Dietas desbalanceadas, uma boa inquieta e alguns problemas de saúde podem te levar rapidamente a perder o controle de seu peso, podendo causar uma série de problemas de saúde que irão complicar sua vida. Quando eles ocorrem, já pode ser até tarde demais para uma solução menos sofrida ou até para salvar sua saúde. Por isso, a melhor forma de evitar que isso aconteça é a prevenção.

Embora exista ao redor do mundo a noção do peso ideal para cada tipo de pessoa, essa noção está completamente errada. Uma pessoa pode ser mais gordinha e ser perfeitamente saudável. Mas o peso em excesso é quase sempre um sinal de problemas de saúde. Podemos dizer que existe uma zona onde o peso é mais “normal”. Para definir esta zona, utilizamos a fórmula do Índice de Massa Corporal (IMC), que estabelece a relação do peso de um indivíduo com o quadrado de sua altura.

O IMC, ao estabelecer uma fórmula para esta análise, se torna uma ferramenta de análise de riscos, tanto para o excesso de peso quanto para pessoas que estão muito magras. Resultados entre 18 e 25 definem a normalidade de peso, onde riscos são menores. A fórmula não é perfeita, visto que não leva em conta o peso de músculos em atletas e pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, podendo apresentar valores que não são válidos a uma análise de risco.

Tabela de Índice de Massa Corporal

A tabela demonstra a denominação associada com cada faixa da fórmula IMC, o que, por conseguinte, se associa a outros problemas de saúde. (Foto: academiaemcasa.com)

É aí que entramos com o controle de peso. E não estou dizendo de se pesar todos os dias na balança e ficar feliz quando você perder alguns gramas. Estou falando de medidas: medir sua circunferência abdominal, o volume de gordura espalhado em seu corpo, estabelecer quanto de seu peso é massa magra, e aí sim, controlar a sua massa gorda. E quando falamos desta última, falamos de gordura.

Não pense que seja possível ter 0% de gordura no corpo. Afinal elas são elementos essenciais para um funcionamento saudável de seu organismo. O controle de massa magra corresponde ao controle dos músculos, ossos e órgãos. O conhecimento e acompanhamento da sua massa magra é importante para interpretar corretamente a variação de peso e melhorar o seu comportamento. Apenas perder a massa gorda não significa que sua vida está ficando mais saudável. Pode apenas significar que você está comendo menos, se esforçando mais mas não adquirindo um condicionamento físico legal para deixar seu corpo mais resistente.

Precisamos também ser realistas. Ser extremamente musculoso não é necessário a todos, sendo isso algo mais buscado por atletas. Ser magro demais te garantirá alguns problemas de saúde e principalmente de resistência. O mais importante neste controle é buscar a satisfação com seu próprio corpo.

O controle de seu peso consiste em uma monitoração de sua evolução, podendo ser até um fator motivacional na prática de exercícios físicos. Mas antes de começar qualquer coisa, é altamente recomendado que você consulte um médico especialista antes de ir para uma dieta ou para a prática. Existem condições que podem te atrapalhar em alguns esportes, além de outras que podem atrapalhar suas medições e te dar valores errados e incorretos sobre suas necessidades calóricas e o peso ideal.

Fique de olho no seu peso e o mais importante de tudo, busque a felicidade com seu corpo seu ficar paranóico demais com isso.

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