Benefícios do treino de alta intensidade!
Exercício aeróbico regular é um componente necessário de um estilo de vida saudável e é uma ferramenta eficaz em regimes de perda de peso. As pessoas tendem a começar a sua rotina de fitness com entusiasmo, só para ficarem desanimados como eles cansam com a natureza repetitiva de exercícios cardiovasculares e têm dificuldade de encaixá-los em seu dia. O treino de alta intensidade (high intensity interval training) é uma forma de extrair mais treino em menos tempo, combinando rajadas de intensa atividade em seu treino regular. Ao manter os “lentos” intervalos em um ritmo ainda maior, ele se transforma em treinamento de alta intensidade intervalado, e pode ajudá-lo a queimar mais calorias em menos tempo.
Leia também
Tipos
Três tipos. Treinos de intervalos regulares envolvem rajadas de maior intensidade pontuadas por períodos de baixa intensidade de trabalho. Treinamento intervalado de alta intensidade usa rajadas curtas de alta intensidade de trabalho, mas os intervalos são trabalhadas de forma moderada ao invés de leve. Em ambos os métodos, os intervalos de trabalho/descanso são cronometrados precisamente para maximizar a queima de calorias. Fartleks, um método de treinamento sueco, se baseia em vez no nível do esforço percebido do atleta para dizer-lhe quando mudar. Por exemplo, um corredor faria Sprint até que ele não possa mais o sprint, depois correria no seu ritmo normal até que ele recupere sua respiração. Então ele iria correr novamente, e o ciclo continuaria.
Benefícios
Treino de alta intensidade tem muitos benefícios, os quais são apenas aprimorados aumentando a intensidade. Você queima mais calorias porque o seu ritmo cardíaco sobe mais alto e você usa mais energia para completar as rajadas intensas e a comutação entre esforço extremo e esforço moderado ensina o organismo a usar o sistema anaeróbio de forma mais eficiente. Os intervalos de descanso moderados também ensinam seu organismo a metabolizar resíduos musculares de forma mais eficiente, levando a menos dores e cãibras. Por último, mas não menos importante, ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio que você pode confortavelmente bombear, permitindo que você respire mais e obtenha mais oxigênio para os músculos, sem sentir falta de ar. Todos esses benefícios ajudam a ter um melhor desempenho em qualquer exercício que você faz, o que só vai ajudar você a atingir seus objetivos de perda de peso e ganho muscular
Como funciona?
Funciona mudando o corpo entre a atividade aeróbica e anaeróbica. Durante o intervalo moderado, você está trabalhando aerobicamente, com uso de oxigênio para fornecer energia para o corpo. Quando você aumenta drasticamente a intensidade em um curto período de tempo, seu corpo exige mais energia mais rápido do que você pode levar oxigênio suplementar, e seu corpo muda para o modo anaeróbica, queimando carboidratos armazenados como energia em vez. O modo anaeróbio é poderoso, mas não pode durar muito tempo, para que você retorne a um ritmo moderado e de volta para o modo aeróbico. Isto dá a seu corpo uma chance de se recuperar e processar os resíduos metabólicos de seus músculos antes de que seja hora de um outro intervalo intenso.
Recuperação
O único fator que define este treino é o período de recuperação. No intervalo de formação regular, há uma maior diferença entre os intervalos, porque apesar de os intervalos de intensidade possam ser muito pesados, os intervalos de recuperação são muito fáceis. Por exemplo, um corredor pode dar sprint, depois ir a pé, ou até mesmo parar completamente. Em um treino de alta intensidade, você usa a recuperação ativa, o que significa que você se move a um ritmo moderado durante a recuperação. Isso significa que, depois do sprint, você continua a correr no seu ritmo normal até que seja hora da corrida novamente. Isto evita o corpo de recuperar completamente e mantém a taxa cardíaca superior para a duração da sessão, aumentando queima de calorias.
Segurança
É uma experiência intensa, que não deve ser feita mais do que duas vezes por semana, com pelo menos um dia de descanso entre eles. Comece aos poucos, e alongue seus intervalos intensos enquanto você se torna mais acostumado com as exigências crescentes. Saltar direto no treino pesado pode levar a lesões, como seu corpo não vai estar preparado. Usar um monitor de freqüência ouvir e verificar a sua taxa de batimentos cardíacos muitas vezes para se certificar de que você nunca vai acima de sua freqüência cardíaca máxima, que é de 220 menos sua idade. Consulte sempre seu médico antes de começar um treinamento, qualquer que seja. Muitas pessoas podem ter problemas crônicos de saúde ou alguns escondidos que podem aparecer nas piores horas possíveis e um médico te ajudará a evitar que isso aconteça.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Relogio com cinta abdominal! Como e por que monitorar a sua corrida?
Academia: Musculação X Aeróbicos! Para que serve cada exercício?
20 aparelhos para malhar em casa que realmente funcionam!
Massa magra – Tudo o que você precisa saber para ganhar!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.