A cada dia que passa, os homens que praticam musculação ficam mais antenados em dietas, treinos e, claro, suplementos. E como todo bom esportista sabe, os suplementos ajudam a complementar a alimentação diária com nutrientes específicos para quem pratica esportes. Ora, se você gasta mais energia (e músculos) jogando futebol, por exemplo, é normal que você precise de mais nutrientes que uma pessoa sedentária para repor as energias.

Um dos suplementos alimentares mais procurados é, sem dúvida, a creatina. Homens que praticam musculação e almejam ter um corpo sarado, recorrerem à creatina como forma de obter melhor desempenho em diversos esportes.

E eles estão certos. Uma das principais características da creatina é dar mais energia ao atleta aumentando a atuação e desenvolvimento dos músculos. Mas vale lembrar que a substância já é produzida pelo fígado e pelo pâncreas, portanto não adianta ingerir uma grande quantidade da versão sintética, pois ela será expelida pela na urina e você estará perdendo dinheiro.

E isso vale para a conhecida “fase de saturação”, período inicial de ingestão do suplemento quando é indicado o alto consumo de creatina, de 10g a 20g por dia. Acreditava-se que consumindo tanto assim logo no primeiro contato aconteceria a “ativação” do corpo para o suplemento e, assim, ao atleta teria melhores resultados. Contudo, foi comprovado pela pesquisa da Universidade de St. Francis Xavier, na Nova Escócia, que os atletas excretaram 46% do excesso de creatina ao consumir 0.1 gramas por quilo do corpo.

Suplemento de creatina para malhação

Homens malhando

Encontrada em forma de cápsula ou em pó, a creatina é ingerida por 10 entre 10 fisiculturistas. Usualmente, é recomendado que sejam ingeridos cerca de 3 a 5 gramas de creatina por dia, sendo muitas vezes acompanhado com um carboidrato de alto índice glicêmico, como a Maltodrextina. Mas vale sempre lembrar que a melhor opção é procurar um profissional, como um nutricionista antes de começar a ingerir qualquer suplemento.

Fique atento!

Pode perguntar para qualquer atleta que consome creatina se a boca não fica mais seca durante dia. Isso acontece porque esse suplemento drena grandes quantidades de H20 para dentro das células o que pode causar a sobrecarga do fígado e dons rins. Por isso, beber muito água durante o período que você estiver ingerindo creatina é muito importante, não se esqueça!

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