Como ser mais calmo, tranquilo e equilibrado?

Em Comportamento por André M. Coelho

O que significa ser equilibrado e calmo? Para muitos, isso significa que você tem um controle sobre os vários elementos em sua vida e não sente que seu coração ou mente estão sendo puxados muito para certas direções. Frequentemente, você se sente calmo, tem a mente clara e motivada a resolver todos os problemas. Mas como se tornar essa pessoa mais centrada?

Como ser calmo e paciente?

Os elementos da vida que requerem maior equilíbrio podem ser divididos em duas categorias: internos e externos. Muitas vezes, as pessoas se concentram em um mais do que no outro.

Leia também

Por exemplo, você pode achar que você se concentra em coisas externas, como trabalho, relacionamentos e atividades, e que você presta muito pouca atenção ao que está acontecendo dentro de seu coração e mente. Por outro lado, você pode achar que você gasta tanto tempo refletindo sobre si mesmo que às vezes você perde várias experiências e oportunidades no seu dia a dia.

Muitas pessoas podem ficar bastante equilibradas entre os dois, mas podem querer equilibrar alguns elementos específicos dentro de cada categoria. Vamos entender, primeiro, quais são os elementos que formam as categorias internas e externas para atingir o equilíbrio.

Como você pode ver, ambas elementos são realmente positivos. Mas se qualquer um dos lados é levado a um extremo, algo que se destina a ser positivo pode acabar sendo prejudicial. E aprender como você pode equilibrar cada um desses elementos é que vai diferenciar as pessoas calmas e controladas das pessoas descontroladas.

Como ser uma pessoa calma e equilibrada

Atingir o equilíbrio para ser uma pessoa mais calma depende de conhecer bem os elementos que contribuem para te manter calmo e trabalhar esses elementos rumo a um maior balanço. (Foto: UnDepress)

Como ser uma pessoa calma e fria: reconheça seu estado atual

Tome algum tempo para realmente olhar para sua vida, seu estado de espírito, e como você está se sentindo. Seja honesto consigo mesmo e observe as áreas da sua vida que você tem negligenciado. Liste tudo que você encontrar fora do lugar, e use esse conhecimento para buscar um equilíbrio.

Pessoa calma demais sabe examinar o que está fora do equilíbrio

Observe se você está se inclinando mais para um foco interno ou externo, ou se há áreas dentro de cada categoria que você gostaria de ser mais equilibrado. Olhe para o esboço para ajudá-lo a decidir de que maneiras você vai procurar equilibrar sua vida. Faça uma lista de metas para cada um dos pontos que você quer balancear e parta para o planejamento.

Como ser uma pessoa equilibrada emocionalmente: planejamento

Faça uma lista de tarefas diárias, semanais e mensais que você precisará fazer para alcançar cada uma dessas metas. O que você já tentou no passado? Funcionou? Se não, o que você pode fazer de forma diferente? Qual foi a coisa mais importante que você realizou no passado? Como você ficou concentrado para este objetivo? Como você lidou com seus medos, dúvidas, ansiedades, preocupações e conversas negativas? Como é a sensação de saber que você conseguiu o objetivo, mesmo não estando equilibrado? Essas perguntas vão te orientar para conhecer como seu planejamento funciona melhor, rumo a um equilíbrio emocional que realmente funciona para você. Faça das suas descobertas um norte para criar um planejamento de vida que funciona para lidar com as mais diversas situações.

Como ficar mais calma e menos ansiosa: preparação

O que é que te impede de realizar alguns planos? Medos, preocupações, dúvidas, ansiedade, baixa auto estima? Você pode especificar as coisas que te atrapalham a se acalmar, ou que te impedem de acabar com a ansiedade. Mas você não vai conseguir nada se for cruel consigo mesmo. Seja gentil, com palavras calmas. Use as listas que você já tem para conseguir se preparar melhor para as diversas situações. Por exemplo, se você sabe que situação X ou Y te deixam ansioso, prepare-se melhor para elas. Se essas mesmas situações te deixam estressado, veja quais procedimentos ou comportamentos te ajudam a ficar mais calmo antes de ter que lidar com elas. A questão aqui é prevenir-se contra o que pode atrapalhar seu equilíbrio, se preparando para diferentes cenários e moldando-se para ser uma pessoa muito mais balanceada.

Mantenha a motivação para a calma e o equilíbrio

Existe uma pessoa ou uma tática para te ajudar a se manter motivado e focado durante os tempos difíceis? Conecte-se com estas pessoas e compartilhe seu processo com alguém. Encontre alguém que possa ajudá-lo a desafiar seus demônios internos e comemorar suas pequenas realizações.

Assim como a realização de qualquer objetivo na vida, é preciso tempo e esforço para superar seus padrões habituais e criar novos. Se você deve permanecer no caminho certo com este processo detalhado e intencional por três meses inteiros, há então uma possibilidade boa de que você criará hábitos novos para apreciar uma vida mais equilibrada. Não tenha vergonha também de contar com o apoio profissional para te auxiliar rumo a uma vida melhor. Toda a ajuda é bem vinda!

Como você faz para se manter mais calmo e equilibrado? Que estratégias ou técnicas funcionam melhor para você?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário