Como controlar gastos? Controle suas finanças pessoais!

Em Comportamento por André M. Coelho

Você está em dívida? Você está sempre lutando para economizar dinheiro para realizar seus sonhos? Bem, você não está sozinho, muitas pessoas em todo o mundo estão enfrentando os mesmos problemas agora. Por mais que elas tentem, raramente conseguem se esforçar o suficiente para manter as contas em dia. O que é curioso é que mesmo quando essas pessoas passam a receber mais dinheiro, elas rapidamente retornam à mesma situação de endividamento. Por que isso acontece? O problema não é quanto dinheiro você tem, são seus hábitos de gastos. É fácil pensar que você irá resolver seus problemas ganhando mais dinheiro, mas a verdade é que você precisa aprender a como controlar os gastos e economizar.

Leia também

Como? Nós vamos te ajudar com passos simples.

Dicas para controlar as finanças pessoais: pergunte-se por quê

Você sempre deve avaliar suas compras, mas é ainda mais importante fazê-lo quando você está prestes a comprar algo. O impulso pode fazer-nos fazer coisas das quais vai se arrepender depois, pois você não pensará nas consequências de suas compras,

Quando você se pergunta por que você está comprando algo ou gastando dinheiro, você deve estar imediatamente refletindo sobre isso.”Por que estou comprando um novo (inserir item / experiência)?” é o que você deve se perguntar. Na maioria das vezes, você não encontrará um motivo digno para esta pergunta.

Por que você está comprando um novo smartphone? Há algo de errado com o que você tem agora? Por que você está comprando um novo jeans? Os antigos estão estragados ou você está preocupado com o que os outros poderiam pensar se você repetir uma roupa? Por que você está saindo pra balada com as contas no vermelho?

O ponto é que uma vez que você entendeu o motivo subjacente para seus hábitos de gastos, você verá que nada mudará comprando algo. Existem outras maneiras de “resolver” seus problemas sem estragar sua vida financeira.

Dicas para controlar gastos

Controlar os gastos é necessário para se ter uma vida financeira tranquila e um futuro muito mais promissor com mais dinheiro no bolso. (Foto: ABC News)

Como administrar suas finanças: orçamento

Se você tem um orçamento diário ou semanal, usa apps ou um caderninho de anotações não importa, desde que você tenha um orçamento. Idealmente, você nunca deve gastar fora do seu orçamento planejado, mas se você fizer isso não é um problema pois é um dos motivos de se ter um orçamento planejado. Quando você tem um orçamento, você é forçado a pensar sobre cada compra que você faz. Então não é uma questão de escolher, pagar e sair. É uma decisão muito mais pensada que vai afetar outras coisas na sua vida.

É ainda melhor amarrar esse orçamento para algo que seja significativo para você. Pode ser uma longa viagem para um lugar exótico, trocar o carro velho ou reduzir sua dívida que está cada vez maior. Quando você começa a olhar para a imagem mais ampla, você irá parar com suas compras sem sentido afim de se manter dentro do orçamento e alcançar seus objetivos.

Como controlar os gastos e economizar: não gaste dinheiro que não seja seu

Quantas pessoas você conhece e que tem enormes dívidas de cartão de crédito? Ou quantas pessoas que você conhece que pedem um empréstimo bancário assim que terminam de pagar o último? É difícil dizer “não” ao dinheiro que está prontamente disponível, mas é um erro acreditar que o dinheiro é seu.

O crédito é ótimo se ele é usado com um propósito e um plano bem definido como iniciar um negócio, por exemplo. É também uma almofada para recuar no caso de uma emergência inesperada. No entanto, se você não está em extrema necessidade, você nunca deve usar cartões de crédito e seu crédito frivolamente, ou você acaba pagando as pesadas consequências.

Então, se você está chegando ao final da semana ou mês e você sente que não pode ter dinheiro suficiente para pagar o aluguel, é aconselhável comprar uma nova camisa no seu cartão de crédito? Você não deveria esperar até que você tenha o dinheiro para pagar? O conceito é simples: se você não tiver o dinheiro, não gaste. Quanto mais você se endividar, mais difícil é sair da dívida. E quando você somar todo o dinheiro que você está pagando durante todo o ano, você verá rapidamente o problema que você tem piorado cada vez mais.

Como controlar gastos e sair do vermelho: tenha vontade de mudar

Uma das principais razões pelas quais as pessoas continuam com seus problemas financeiros é porque eles não querem mudar seu estilo de vida. Você sabe que uma das piores coisas é tomar a mesma atitude repetidamente e esperar resultados diferentes.

Quantas vezes você come fora por mês? Quantas vezes você Pede comida em casa? Você sabe quanto dinheiro você poderia economizar cozinhando em casa? E antes de dizer que não sabe cozinhar, lembre-se de que, com a prática, você pode alcançar quase tudo. Você dirige para o trabalho? Você precisa mesmo disso? Você já considerou a venda de seu carro e ir de bicicleta ou a pé para o trabalho? Com serviços de transporte cada vez mais populares, você sempre terá um carro disponível para você.

As pessoas sempre temem uma mudança de estilo de vida; Parece que não é apenas uma questão de conforto, mas também está relacionado ao orgulho. Uma pessoa pode escolher endividar-se e ir para a academia com os amigos, em vez de se exercitar em casa e parecer que não tem dinheiro.

No final do dia, só você pode conhecer os problemas que você tem. Se você acha que seus hábitos de consumo não estão realmente afetando sua vida, suponho que não há muito para se preocupar. No entanto, se chegar a um ponto em que se você não agir as coisas podem começar a desmoronar, então você deve levar o problema mais a sério.

Você tem problemas para gerenciar seu dinheiro? Você encontrou uma solução? Compartilhe nos comentários abaixo sua experiência e vivência!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário