Agora que você passou da parte mais difícil, saindo de casa para ir para a academia, não desanime. Tenha em mente que todas as pessoas que passaram por um primeiro dia de academia só estão hoje em um condicionamento melhor porque aprenderam o que fazer e como aproveitar o tempo de academia da melhor forma possível.

Entrar no estado de espírito certo é importante antes de começar. E isso tem pouco a ver com roupas de treinamento da moda ou acessórios. É sobre se comprometer com um futuro mais saudável. Você vai chegar lá dando muito suor, trabalhando cada parte do seu corpo e se sentindo como se tivesse sido atropelado por um caminhão no dia seguinte. Mas sabendo o que fazer nos seus primeiros dias, você pode tornar a experiência mais prazerosa e conseguir ter mais sucesso em continuar a academia.

Treino de academia para iniciantes: não tente perder vários quilos no primeiro dia

Um erro comum que as pessoas cometem é sobrecarregar seus corpos no primeiro dia de academia. Leva tempo para chegar ao ponto onde você sente que começou a perder peso. Assim, levará tempo para começar a ter resultados.

Faça um pouco a mais a cada dia, mas não gaste quatro horas na academia. Caso contrário, sofrer uma lesão é quase que uma garantida. Isso só vai levá-lo de volta para seu sofá por algumas semanas. Você vai entrar no modo de overtraining, o que levará a uma redução no desempenho e aumento no risco de lesões. Seus músculos não estão preparados para os exercícios ainda, então você deve condicioná-los gradualmente. Comece com 3 a 4 exercícios e siga em frente a partir daí. Você vai dar o seu corpo tempo para se recuperar, evitar dores, e se prepare para a próxima sessão de exercícios.

O que fazer na academia no primeiro dia

O primeiro dia de academia é complicado, mas sabendo o que fazer você vai ter muito mais chances de ter sucesso na sua empreitada por uma boa saúde. (Foto: www.picshag.com)

Academia para iniciantes magros ou com excesso de peso: tenha objetivos claros para o dia

Ter objetivos claros para o primeiro dia é uma das melhores formas para se manter firme e consistente. Estabeleça um limite, como 10 minutos em cada sequência, e vá aumentando esses limites gradualmente.

Primeiro dia de academia: o que levar?

Traga um cadeado para poder usar no armário e colocar seus objetivos pessoais, preferencialmente um cadeado com senha. Coloque a sua mochila e itens pessoais no armário. Andar por aí com sua jaqueta e bolsa não é uma boa ideia e em algumas academias podem nem sequer permitir que você fique com sua mochila perto enquanto você malha. É uma boa ideia trazer uma toalha para limpar o suor do rosto depois que terminar com os exercícios. Você também pode colocar perto de você, perto dos equipamentos que você estiver usando, e você vai usar a toalha para evitar o suor de outras pessoas (e micróbios) em você, limpando aonde for sentar para o exercício.

Você vai ter sede quando você se exercitar. É necessário substituir toda a água que você está perdendo na forma de suor. Leve uma garrafa para água, para beber e não ter que ficar indo até o bebedouro.

Muitas pessoas ouve, música enquanto se exercitam. Isso pode não ser ideal para você, mas traga um smartphone ou tocador de MP3 para os exercícios.

Faça o aquecimento independente se você for mulher ou homem

Nem pense em fazer um treinamento sem aquecimento antes. Você precisa fazer o seu sangue fluir e relaxar os músculos para que eles não tenham problemas de distensão quando você for treinar. Alongamento dinâmico é um dos tipos de aquecimentos perfeitos. Inclui círculos de ombro, balanços de braços, inclinações laterais, balanços de perna, e agachamentos. Depois disso, faça algum aquecimento aeróbico, como corrida, bicicleta, etc.

Faça um treinamento de força para iniciantes

Você pode sentir que você pode fazer mais no seu primeiro dia, mas não vá além dos limites do seu corpo. Um bom treino de resistência para iniciantes é simples. Aqueça-se por cerca de 15 minutos, use pesos mais leves para que você possa se concentrar em sua postura e técnica.

Comece com dois conjuntos em uma leg press. Em seguida, passe para o algum exercício de trabalho de força nas canelas e panturrilhas, e faça mais dois conjuntos de 10 vezes cada. Muitos instrutores recomendam a máquina de remada porque você move todo o seu corpo ao mesmo tempo. Faça por cerca de 10 minutos.

Parta então para o treino parte superior do corpo. Pegue uma bola de Pilates e use-a para 30 exercícios de bíceps. Em seguida, vá para a máquina de tríceps e faça mais 30. É ok fazer menos repetições no começo. Só certifique-se de trabalhar os músculos opostos igualmente.

Faça duas séries de 15 agachamentos com as costas na parede, com uma bola entre você e a parede. Termine o exercício com 10 minutos de exercício aeróbico de sua escolha.

Tente todos os exercícios para encontrar o que funciona melhor para você

A palavra chave aqui é tentar. Não importa o que você faz, seu corpo vai estar em choque. Você está colocando-o em um grande estresse físico. Você deve realmente tirar o máximo de proveito dos seus primeiros dias de exercícios, testando o máximo possível de combinações e tipos de exercícios que puder. Cada sessão deve incluir pelo menos três exercícios para cada grupo muscular. Felizmente, você tem vários para escolher. Não faça duas sessões consecutivas iguais. Teste o seu corpo e ver quais exercícios são adequados para você, e que proporcionam os melhores resultados.

Faça anotações sobre seus exercícios

Números não mentem. Meça seu progresso. Não basta pisar em uma balança: você precisa tomar suas medidas de cintura, coxas, bíceps, barriga, bem como fazer as medidas de gordura. Você precisa acompanhar se estar perdendo gordura e ganhando músculos, o que significa que você está entrando em forma mesmo que você continue com o mesmo peso.

Anote todos os exercícios, séries e repetições que você faz. Desta forma, você também vai saber o que não deve repetir na próxima vez, o que irá manter todas as sessões de academia muito mais interessante.

Lembre-se do tempo de recuperação dos exercícios

Você sobrevivendo ao seu primeiro treino de academia, é necessário se reabastecer corretamente. Você tem que comer em até 30 minutos depois de um treino. Muitos nutricionistas dizem que o perfeito lanche pós-treino é uma barra de cereais ou de chocolate. Você precisa de algumas proteínas também, para reparar os pequenos “rasgos” em seus músculos após uma sessão de levantamento de peso. Não opte por alimentos gordurosos, porque eles retardam o processo de digestão. Você precisa dos nutrientes saudáveis para atingir rapidamente os seus músculos.

O que você fez no seu primeiro dia de academia? O que recomenda para alguém fazer no primeiro dia de academia?

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