A natureza pode predeterminar uma parcela significativa de sua altura, mas é possível aprender como ficar alto mais rápido, praticando um estilo de vida que promove o crescimento. Os centímetros a mais conquistados por meios saudáveis e sem gambiarras, com certeza, influenciarão diversas partes da sua vida, desde a auto estima até sua saúde.

Como fazer para ficar mais alto em pouco tempo: cuidado!

A maior parte da altura que você tem é influenciada diretamente para genética. Um ortopedista qualificado pode te orientar sobre o seu porte corporal e sua altura ideal, bem responder se seu desenvolvimento corporal está em uma velocidade saudável e correta para seu biotipo e estilo de vida. Tentar responder como ficar alto rapidamente sem considerar a genética é errado e pode prejudicar sua saúde mais do que ajudar. Consulte um médico antes de praticar ou executar qualquer dica, pois não existe solução milagrosa para ficar alto e forte.

Influências de uma coluna ereta para a altura

A postura é a maior influência na altura real de uma pessoa. É necessário ter uma postura correta para que você realmente fique mais alto. (Foto: begrowtaller.blogspot.com)

Genética e altura

Estime quanto sua altura é semelhante a seus pais e avós. Fatores genéticos determinam aproximadamente 60 a 80 por cento da diferença de altura entre as pessoas. A herdabilidade da altura é relativamente constante, e você pode esperar pouca variação de altura seu seus pais e avós são muito baixinhos. É a genética, e não dá pra ir contra ela, a não ser que você nasça de novo.

O ambiente influencia sua altura

Fatores ambientais, particularmente a nutrição adequada, podem contribuir com 20 a 40 por cento de sua altura. O consumo de mais calorias durante a infância estimula o crescimento. O efeito de calorias da dieta pode influenciar a altura mais cedo na vida, porque as correlações entre o consumo de energia calórica e altura descem com a idade. Ou seja: você começa a crescer para os lados quando vai envelhecendo. Lógico, você pode evitar o ganho de peso seguindo dicas para uma vida saudável, mas saiba que é um processo natural essa mudança no metabolismo, e você precisará se adaptar.

A dieta adequada, ainda por cima, pode desempenhar um papel crucial para estimular o crescimento de ossos e tecidos musculares. Isso é uma influência direta do consumo das proteínas magras (aves e peixes), nutrientes essenciais (vitaminas, ácidos graxos) e minerais encontrados em grãos integrais, folhas verdes escuras e peixes.

Exercícios para crescer

A atividade física pode influenciar a sua altura. O exercício pode te ajudar a crescer, mas com cautela. O exercício prolongado pode retardar a sua altura, porque o seu corpo vai usar mais nutrientes para a reparação de tecidos do que para te ajudar a crescer. Exercícios equilibrados, principalmente os que envolvem elementos posturais e alongamentos, são necessários para moldar o seu sistema músculo esquelético. Duas sugestões se destacam para efeitos mais imediatos, pois ajudam a “destravar” ossos e músculos que podem estar tirando alguns centímetros da sua altura. RPG, Pilates e Yoga estão no topo da lista de exercícios para ajudar a aumentar sua altura. Aviso: só faça os alongamentos abaixo com a recomendação e orientação de um profissional.

  • Alongamento vertical

Segure uma barra com as mãos mais ou menos na largura dos ombros, mantendo as palmas viradas para longe de você, e, lentamente, dobre os joelhos levantando os pés até que você fique suspenso apenas pelas mãos. Permita que seus braços se estenderem completamente para que seus músculos flexores do ombro e cotovelo fiquem totalmente esticados, criando uma sensação de alongamento apertado em sua coluna, enquanto você permite à gravidade alongar lentamente sua coluna vertebral e músculos das costas. Mantenha a posição por alguns segundos ou minutos, no limite que você aguentar, antes de permitir que seus pés voltem ao chão. Este alongamento pode ser particularmente eficaz para as pessoas com má postura.

  • Posição de Yoga: Sasangasana

A pose do coelho, chamada Sasangasana em sânscrito, é uma postura da Yoga particularmente eficaz posar para o alongamento da coluna e pode ser realizada até pelos mais novatos na prática. Essa postura pode aliviar a tensão no pescoço e ombros, além de criar uma extensão máxima da coluna vertebral. Comece essa postura ajoelhado em um tapete ou no chão, com os joelhos lado a lado e as costas eretas. Permita que o seu bumbum descanse um pouco acima seus pés, enquanto você agarra cada calcanhar com a sua mão correspondente. Cole seu queixo no peito e, lentamente role para a frente de modo que sua coluna forma um arco enquanto sua cabeça lentamente abaixa e toca seus joelhos. Alongue a coluna para cima, esticando tudo ao máximo que puder ainda suportado pelas suas coxas. Encoste e pressione a testa em seus joelhos, puxando seus calcanhares. Mantenha a posição entre 30 e 90 segundos.

Usando a Yoga para aumentar sua altura

Essa posição da Yoga, além de muitas outras, ajudarão a destravar sua coluna e te “esticar” por alguns centímetros. (Foto: www.bikramyogavancouver.com)

Hormônio do Crescimento Humano e Testosterona

Sua glândula pituitária produz e segrega a hormônios de crescimento. Este hormônio estimula o fígado e outros tecidos para liberar substâncias que, posteriormente, estimulam a produção de cartilagem. Seu corpo necessita de células de cartilagem para o crescimento do osso que suporta a maior altura. exposição excessiva ao hormônio do crescimento pode causar gigantismo, uma doença rara que começa na infância ou adolescência. Níveis altos de hormônios de crescimento em adultos pode resultar numa doença conhecida como acromegalia, que pode ser causada por tumores benignos na glândula pituitária.

A deficiência de testosterona em adolescentes pode prejudicar o crescimento. Um tratamento com testosterona pode estimular o crescimento em altura, e doses baixas de testosterona podem estimular o aumento de altura em adolescentes do sexo masculino com o crescimento e desenvolvimento mais lento.

Estes dois tratamentos só podem e devem ser utilizados com recomendação e orientação médica, analisando caso por caso. Não acredite em “amigos” que tomam anabolizantes e testosterona e estão crescendo. Os efeitos desses hormônios no curto prazo são visíveis, mas no médio e longo prazo, os malefícios causados por estes hormônios superam quaisquer benefícios.

Quais exercícios você pratica para crescer? Faz um fortalecimento e acompanhamento médico legal? Teve que fazer algum tratamento especial para o crescimento? Qual?

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