7 dicas para uma vida minimalista
O minimalismo é a arte de viver bem com o mínimo possível, mas sem perder o estilo e sua personalidade. Seja você é um iniciante ou que esteja algum lugar da sua jornada para simplificar sua vida e se tornar um minimalista, aproveite esses pequenos passos que vão te ajudar a ter uma vida minimalista e com muito mais qualidade de vida.
Anotar tudo faz parte de aprender como ser minimalista
Faça uma lista de todos os motivos pelos quais você deseja viver de forma mais simples. Se você está cansado de cobradores de dívidas, anote isso. Louco que você nunca tem tempo com seus filhos? Anote. Estressado para dormir à noite? Coloque no papel. Quer ser o seu próprio chefe? Sim, escreva isso também. Estes são os seus por quês e eles fornecem uma grande alavancagem quando você acha que é muito difícil continuar. O seu por quê o ajudará a lembrar o que realmente importa.
Leia também
A vida minimalista não tem duplicatas
Caminhe pela sua casa com uma caixa e preencha-a com duplicatas. Se você tem dois copos de medição na cozinha, coloque um na caixa. Cópias do mesmo livro ou DVD? Coloque um na caixa. Dois tapetes iguais? Você só precisa de um. Depois de preencher a caixa, rotule “Duplicatas” e colocá-lo fora da vista por 30 dias. Se você não precisar de nada ou não se lembra do que estava na caixa, doe ou venda.
O minimalismo se livrando da desordem
Esta área pode ser uma mesa de cozinha, sua mesa de cabeceira, uma bancada ou uma gaveta na sua cozinha. Use essa zona livre de desordem como inspiração para viver com menos. Se você gosta desse ambiente limpo, expanda a zona um pouco a cada dia. Uma bancada sem desorganização pode se tornar uma sala livre de problemas e uma sala livre de desordem pode se tornar a casa limpa que você sempre sonhou.
Viaje de forma mais leve
A viagem sempre renova o amor pelo minimalismo. Da próxima vez que você fizer uma viagem, prepare apenas metade da mochila. Se você for viajar por 4 dias, prepare a mochila para 2 dias. Você pode lavar e pendurar roupas se precisar ou usar as mesmas coisas duas vezes. Veja como se sente transportar menos bagagem. Isso vai te ajudar no incentivo a uma vida minimalista.
Vista-se com menos
Você realmente não precisa ficar comprando roupas novas todos os meses. Você pode muito bem dar um novo propósito às suas peças e acessórios diversificando as combinações que você faz. É possível até ir em uma costureira para personalizar suas roupa ou consertar aquelas que você mais gosta para poder usá-las por mais tempo.
Coma com mais saúde para ser mais minimalista
Quando você pensa em quanto tempo você gasta pensando sobre o que você vai comer para o almoço, fazer para sua família jantar ou o que você precisa para pegar no supermercado, é claro que isso acaba complicando uma vida minimalista. Tente comer o mesmo café da manhã e almoço toda a semana e tenha 2 ou 3 opções de jantar que mudem ao longo da semana. Se a sua família se queixar, informe-os de que é uma experiência e depois fale sobre isso no final da semana. Tente comer mais saudável, de 3 em 3 horas, e com alimentos variados. Isso pode ajudar na adaptação e no convencimento da sua família de que o minimalismo é necessário.
Crie metas de economia financeira
Um fundo de emergência simplifica tudo. Tente economizar o quanto você puder todos os meses. Reserve dinheiro todos os dias ou todas as semanas até chegar a um valor pré-estabelecido. Envolva toda a família nisso, convencendo-os de que eles devem se desfazer do desnecessário e até fazer um dinheiro vendendo o que eles tem em excesso.
Experimente estes passos um por vez e continue a dar pequenos passos e se inclinar para a vida que você deseja. Mesmo que demore muito tempo para chegar onde você acha que quer estar com o minimalismo, os benefícios começam imediatamente.
A beleza de ser um iniciante minimalista é que você pode ser curioso e ousado. Você pode pedir ajuda, voltar atrás se você não se adaptar e continuar tentando.
Como vocês se tornaram minimalistas? Que dicas dariam para quem quer ter uma vida minimalista?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Cozinhar tem a ver com masculinidade?
Como combinar roupas de forma criativa e continuar na moda?
Muito cansado após o trabalho? Como arrumar tempo para malhar?
Coisas para fazer na academia! Primeiro dia ou iniciante!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.