Seja saudável cozinhando sua própria comida!

Em Alimentação saudável por André M. Coelho

Se você sente que está perdendo a luta contra as batatas fritas e biscoitos quando você deveria estar comendo cenouras, talvez seja hora de você aprender as regras de uma alimentação saudável e culinária saudável. Aprender a se sentir mais confortável na cozinha pode ajudá-lo a se sentir mais perto de sua comida e mais perto de um estilo de vida saudável.

Por que você não cozinha com mais frequência?

Muitos de nós estão muito ocupados e muito cansados para enfrentar a cozinha depois de um longo dia de trabalho. Outros não cozinham, porque eles vêem alimentos como o inimigo, e têm medo que eles vão comer o que eles fizeram e engordar. Outro motivo para evadir a cozinha é o medo de errar. Algumas pessoas enxergam a comida que eles fazem como uma extensão de si mesmos, de modo que se preocupam em serem julgados pelo resultado. E na sociedade de hoje, sabemos que exigimos cada vez mais de nós mesmos.

Leia também

Alguns de nós esperamos que, por seguir orientação claras na cozinha, podemos impedir a balança de aumentar. Mas quando se trata do que nós comemos, a ignorância não é a felicidade. Evitar o problema não vai nos impedir de engordar. Na verdade, estudos mostram que estamos mais aptos a comer rápido e em excesso quando não observamos o que se passa em nossas bocas. E como podemos ter certeza de nossas refeições são saudáveis ​​e de baixas calorias, se não sabemos como eles foram preparados? Basta você mesmo começar a preparar seus pratos.

Motivos para cozinhar sua própria comida

Cozinhar sua própria comida é também uma boa forma de impressionar as pessoas e mostrar que você é um homem moderno. (Foto: www.irishcentral.com)

Cozinhar sua própria comida ajuda a manter sua saúde em dia

Muitos de nós estão desconectados da comida porque estamos desconectados de nossos corpos. Cozinhar nos ajuda a sintonizar a forma como os alimentos cheiram, sentem, bem como todo o processo de preparo até o prato estar pronto. É também uma forma de criar algo físico, que você pode ver e tocar, e que ajuda muito a trabalhar sua auto estima.

Se o seu maior problema alimentar é comer rápido demais, que muitas vezes leva a excessos, cozinhar pode ajudá-lo a ficar mais lentamente e se conectar com os seus sentidos. O sabor e cheiro de alimentos enquanto eles são preparados te incentivam a fazer o mesmo na hora que você comer. Você também estará mais motivado para abrandar e realmente desfrutar de uma refeição depois de trabalhar duro para fazê-la.

Alimentos e culinária têm associações emocionais, e prestar atenção em como você se sente enquanto você cozinha faz você lidar com emoções de melhor forma. Pode te ajudar a lembrar por que você se sente de uma certa maneira em relação à comida, histórias que te fizeram comer comida mais rapidamente ou em excesso e assim, poder lidar com essas emoções.

Como começar a cozinhar sua própria comida?

Você tem algumas dicas que você deve seguir para começar a fazer comida saudável por conta própria.

Uma das formas de fazer receitas saudáveis cada vez melhores, é fazendo cursos. Você pode começar com cursos de culinária básica, evoluindo para culinárias mais específicas (italiana, mediterrânea, etc), cursos de culinária saudável e muitos outros.

Compre livros e aprenda mais ainda sobre as receitas e ingredientes saudáveis para suas receitas

Cozimento saudável começa ao encher seus armários com ingredientes saudáveis. Mantendo os ingredientes sempre em mãos, vai evitar que você ligue para pedir pizza, ganhando uns quilos a mais e prejudicando até seu humor com alimentos gordurosos. Um curso de culinária vai ajudar a preparar a lista completa básica e evitar que nas vezes que chamar os amigos para assistirem jogos na sua casa você tenha que comer ou comprar petiscos gordurosos e nada saudáveis.

Ferramentas básicas para culinária saudável: bom conjunto de panelas e frigideiras, panela para cozinhar vegetais a vapor, panela de arroz, panela de sopa, processador de alimentos, grade para grelhar alimentos, panela de pedra, bons utensílios básicos (colheres, conchas, facas etc).

Básicos saudáveis ​​ingredientes culinários: frutas e vegetais (apenas uma quantidade que você vai ser capaz de usar antes de estragar), legumes congelados e/ou frescos (aprenda a congelar seus próprios legumes para preservar mais nutrientes, iogurte, queijo branco, ovos, carne de baixo teor de gordura (peito de frango, peixe ou lombo de porco), arroz integral, macarrão integral, pão integral, feijão, tomates picados em conserva. salsa (fresca, se disponível). caldo vegetal ou de galinha, alho, cebola, azeite, vinagre, ervas e especiarias (frescas, se possível).

Simplifique a hora que você vai cozinhar fazendo tanto quanto possível antes do tempo. Dobre ou triplique a quantidade que a receita pede, e congele o extra para uso futuro. Certifique-se de rotular e datar cada item para saber a validade. Sopas são um grande exemplo de algo que congela bem e descongela em uma refeição saudável instantânea.

Você não deve tentar complicar demais as receitas, pois pode se decepcionar bastante se algo der errado. Comece a fazer o básico: arroz, feijão e carne. Teste como cozinhar os legumes e verduras para encontrar o ponto exato de cozimento que você prefere. Depois que você começar, vai ficando cada vez mais fácil. Algumas técnicas básicas que você precisa aprender:

Frituras saudáveis. Use uma colher de azeite com um filé de peito de frango temperado da forma que você gosta. Coloque em uma panela de arroz e misture até começar a adquirir uma cor levemente marrom.

Massas. Cozinhe o macarrão de trigo integral e sirva com molho pronto. Prefira molhos de tomate light. Termine a refeição com uma salada de legumes e verduras pré-lavados.

Sanduíches. Coloque peito de frango em uma grelha e sirva em pão integral junto com legumes e verduras.

Feijão e arroz. Cozinhe o feijão e faça com arroz, salsa e uma salada.

Sopa. Você pode bater no liquidificador os ingredientes de sua preferência ou cozinhar os ingredientes misturados. A água deve ser mantida para uma sopa saudável, usando a quantidade que você quer para uma sopa mais aguada ou mais cremosa.

Sobremesa. Sirva fruta fresca a qualquer hora para um lanche ou sobremesa rápida e nutritiva. Para um tratamento especial, congele banana e bata no liquidificador com outras frutas para ter um sorvete saudável e altamente nutritivo. Você pode também grelhar frutas e usar esse sorvete feito da banana como cobertura.

Alho e cebola adicionam profundidade sabor a qualquer prato, e você pode fazer qualquer prato não saudável saboroso com especiarias como manjericão, orégano e coentro. Uma pitada de coentro picado no feijão, por exemplo, adiciona um sabor extra no prato inteiro. E sal, quando usado criteriosamente, traz sabor como nenhuma outra coisa.

Para economizar em gordura e calorias, use iogurte natural com baixo teor de gordura no lugar do creme de leite ou maionese, e compre queijo com pouca gordura e leite em vez de versões completas de gordura. Adicione sabor a legumes com queijo com baixo teor de gordura, oleaginosas, molho de salada ou margarina sem gordura trans. Em seguida, adicione ervas e especiarias. Pimenta ainda vai te ajudar a dar gosto para os alimentos e acelerar seu metabolismo como brinde.

Manter uma alimentação saudável é excelente em todos os aspectos. Aproveite estas dicas e aumente sua longevidade e qualidade de vida!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário