Anabolizantes – Perigos e efeitos colaterais
O fato de que os anabolizantes (chamados também de esteroides anabolizantes) utilizados por atletas e fisiculturistas causa mal à saúde já é conhecido por todos. Entretanto, poucas pessoas sabem quais são os efeitos colaterais específicos mais perigosos, e os nomes de tais medicamentos. Vamos conhecer quais são, portanto, os males causados pelos anabolizantes, e por que você jamais deve fazer uso destes venenos para o corpo! Em primeiro lugar, convém observar que o culto ao corpo pregado em nossa sociedade é o principal incentivador do uso de anabolizantes. As pessoas pensam que serão aceitas, admiradas e amadas se possuírem um corpo belo e perfeito. O efeito que os homens buscam com os anabolizantes, que segundo eles demonstra força e virilidade, não vale os seus efeitos colaterais, que de fato tem como um dos males o comprometimento da dita “virilidade”.
Leia também
Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir da testosterona, o principal hormônio masculino. Eles podem ser encontrados em forma de cápsulas, comprimidos e injeções. O seu efeito sobre o corpo é principalmente o ganho de força, de massa muscular e resistência. Eles são proibidos em competições esportivas, e se forem descobertos, os atletas são imediatamente desclassificados. Sua periculosidade é o principal motivo de sua proibição, pois ele produz efeitos tais como:
- Aumento nos pelos do corpo e rosto,
- Engrossamento da voz,
- Acne,
- Redução na produção de esperma, levando à infertilidade,
- Impotência sexual,
- Alteração no comportamento e humor, tendendo à agressividade,
- Hipertensão,
- Ataques cardíacos,
- Elevação do colesterol,
- Ginecomastia (os seios passam a se desenvolver),
- Causam dependência.
Não podemos confundir anabolizantes com suplementos para academia, tais como hiper-calóricos, creatina, que apesar de necessitarem de um uso controlado, não são proibidos ou causam efeitos colaterais tão graves quanto os dos anabolizantes. Os anabolizantes são de comercialização proibida, salvo em casos específicos de prescrição médica, como a Oxandrolona. O seu comércio ilícito em academias já virou caso de saúde pública, pois seu uso indiscriminado já fez muitas vítimas fatais. Por que não ficar forte e sarado apenas com exercícios, disciplina e uma dieta programada?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Follidrone: benefícios, efeitos colaterais, e como consumir!
Suplemento de testosterona! O que é e para que serve?
Depilação à laser faz mal? Riscos que ninguém lhe conta!
O que é o metadrol? Quais os efeitos colaterais?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.
Um comentário para: “Anabolizantes – Perigos e efeitos colaterais”
Yasmim Silva
As pessoas acham que corpo é tudo, ela estão enganadas o que importa é a saúde. Louco de quem usa anabolizantes…