Que petiscos combinam com vinho?

Em Alimentação saudável por André M. Coelho

Vai ter um encontro para degustação de vinhos ou apenas sentiu vontade de tomar um pouco dessa deliciosa bebida? Você pode não ter certeza de quais alimentos combinam com o vinho que você gosta e vice-versa. As pessoas não têm problemas para encontrar suas cervejas preferidas e beber com qualquer lanche que esteja por aí. Mas, por algum motivo, ficamos intimidados ao escolher um vinho que combina com a nossa refeição, ou nos sentimos culpados de beber vinho com algo que não sentimos ser adequado.

Pode surpreendê-lo que o vinho combina bem com muitos petiscos deliciosos. Estamos falando de vinho, afinal. Se você gosta dessa bebida e gosta de petiscos saudáveis ​​ou não, experimente essas combinações em sua próxima festa ou saboreamento de vinhos..

Leia também

Queijo é um bom petisco para comer com vinho

Não posso falar sobre o vinho sem falar sobre o queijo. Eles são uma das combinações mais perfeitas na cozinha. Praticamente qualquer queijo vai com qualquer vinho, mas há algumas exceções. Uma regra geral é que os queijos mais secos e brancos irão com vinhos brancos mais secos, como o chardonnay. Os queijos mais escuros, como o azul e o gorgonzola, irão com os vinhos tintos com corpo mais cheio, como o cabernet sauvignon. Os óleos no queijo cortam a acidez do vinho e fazem um sabor mais completo de ambos. Ofereça muitos tipos diferentes de queijo em um prato. Alguns dos queijos mais populares com vinho são azuis, brie, cheddar, asiago e gouda.

Camarão para comer com vinho

Passando por um prato de camarão? Sirva uma garrafa de prosecco para ir com esse alimento. Este é um vinho branco seco e espumante. Refrigere-o antes de servir. Prosecco é nítido e leve e acentuará o sabor do mar. O Prosecco irá combinar bem com outros lanches de frutos do mar, como caranguejos ou ostras.

Petiscos para comer com vinho

Escolha bons petiscos e garanta que o sabor do seu vinho seja muito mais agradável e saboroso. (Foto: EatWellCo)

Azeitonas combinam bem com vinho

As azeitonas e os vinhos são ótimas combinações. Na verdade, as azeitonas são muitas vezes cultivadas em vinhas junto com as uvas. Tal como acontece com o queijo, existem muitas variedades diferentes e combinações que podem ser complicadas. Em geral, as azeitonas de sabor mais fortes combinam bem com vinhos tintos mais ricos, como zinfandels e merlots. As azeitonas que tem uma bela cor verde-clara combinam bem com vinhos brancos mais claros, como Sauvignon Blanc ou Pinot Gris.

Chocolate escuro com vinho

Todo mundo adora o chocolate. É a coisa mais comum e a coisa mais difícil de desistir quando se faz dieta ou uma promessa. Mas você sabia que o chocolate escuro além de ser delicioso também oferece bom valor nutricional? O chocolate escuro é rico em antioxidantes e tem minerais saudáveis, seu corpo pode usá-lo enquanto você está curtindo seu sabor.

O chocolate escuro também é ótimo com o vinho. Quebrá-lo em pequenos pedaços por si só ou adicionando a uma tigela de amêndoas, castanhas do Pará ou castanhas de caju. Emparelhe com vinhos tintos robustos, como cabernet sauvignon ou pinot noir, ou escolha a sua mistura favorita de vinho tinto, como Ménage à Trois. A amargura do chocolate escuro é contrabalanceada pelos taninos no vinho tinto. Sua boca estará cheia de sabor.

Frutas que combinam com vinho

Qualquer fruta seca ou fruta fresca pode complementar um copo de vinho. Figos, mangas, uvas, pedaços de abacaxi fresco, morangos e outras frutas vermelhas variadas podem ser combinadas com sucesso com o vinho. Escolha um champanhe mais doce ou um vinho branco espumante para ir com a maioria das frutas. Se você quiser combater a doçura, há vinhos tintos que combinam bem. Beaujolais, Bordeaux e Chiantis são vinhos tintos mais leves que trazem os sabores das frutas e temperam a doçura delas.

Pão assado fresco combina com vinho

Pão fresco cortado em pedaços e temperados com manteiga são excelentes com qualquer vinho seco, branco ou tinto. Evite vinhos doces ou borbulhantes, pois eles superarão os aromas e sabores do pão. Se você quiser evitar a manteiga, molhe seu pão em azeite temperado. O pão pode ser dividido em pedaços ou em fatias e servido em uma grande bandeja ao lado de seus queijos e azeitonas.

A combinação de vinhos não precisa ser intimidante ou desagradável. Tenha em mente que você pode gostar de uma certa combinação, e pode acabar favorecendo outras. Seu objetivo deve ser combinar os sabores e as intensidades do vinho e dos alimentos de forma a agradar seu paladar e das visitas. Alimentos ricos tendem a emparelhar melhor com vinhos tintos e alimentos leves com vinhos brancos. Mas há sempre exceções. Além disso, você também deve levar em conta seus próprios gostos pessoais.

Quais petiscos você combina com o vinho? Quais recomenda para quem quer fazer uma boa combinação?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário