A dieta cetogênica criada pelo médico americano Dr. Robert Atkins é uma dieta que visa a perda de gordura junto à manutenção da massa magra. Este resultado é um diferencial da maioria das dietas, que na busca pela perda de gordura, acabam também levando à perda dos músculos, deixando o corpo magro e, entretanto, fraco. A dieta cetogência elimina a gordura mas mantém a massa magra, os músculos. Vejamos como isso acontece.

Os estudos do Dr. Atkins alegam que a causa da obesidade não está no consumo de gordura, mas no consumo de carboidratos, sobretudo os refinados. Isso envolve alimentos que contenham farinha branca e açúcares, como pães, bolos, massas, biscoitos, sorvetes, arroz branco, dentre outros. Todos estes alimentos são cortados da dieta cetogência, podendo-se manter as proteínas, gorduras e fibras na alimentação, na quantidade em que se desejar. Dentre estes alimentos que podem ser mantidos estão as carnes, queijos, ovos, laticínios, legumes, castanhas, peixes, frango, azeite, presuntos, patês, etc.

Alimentos da dieta cetogência

A dieta cetogênica é segura?

A lógica da dieta e o seu efeito sobre o organismo é o seguinte: Nosso corpo utiliza dos carboidratos como a primeira fonte de energia. Com o corte do carboidrato acontece o que a biologia chama de “cetose“, a eleição da gordura como fonte primária de energia. Assim o corpo passa a queimar a gordura, responsável pelo excesso de peso. Mas para que o corpo possa queimar a gordura é preciso abastecê-lo de gordura, não basta somente a que está armazenada no corpo. Se você não consumir gordura o corpo irá preservar o seu estoque. A lógica é: quanto mais gordura eu receber, mais gordura eu vou queimar! – diria o corpo.

Os primeiros dias do corte de carboidratos podem gerar uma forte sensação de fraqueza e mal estar, o que logo passará a partir do terceiro dia. É preciso esclarecer que a dieta cetogênica é cíclica, ou seja, não pode ser contínua e levada a cabo sem interrupções. Para que o corpo não perca seu estoque de glicogênio, é necessário a ingestão mínima de carboidratos após um período de 5 dias de corte total até entrar na cetose. O cronograma é como se segue:

  1. São 3 dias de corte total de carboidratos e liberação de proteínas, fibras e gorduras.
  2. Após os 3 dias, no quarto e quinto dia pode-se comer de 20 a 40 g de carboidratos por dia.
  3. No sexto e sétimo dia pode-se comer proteínas, fibras, muito carboidrato e pouca gordura. Este carboidrato deve ser de qualidade, como o arroz integral, massas integrais e frutas. Os alimentos de farinha branca e açúcares refinados devem permanecer cortados.

Este cronograma faz com que o corpo realize a cetose e após este período mantenha o mínimo de carboidrato necessário para se realizar exercícios físicos. Você basicamente corta os carboidratos nos dias de semana e os consome nos finais de semana, justamente para manter o estoque mínimo para os exercícios durante os próximos 5 dias.

Existem argumentos pŕos e contras a dieta cetogênica. As opiniões a seu favor comprovam a sua segurança e sua eficácia. A curto prazo os fatores de risco de diabetes e doenças cardíacas tendem a reduzir. As opiniões contrárias à dieta dizem que o consumo de colesterol e gordura saturada eleva a probabilidade de doenças cardíacas. Há ainda a hipótese de sobrecarga dos rins e de mudança na acidez do sangue, o que poderia acarretar perda óssea.

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6 comentários para “Dieta cetogênica: cardápio”

  1. Fernando Bueno

    Muito legal a matéria, gostaria de receber informações no e-mail
    Sobre dieta e saúde.

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  2. Glaucia

    Quero receber dicas e alimentos permitidos e alimentos proibidos desta dieta.
    Obrigada!

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  3. Suzane Santos

    Olá… Tudo bem? Então já li muito a respeito dessa dieta, do cardapio e fiquei com dúvida sobre a fritura… Ovos e bacon, peixe são liberados… Mais eles podem ser feitos de que forma só cozido ou assado… Grelhado ou pode fritar tmb?

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    • Equipe Beleza Masculina

      Grelhado. Fritura deve ser evitada em qualquer dieta.

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  4. Christiane

    Tenho muitas dúvidas sobre essa dieta estou no 9 dia de manhã como 1 ovo e queijo mussarela, almoço salada verde, brocolis refogado e peixe ou frango cozido, um bife,, a tarde presunto e queijo ou salame a noite linguiça frita ou um ovo com Bacon, durante o dia todo água e chá de hibisco não comi nada de fruta ou creme de ou leito não estou vendo resultado o que estou fazendo de errado?

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    • Equipe Beleza Masculina

      Christiane, você já conversou com uma nutricionista? É O primeiro passo para qualquer dieta.

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