As batatas doces são uma comida típica de quem pratica musculação e são comuns em dietas em revistas de fisiculturismo e revistas fitness. Os carboidratos, como bem sabemos, são um macronutriente extremamente importante na musculação e batatas doces fornecem uma abundância desse nutriente para dar energia, juntamente com muitos outros benefícios para a saúde. Elas também são saborosos, versáteis e fáceis de preparar, tornando-as uma comida ideal para sua musculação. Agora, é importante também saber como usar esses alimentos, ou seja, se antes ou depois de um treino, em qual quantidade, e se realmente, a batata doce é o único alimento que pode trazer tantos benefícios para sua musculação.

Carboidratos e a batata doce na musculação

Os carboidratos fornecem-lhe energia para seus exercícios de musculação e ajudam na recuperação dessa energia depois. Os atletas devem consumir pelo menos 50 por cento de suas calorias a partir de carboidratos. Isso equivale entre 3 e 6 gramas de carboidrato por quilo de peso corporal. Isso são 240 a 480 gramas de carboidratos por dia para um indivíduo de 80 quilos, podendo ser muito mais, dependendo do seu biotipo, seu metabolismo e outros fatores. Uma batata doce carrega 24 gramas de carboidratos, o que é já 10% de uma quantidade mínima para uma pessoa com 80 quilos.

Batata doce para exercícios físicos

A batata doce é um alimento muito usado por quem pratica exercícios físicos, principalmente por ser rica em carboidratos e de fácil digestão. (Foto: breakingmuscle.com)

Nutrientes da batata doce

A fibra é especialmente útil para quem pratica exercícios físicos. As dietas ricas em fibra reduzem a fome, o que ajuda com a perda de gordura corporal e limita o ganho de gordura na construção de massa muscular. Tendo isso em mente, uma batata-doce tem uma média de 4 gramas de fibra, o que corresponde a 15 por cento de sua ingestão diária recomendada, além de toda a dose recomendada de ingestão de vitamina A e 35 por cento de sua necessidade de vitamina C.

Batata doce para comer antes ou depois do treino?

Os momentos mais importantes para comer carboidratos são imediatamente antes e imediatamente depois de suas sessões de musculação. Você precisa de carboidratos antes de um treino para fornecer energia e encher suas reservas de glicogênio muscular, bem como depois para repor essas reservas empobrecidas e ajudar no processo de recuperação. A batata doce tem uma índice glicêmico de 70 e uma carga glicêmica de 22, o que significa que ela é digerida rapidamente, tornando-se um alimento perfeito no pré e pós treino, para ganho de energia.

Só que você não pode comer batata doce todos os dias

A variedade é muito importante especialmente quando se segue uma dieta de musculação. Comer todos os dias os mesmos mesmos alimentos pode se tornar tedioso e fazer você se sentir desanimado sobre uma dieta para a musculação.

Alterne entre as fontes de carboidratos regulares, como aveia, pão integral e arroz integral com a batata doce para tornar sua dieta ainda mais interessante. Você pode fazer puré de batata doce em vez de purê de batatas regulares, grelhar as batatas doce em um churrasco ou fazer uma batata frita (com pouco óleo) de batata doce. Deixe sua criatividade falar por você, e alternar uma dieta para ficar cada vez mais próximo de uma saúde melhor.

Você usa a batata doce na sua dieta de exercícios físicos? O que acha dela? Faz muita diferença?

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