10 fisiculturistas para motivar sua musculação
Desde a Grécia antiga, o culto ao corpo já tinha seu espaço na sociedade. Hoje, cada vez mais homens se preocupam em cultivar seus músculos, alguns à níveis de perfeição que artistas, como Michelangelo ao esculpir David, podia imaginar ser possível, quando fizeram suas grandes obras de arte em tempos antigos. Tais homens, fisiculturistas, servem como inspiração para todos que querem hoje, com a musculação, conquistar um corpo e condicionamento cada vez mais bonito, rumo ao melhor que podemos mostrar de nosso corpo.
Vejamos então quem são os 10 fisiculturistas que podem inspirar – e muito – a sua musculação.
Leia também
Bodybuilding: Phil Heath
Phil Heath venceu quatro vezes consecutivas o título de Mr. Olympia, uma competição internacional de fisiculturismo. Sua estrutura física quase perfeita mostra grandes deltoides, braços grandes, uma cintura fina, e uma barriga esculpida praticamente à perfeição.
Motivação na academia: Franco Columbu
Franco Columbu tinha uma genética que o beneficiava, em uma época em que suplementos eram difíceis de encontrar e métodos de treinamento eram pouco convencionais para a obtenção de quaisquer tipos de ganhos consideráveis de músculos. Columbu merece um destaque nos ganhos musculares que teve em sua barriga, mesmo com um pequeno porte e de articulações pequenas. Como resultado, foi campeão em dois Mr. Olympia, mesmo depois de uma lesão no joelho durante uma competição de Homem Mais Forte do Mundo em 1977. Isso mostra que mesmo depois de uma grande lesão, é possível voltar com tudo pros treinos!
Musculação: Frank Zane
86 quilos com 1,75 m, ganhando do grande Schwarzenegger na disputa pelo título de Mr. Universo. Sua maior façanha, porém, não foi a vitória sobre um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos.
Zane tinha linhas muito bem equilibradas, ganhando três títulos consecutivos de Mr. Olympia por manter esse equilíbrio. Essa tendência de balancear e trabalhar os músculos do corpo como um todo fez com que outros fisiculturistas fizessem o mesmo, e mudassem a mentalidade de “sorvetão” que muitos tinham na época (e infelizmente, ainda tem).
No pain, no gain: Ronnie Coleman
Ronnie Coleman chocou o mundo musculação depois de vencer seu primeiro título de Mr. Olympia em 1998, e ganhando um total de 8 títulos seguidos. Ronnie sempre foi um bodybuilder completo, com massa, detalhes, e uma musculatura de costas de impressionar qualquer um. Ele podia até perder em barriga, e suas panturrilhas nem eram tão bem definidas, mas suas costas eram incomparáveis.
Kevin Levrone
O fisiculturista mais subestimado de todos os tempos, Kevin Levrone tinha um conjunto muito bem definido de braços e deltoides para combinar com uma barriga absolutamente definida. Como muito dos grandes esportistas do mundo, seu timing não o permitiu ganhar um grande título, apenas garantindo 4 vice Mr. Olympia (o que não é pouca coisa, diga-se por passagem!)
Pumping Iron: Arnold Schwarzenegger
Nenhuma lista de fisiculturistas seria completa sem Arnold. Ele se tornou o rosto do fisiculturismo desde que ganhou seu primeiro Mr. Olympia. A combinação de seu tamanho, músculos, e personalidade, levou-o a se tornar o grande astro do cinema que conhecemos hoje (e até governador da Califórnia).
O que ele teria a ensinar hoje ao fisiculturista? Principalmente a esquecer o formato de sorvete. Olhe as coxas e panturrilhas de Arnold no filme Conan, o Bárbaro, e se inspire a malhar suas pernas no próximo treino.
Lee Haney
Antes de Lee Haney, ou você tinha tamanho ou condicionamento, nunca ambos. Haney foi o primeiro a trazer a combinar os dois elementos em no fisiculturismo. Ele tinha musculosidade inovadora, uma forma de dar inveja. Foram 8 vezes vencendo o título de Mr. Olympia. Seu treinamento e dedicação devem ser inspiração a qualquer um que estiver em uma academia.
Dexter Jackson
Em 2008, após 4 anos terminando no top 4 do Mr. Olympia, Jackson finalmente foi campeão. Seu apelido, “A Navalha”, cai bem para seus cortes drásticos, com músculos muito aparentes. Podemos dizer que ele é um dos atletas mais condicionados no esporte, e um dos maiores exemplos que para conquistar saúde, é necessário muita persistência.
Shawn Ray
Percebeu o quanto estamos falando sobre a filosofia do sorvete? Pois é. Shawn Ray foi um dos caras que levou isso mais a sério, obtendo uma simetria muscular que nenhum dos outros dessa lista conseguiu. Ele não conseguiu ganhar um título de Mr. Olympia, no entanto. Seu ensinamento maior vem sobre a consistência de resultados, pois desde sua entrada na competição para Mr. Olympia, praticamente todos os anos ele ficou entre os 5 primeiros.
Flex Wheeler
Um cara que já mereceu elogios de Schwarzenegger e Ronnie Coleman, dois caras que constantemente recebem títulos de maiores fisiculturistas do mundo. Foram 17 títulos profissionais, nenhum Mr. Olympia. Mas o que ele trouxe para o esporte?
Arnold tinha uma boa definição de músculos. Coleman tinha volume. Flex tinha definição e uma excelente simetria, algo que nem Arnold, nem Ronnie conseguiram em suas carreiras, e um corpo que fez inveja nos dois maiores fisiculturistas de todos os tempos (você leu certo: inveja).
Vai continuar achando que deixar de malhar suas pernas é o jeito certo de malhar? O que está esperando para mudar sua rotina de musculação e se motivar mais ainda?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Musculação para iniciantes – Como começar
5 coisas que os homens devem aprender com a musculação feminina!
Pernas finas? Isso é mesmo ruim?
Como saber qual o seu tipo de corpo?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.