escolher alimentos saudáveis que são calóricos mais ainda, tais como nozes, sementes, carnes magras, ovos, cereais integrais, frutas secas e frescas, vegetais ricos em amido e feijão.

Dieta para engordar

Uma dieta altamente calórica também pode ser usada por aqueles que competem a nível profissional. Na foto, um homem irá comer a mesma quantidade de calorias que o nadador Michael Phelps come em sua dieta normal. (Foto: www.nydailynews.com)

Cronograma do regime para engordar

Com uma ingestão calórica elevada, pode ser difícil para colocar todas as suas calorias no padrão de três refeições por dia. Para torná-la mais fácil para você, coma cinco ou seis refeições e espalhe-as com duas a três horas de diferença durante o dia. Consuma a sua primeira refeição assim que você se levantar e combine proteínas e carboidratos complexos, com cada uma delas. Um sanduíche de peito de peru no pão integral com queijo, alface, tomate e uma maçã é uma refeição, por exemplo.

Efeitos do regime para engordar

Bebidas calóricas líquidas fazem adições adequadas para uma dieta de ganho de peso rápido. Em vez de beber refrigerante, chás e café na sobremesa, que são carregados com calorias vazias, vá com bebidas saudáveis, como todo o suco natural de frutas, néctares de frutas, bebidas esportivas, leite de soja e leite regular. Beba líquidos 30 minutos antes ou depois de uma refeição e não com elas, para evitar ficar muito cheio antes de comer.

Potencial do regime para engordar

Se você quer embalar muitas calorias em uma refeição, adicione um ou dois smoothies à sua dieta diária. Use ingredientes como iogurte, manteigas, leite de soja e frutas. Despeje 500 ml de leite de soja de baunilha em um liquidificador. Adicione uma xícara de blueberries/morango congelados, uma picada de banana congelada e 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa. Feche a tampa, misture e despeje em um copo. Esta bebida tem aproximadamente 660 calorias. É por isso uma refeição a qualquer hora do dia. Você pode também optar pelo açaí, que é saudável e é uma ótima opção de bebida calórica.

Considerações do regime para engordar

Antes de fazer quaisquer mudanças drásticas em sua dieta, fale com o seu médico e com um nutricionista, especialmente se você tiver quaisquer condições médicas existentes. Não tome nenhuma decisão sem antes saber tudo que vai acontecer com seu corpo e entender como lidar com estas mudanças.

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