Fazer musculação do jeito errado vai prejudicar seus resultados e colocar você em risco de lesões graves, os mais comuns dos quais são problemas nas costas. Lesões nas costas são particularmente problemáticas, pois muitas vezes levam meses para cicatrizar e podem até mesmo criar problemas para o resto de sua vida sem os cuidados de malhar corretamente, na postura certa, e com as técnicas apropriadas.

Como fazer musculação corretamente: prevenindo lesões

Uma das razões mais importantes para a manutenção da boa forma é evitar lesões. Se você está levantando muito peso, seu corpo é provável que se torne um pouco desalinhado, o que pode colocar seus músculos, articulações e tendões em posições estranhas e que podem potencialmente causar estiramentos ou distenção. É melhor aliviar um pouco do peso, se isso significa que você será mais capaz de manter a boa forma e postura.

A postura certa para malhar garante atingir os músculos alvo corretos

Uma vez que muitos exercícios de levantamento de peso são direcionados para grupos musculares específicos, a falta de boa forma pode fazer com que você trabalhe um músculo completamente diferente ou acabe lesionando o músculo alvo. A forma adequada de musculação, por outro lado, assegura ótimos resultados para o grupo muscular correto.

Malhando com a postura apropriada

Na musculação, se você não usa uma postura apropriada e as técnicas corretas, você pode acabar se lesionando e prejudicando todos os seus esforços para melhorar sua saúde e corpo. (Foto: pulsefitnessaz.com)

Técnicas certas para musculação ajudam na respiração correta

A respiração correta é essencial para exercícios de treinamento de resistência, porque isso ajuda a gerar mais força e reduz a chance de problemas cardíacos ou aumento da pressão arterial. Quando você usaa a forma correta, é mais fácil mover o ar dentro e fora de seus pulmões, o que também irá ajudá-lo a concentrar sua atenção no exercício que está fazendo naquele momento.

Técnicas e posturas corretas lhe permitem levantar mais peso

Para que você consiga levantar o peso máximo possível, os músculos precisam estar na posição ideal para gerar força. Quando você começa a se mover para fora do alinhamento, você coloca seus músculos em ângulos não naturais, diminuindo a capacidade funcional deles. Ao manter a boa forma, você será capaz de levantar uma quantidade maior de peso, o que se traduzirá em resultados mais visíveis em um curto período de tempo.

Boa forma melhora o equilíbrio

Quando você usa má forma, uma série de músculos, predominantemente aqueles em seu núcleo, devem trabalhar horas extraordinárias para estabilizar o seu corpo e tentar evitar que uma lesão ocorra. Todas essas ações usam toda energia disponível e reduzem significativamente a eficácia dos seus exercícios. Isso significa mais trabalho com menos resultados, o que não é a situação ideal.

Sair da postura correta pode significar arquear as costas, e pode causar lesões irreversíveis

Para evitar que suas costas fiquem arqueadas, pense em apertar os músculos glúteos enquanto você está levantando peso. Isso deve ajudar a trazer as suas costas para o alinhamento, e evitar uma postura que já tirou muita gente da academia por muito tempo.

Alinhe seus pés e joelhos durante agachamentos para não forçar as articulações

O não alinhamento pode resultar em sérios problemas de joelho. Uma boa maneira de evitar isso é sempre realizar seu agachamento na frente de um espelho para garantir que você está colocando os joelhos diretamente sobre os dedos dos pés. Você só deve ir para baixo, tanto quanto é confortável para você. Se você tentar ir mais baixo do que as articulações vão permitir, seus joelhos se movem fora do alinhamento, podendo causar lesões, principalmente fazendo esse exercício em casa e sem orientação profissional.

Postura certa no supino: não levante suas costas

Sempre que você levanta uma grande quantidade de peso, é uma ação natural formar um arco nas costas, uma vez que parece ajudar a gerar mais força. Enquanto você pode sentir como se estivesse mais forte, o aumento do risco de lesão é significativo. Para evitar que isso ocorra, pense em pressionar suas costas contra o banco. Se você pode encaixar mais do que a largura da sua mão sob suas costas, você precisa aliviar o peso do supino. Além disso, é sempre uma boa ideia usar um observador para precauções de segurança durante este exercício.

Postura incorreta lesiona costas e ombros, principalmente em levantamentos terra

Olhe para cima/frente durante a realização do exercício. Isso vai ajudar a manter a sua coluna em alinhamento. Além disso, se você realizá-lo na frente de um espelho, você pode garantir que uma corcunda não se forme nas suas costas. Em vez disso, suas costas devem parecer uma mesa, plana.

Usar impulso durante trabalho de bíceps aumenta os riscos de lesões

Este é um erro muito comum. Muitas pessoas tentam usar o impulso gerado por balançar o corpo para ajudar a içar os pesos em direção aos ombros. Isso cria uma grande quantidade de estresse sobre a cintura escapular, e se o peso é pesado o suficiente, ele pode até mesmo te tirar do equilíbrio. Você vai se beneficiar mais se você levantar um peso mais leve e isolar o músculo do bíceps. Para reduzir suas chances de usar o impulso, faça esse exercício enquanto está sentado em um banco ou em pé com as costas contra a parede.

Busque ajuda e sempre procure a postura correta para evitar problemas

Se tiver sido enfrentando qualquer dor incomum ultimamente, você pode querer dar uma boa olhada em sua postura durante seus exercícios de levantamento de peso. Há uma boa chance de que você está fazendo algo errado. O quanto antes você corrigir, melhor será para seu desempenho e para evitar lesões.

Já teve lesão causada por má postura na musculação? Como você faz para trabalhar suas técnicas de musculação?

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