Cozinhar tem a ver com masculinidade?

Em Comportamento por André M. Coelho

Parece que a grande maioria de nós está convencido de que ser capaz de transformar um amontoado de carne e legumes em uma deliciosa refeição é uma habilidade vital para que um homem tem. Mas por que ainda existe preconceito nesse mundo? Por que então que parece que muitos homens são incapazes de fazer algo tão simples como grelhar um bife adequada, muito menos fazer algo mais complexo do que fazer uma panela de sopa (uma tarefa extremamente simples)?

Obviamente, o homem médio pensa que é ótimo ser capaz de bater um bife ou algumas costeletas de porco na grelha. Mas o que dizer de cozinhar na cozinha? É a cozinha o reino das mulheres? Hoje, vamos olhar para algumas razões que todo homem deve ser capaz de montar uma refeição. E por “refeição”, quero dizer de carne e pratos, preparados em uma churrasqueira, uma frigideira de ferro fundido, ou no forno.

Leia também

Um homem é independente

Um homem deve ser independente. Mas um homem que não pode fazer rapidamente uma refeição sempre vai ser dependente de alguém para alimentá-lo, seja sua esposa, namorada, ou o McDonald’s. Dependência não é uma característica admirável em um homem. Você não quer ser o cara que tem que voltar para pizzas congeladas só porque sua namorada não está em casa hoje.

Se depender de alguém para lhe proporcionar algo que você necessita diariamente, você pode realmente considerar-se independente? Sério, nós nos orgulhamos de nossa proficiência com as ferramentas mecânicas, mas poucos de nós tocam uma ferramenta mecânica em uma base semanal. Mas nós tocamos em comida todos os dias, mas muitos caras têm relegado a cozinha para o trabalho de uma mulher.

Um homem é forte e saudável

Tem sido provado tempo após tempo: cozinhar em casa é muito mais saudável do que comer fora, especialmente se “comer fora” significa fast food. Em casa, você pode controlar os ingredientes utilizados e os métodos de cozimento. Não há ingredientes escondidos em sua cozinha. Você estará mais magro, mais musculoso e mais saudável. E não há nada viril sobre um cara que é fraco e doente.

Um homem provê para si mesmo e para outros

Lembra-se da parte sobre independência acima? Bem, além de ser capaz de prover para si mesmo, um homem que sabe cozinhar pode proporcionar alimento para as pessoas mais importantes em sua vida: sua família e amigos. Fornecer alimentos para os outros tem sido um traço viril, desde nossos dias de caçadores-coletores de trazer para casa o mastodonte, até os tempos modernos, onde a maioria dos renomados chefs do mundo são homens. A capacidade de montar uma refeição completa quando sua esposa está doente ou cansada é muito viril.

Homem na cozinha

Acredite: nada impressiona mais uma mulher do que um homem com boas habilidades na cozinha. (Foto: aerialmobile.com)

Um homem passa tempo com a família

Querem ser envolvidos na vida de seus filhos? Passe algum tempo com eles. Quer saber mais sobre o novo namorado da sua filha está saindo com ou o que seu filho está a fazer depois da escola? Passe algum tempo com eles. Ninguém poderia argumentar que é viril para passar mais tempo com sua esposa e filhos.

Melhor ainda, passe tempo com eles na cozinha. Você pode ensinar-lhes as habilidades necessárias para ser saudáveis e independentes, além de ser um pai. Imagine que criar um filho que não tem medo de ligar o forno, que é confortável empunhando uma faca, cortando legumes, e entende como refogar uma cebola. Imagine-o de ser capaz de selecionar e combinar ervas e especiarias. Imagine-lo ensinando essas mesmas coisas para seus netos.

Impressionar as mocinhas

Parece haver duas habilidades que as mulheres são incapazes de resistir. Uma delas é a praticidade com uma guitarra ou um conjunto de baterias. A segunda é a capacidade de preparar uma boa refeição. Há outras, mas vamos começar com estes duas. Se você dominar uma delas, você está no caminho certo para começar a mostrar suas suas outras habilidades. Conquistar pela barriga é ainda hoje uma habilidade muito boa para os homens.

Economizar dinheiro

Compare um bom prato de um restaurante com os ingredientes que você pode comprar e fazer por conta própria. Você irá descobrir que pode fazer o mesmo prato, com toques especiais, por menos da metade do preço. Além disso, ao comer em casa, você economiza um bom dinheiro e pode variar mais seus pratos. Seja criativo e faça isso para poupar mais dinheiro ainda, além de investir em uma alimentação mais saudável.

Seja um homem: aprenda a cozinhar

Então, no final, é viril de cozinhar? Eu acho que é desumano não ser capaz de cozinhar. O papel do homem na cozinha da casa não se restringe ao acender uma churrasqueira e preparar uma omelete.

Então, o que é preciso para ser um cozinheiro decente? É realmente muito simples. Você pode ler? Se você pode ler, você pode cozinhar. Tudo que você tem que ser capaz de fazer é medir alguns ingredientes e seguir algumas instruções simples. Depois de algum tempo, você vai aprender o que você gosta de sabores e descobrir como incorporá-los em suas próprias receitas.

A verdadeira chave para cozinhar é simplesmente avançar na preparação. A capacidade de pensar no futuro, passar 45 minutos no supermercado com uma lista, e juntar as carnes e vegetais necessários para a sua semana de cozinhar.

Então, afie suas facas, abasteça o frigobar, e comece a cozinhar. Realmente, a pior coisa que vai acontecer é que você vai comer alguma coisa que não tem um gosto muito bons algumas vezes. E o melhor é tirar este preconceito besta de que homem não deve estar na cozinha.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário