Muitas pessoas têm problemas de sono, e esse tipo de problema compromete muita coisa durante o dia: o humor, a produtividade, a concentração, o ânimo para as atividades e mesmo a alimentação. Enquanto uns sofrem de insônia, outros sofrem de excesso de sono, e ambos os problemas afetam os indivíduos negativamente. Saiba o que fazer para dormir bem e ter uma boa noite de sono. Ter uma noite bem dormida e na medida certa é condição para uma vida feliz! Existe um consenso acerca da necessidade de 8 horas de sono diárias, mas sabe-se que isso varia de indivíduo pra indivíduo. Enquanto uns se satisfazem com 6 horas de sono, outros somente descansam de verdade com 10 horas de sono. Você precisa identificar o seu perfil e prezar pelas horas de sono necessárias para o seu descanso. Sabe-se também que assim como a falta de sono é danosa, o seu excesso também é. Uma noite de sono de mais de 12 horas pode deixar o indivíduo cansado como se não tivesse dormido. Ele pode ficar sonolento e desconcentrado durante todo o dia.

Dicas para dormir bem

Como ter uma boa noite de sono

Saiba mais sobre as condições ideais e as dicas para dormir bem durante a noite:

  • Você deve se alimentar pelo menos 2 horas antes de dormir para que a digestão seja realizada ainda acordado. E ainda assim, preze pela alimentação leve durante a noite, sem gorduras, sem carnes e outros ingredientes pesados de difícil digestão. Uma boa dica são as torradas, o queijo branco, um chazinho (com ingredientes sem cafeína) ou um leite morno, que auxilia o sono.
  • Preze por um colchão confortável, que seja de acordo com seu peso corporal. Troque as roupas de cama 1 vez por semana para que estejam sempre limpas e não provoquem alergia. As alergias que deixam o nariz entupido são uma das responsáveis pelo sono ruim durante a noite.
  • Tome um banho morno e relaxante antes de dormir. Vista pijamas limpos e confortáveis.
  • Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, organizando suas atividades diárias para que durante a noite você se deite no horário estipulado. Isso também ajuda a evitar a insônia, pois o corpo fica programado para sentir sono em um horário específico.
  • Procure uma boa cortina que tampe a luz solar, principalmente se você acorda algumas horas depois que o sol nasceu. A claridade pela manhã pode fazê-lo acordar antes do horário correto e você ficará com sono durante o dia.
  • Dependendo do local onde você mora o silêncio necessário para dormir pode não estar presente. Se você mora perto de bares, avenidas movimentadas ou outro local barulhento, o que você deve fazer é ter paciência e um protetor auricular. Se perceber que algum estabelecimento vizinho está excedendo os limites aceitáveis de barulho, não hesite em ligar para o disk sossego de sua cidade.
  • A apnéia do sono é mais um motivo para noites mal dormidas. Se este é o seu caso, procure um especialista para resolver o problema. O CPAP é uma das maneiras de ter um sono melhor, quem sabe ele não resolverá o seu problema?

 

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