Você é um alcoólatra?
Você sempre se pergunta se está bebendo demais ou se é um alcoólatra? Bem, se você tem que perguntar, então as chances são de que poderia ser verdade. Mas, como saber ao certo? Há vários sinais para procurar: beber causa problemas em sua vida? As pessoas dizem que você muda personalidade (para pior) quando você bebe? E sua família?
Dependência é definida pela combinação de não ter controle sobre você e o uso de álcool e ter problemas diários por causa do abuso de substâncias. Mas não ter um vício, não significa que não é hora de descobrir que você está bebendo demais.
Leia também
O que você acha, honestamente? Quantas vezes você bebe? Quanto você bebe por ocasião? Se você não tiver certeza sobre quantidades, considere tomar notas sobre isso, por exemplo, por um mês. Nunca estar bêbado ou de ressaca pode significar que você não bebe muito ou você está acostumado com consumo excessivo de álcool.
Por que você bebe? Porque você gosta do sabor? Por causa da ansiedade? Para aliviar o stress? Por causa de seus amigos? Você acha que isso é um bom motivo para beber álcool?
Como você se sente no dia seguinte? De ressaca? Cansado? Quantas vezes o álcool afeta seu dia a dia?
Você tem a tendência para o vício? Isso pode ser percebido com vícios anteriores, histórico familiar de dependência ou disposição ao estresse excessivo patológico, além de outros mecanismos de enfrentamento negativos.
Tome o seguinte experimento mental. Como você se sentiria se você parar de beber para o próximo mês, a partir de agora? Medo? Nervoso? Sentindo-se incapaz? Se este for o caso, você pode estar com um uso problemático de álcool. Talvez seja a hora de executar o experimento na vida real. Observe se você se sentir de forma diferente, mais saudável, com mais energia. É este sentimento que vale a pena cortar o álcool?
Saiba mais sobre o uso de álcool saudável. Recomenda-se que os homens não bebam mais do que o equivalente a 2 garrafas long neck de cerveja e mulheres não mais do que dois copos de álcool por dia, e não beber todos os dias. Você bebe demais? Isto aumentará riscos de doenças como depressão, vício, o desemprego e um risco a longo prazo sobre o aumento da doença hepática, doença cardiovascular e doenças cerebrais.
Pergunte as pessoas mais próximas a você para sua opinião honesta. Não conteste, debata ou argumente a opinião. Agradeça-lhes por preocuparem-se o suficiente para compartilhar seus sentimentos com você.
Consulte um médico ou terapeuta. Eles podem verificar se você é saudável ou se alguma parte de seu corpo, como o fígado, está danificado pelo álcool e eles podem ajudá-lo a obter um controle sobre o uso problemático de álcool ou dependência.
Procure ajuda se você tem a sensação de que você não pode parar de beber! Você pode vencer o vício, se você receber a ajuda que você precisa.
O álcool já destruiu muitas família pelo mundo. Não deixe que ele destrua a sua.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Sou um magro com barriga, o que fazer?
Como ficar menos nervoso e estressado?
O que vestir em batizados?
Mude seu rosto sem fazer plástica!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.