Se você estiver olhando para adicionar mais proteína em sua dieta mas não quer adicionar mais calorias do que o necessário, você tem uma vasta variedade de opções. A maioria dos alimentos ricos em proteínas vêm de produtos de origem animal tornando sua busca para alimentos pobres em calorias mas de alta proteína algo difícil se você é um vegetariano. Geralmente, classifica-se como um alimento de alta proteína quando este contiver mais de 20 por cento do seu valor diário recomendado de proteína (cerca de 15 mg). Usando ferramentas de pesquisa online pode ajudá-lo a encontrar os alimentos que você está procurando, até mesmo se você é vegetariano.

Para facilitar ainda mais sua busca, escolhemos alguns lanches ricos em proteínas que irão ajudá-lo a obter massa magra.

Frutos do mar

Atum, moluscos, kani, crustáceos e muitos outros são lanches de baixa caloria, além de alimentos ricos em proteínas. 84 g de atum tem 22 g de proteína e 99 calorias. Salmão do Atlântico, por comparação, fornece mais 10 g de proteína na mesma dose, mas tem o triplo das calorias. Mariscos podem ter mais colesterol do que você quer em sua dieta. Por exemplo, em 84 g de lagostas, há cerca de 13 mg de proteína e 91 mg de colesterol ou cerca de 1 /3 do seu valor diário para o colesterol. 84 g de pescado, em comparação, fornece quase 14 g de proteína e tem apenas 51 mg de colesterol.

Para lanches: combine frutos do mar em pastas e recheios para sanduíches naturais.

Queijo cottage

Uma xícara de queijo cottage sem gordura tem 15 mg de proteína e apenas 104 calorias.

Para lanches: acrescente o queijo cottage nos recheios dos lanches durante o dia.

Bons alimentos para proteínas

Mesmo frutas podem ser ricas em proteínas. Só não incluímos elas em nossa lista porque elas não são tão completas quanto os itens escolhidos. (Foto: www.thefitpost.com)

Ovos

Se você gostaria de cortar o colesterol fora de seus omeletes, uma xícara de clara de ovo tem apenas 117 calorias, fornece mais de 26 mg de proteína e não tem colesterol. Aliás, os ovos são um dos alimentos mais completos que existem.

Para lanche: para um lanche completo com ovos, acrescente um pão integral ou grãos integrais com carboidratos.

Frango

Três fatias de frango sem gordura assado no forno fornecem um pouco mais de 10 mg de proteína com menos de 50 calorias.

Para lanche: desfie o frango e distribua durante o dia em lanches e alimentos diversos.

Soja

A opção para os vegetarianos e veganos é este lanche de baixa caloria e alta proteína, com 12 g de proteína em uma porção aproximada de 100 g, proporcionando 120 calorias. Ao contrário de fontes de proteína a partir de produtos de origem animal, a soja pode ser um alimento livre de colesterol (a exemplo do edamame).

Para lanche: faça pastas com a soja ou adquira produtos da soja que substituem a carne.

E aí, ficou faltando algum alimento rico em proteínas? Não se esqueça de consultar seu nutricionista antes de começar a incrementar sua dieta com estes alimentos!

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