Como comer menos? 10 Dicas específicas para homens!

Em Alimentação saudável por André M. Coelho

Geralmente nós comemos mais do que deveria, porque não pensamos bem quando o fazemos. Mas você pode usar alguns princípios para influenciar sutilmente o seu comportamento e sem pensar demais, passar a comer menos. Com o tempo, essa diferença de calorias pode ajudá-lo a queda de peso. É lento, mas constante. E o melhor de tudo, é indolor.

Principalmente quando falamos de homens, a disciplina para comer menos é algo muito difícil de atingir. Mas seguindo nossas 10 dicas, ficará mais fácil comer menos e assim, conquistar aquele corpo que você tanto sonha.

Leia também

Use pratos menores

Um prato cheio envia o sinal de que você está comendo uma refeição completa e um prato parcialmente cheio parece uma refeição acanhada, independentemente da quantidade real de alimentos. Usar pratos menores e enchê-los é uma forma comprovada de comer menos sem perceber.

Sirva-se com 20% menos

Você pode comer de 80% dos alimentos que você come normalmente e provavelmente não nota, desde que ninguém aponte isso para você. E nós sabemos como homens exageram, principalmente em churrascos e self-services. Você também pode comer 20% a mais, não é uma má ideia se você está pegando muitos legumes. Se você tem os pratos menores mencionado acima, servindo-se um pouco menos deve ser bem satisfatório.

Use copos mais altos

Assim como menos comida parece mais comida em um prato menor, a altura faz as coisas parecerem maiores do que a largura, mesmo quando os volumes são os mesmos. Você pode reduzir suas calorias líquidas, escolhendo copos mais altos ao invés de mais curtos, mais gordos. Isso também vale para a cervejinha do final de semana, mas nada adiantará se você aumentar a quantidade ingerida, não é?

Nutricionista para comer menos

Uma dieta balanceada, feita por um nutricionista, é a melhor forma de comer menos, acredite você ou não. Portanto, consulte com um nutricionista já! (Foto: blog.friendseat.com)

Coma proteína no café da manhã

As pessoas gostam de exagerar no papel do café da manhã como uma milagrosa forma de emagrecimento. Mas apenas cafés ricos em proteínas têm sido comprovados para suprimir o apetite e reduzir a subseqüente vontade de comer durante todo o dia. Ignore massas em excesso e coma um ovo cozido ou carnes leves, como peito de peru ou proteínas animais provenientes do queijo branco, como o queijo cottage.

Coma três refeições por dia

Aposto que você pensou que comer várias pequenas refeições era melhor do que comer três as maiores ao longo do dia, mas os dados nos dizem o contrário. Apesar de pular refeições pode fazer controlar o apetite mais difícil, comer mais do que três refeições por dia, não foi mostrado poe ter algum benefício, e pode até ser pior para o controle do apetite. Coma quando você deve e você não deve precisar de alguma comida extra durante o dia. O problema principal para os homens é comer bem: apesar de um bacon ser saboroso, seus nutrientes são quase nulos. Pense em comer com mais qualidade nestas três refeições e dificilmente você sentirá fome.

Mantenha lanches fora da vista ou fora de sua casa

Estudos após estudos têm mostrado que as pessoas comem muito mais quando o alimento é visível ao invés de onde não podem ser vistos, mesmo que saibam que estão lá. A pesquisa também demonstrou que a comida quando é mais difícil de alcançar, mesmo que o esforço extra apenas remover a tampa ou andar até a despensa,  torna menos provável que você coma. O trabalho extra obriga você questionar o valor de sua ação, e isso lhe dá a oportunidade de não tomar uma decisão que você pode se arrepender mais tarde. Para evitar lanches extras, mantenha os alimentos tentadores fora de vista, ou melhor ainda, fora de casa. Por outro lado, mantenha os alimentos saudáveis ​​bem visível e de fácil acesso. Se você precisar de um pacote de energia, nada como uma barrinha de cereal leve durante o dia. Mas que ela fique bem escondida, ok?

Mastigar bem

Homens são apressados para seus afazeres. Se você é um daqueles caras que mastiga o número mínimo de vezes antes de engolir e está sempre co pressa na hora de comer, as chances são de que você está comendo substancialmente mais em cada refeição que seus pares que fazem completamente a mastigação. Coma mais devagar, mastigue cada mordida (contar suas mastigadas pode ajudar a desenvolver o hábito) e veja como você enche mais rápido com menos calorias.

Comer menos e com qualidade

Comer menos significa comer o suficiente para manter seu organismo e metabolismo funcionando perfeitamente, e não comer pouco para morrer de fome. (Foto: www.davidgregory.org)

Não coma de dentro do pacote

Seu estômago não pode contar. Quando você não pode ver o quanto você está comendo você é mais do que um pouco propensos a perder o controle e consumir mais a quantidade que você comeria se você tomou o tempo para servir a si mesmo uma porção adequada. Use um prato ou uma tigela, ou até mesmo um guardanapo, apenas certifique-se de obter um bom visual de tudo o que você vai comer antes de dar a sua primeira mordida. Isso é bem válido principalmente para aqueles jogos de futebol com os amigos.

Não coma em frente à TV

Para a grande maioria de nós, comer distraído é demais. Ficar na frente da TV com o seu prato para uma maratona de seu seriado favorito provavelmente não é a melhor ideia. Não há nenhuma razão que você não pode levar 20 minutos para sentar e ter uma boa refeição antes de desfrutar de seus shows. De novo, lembraremos dos “petiscos” antes, durante e depois do futebol, um dos maiores vilões para os homens que querem emagrecer.

Não preste atenção para as alegações de saúde

Mas espere, não é a comida saudável melhor para você? Em teoria, sim. Mas alimentos verdadeiramente saudáveis, como vegetais, frutas um outros alimentos não transformados, raramente têm rótulos em tudo. Alimentos com alegações sobre benefícios para a saúde tendem a ser lixo processado reembalado como melhor para você do que as alternativas naturais.

Pior ainda, as pessoas subestimam drasticamente as calorias em alimentos com alegações de saúde visíveis na embalagem. As pessoas também tendem a comer mais alimentos em geral, como resultado deste erro de cálculo. Para a saúde de verdade, atenha-se aos alimentos humildes, naturais e sem rótulos.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário