5 Exercícios para engrossar a voz

Em Comportamento por André M. Coelho

Se você veio do Google, provavelmente já passou por vários artigos sobre como obter uma voz mais profunda. O problema com estes é, nenhum deles parece ser escrito por pessoas que estão realmente falando da experiência. Com cada ponto, você não tem ideia se está recebendo conselhos experimentados e testados ou apenas adivinhações que eles tiraram da Internet.

Nada disso é um conselho médico. É recomendável conversar com um fonoaudiólogo antes de realizar qualquer um desses exercícios. Tome cuidado para não causar problemas ao invés de resolvê-los.

Leia também

Como engrossar minha voz pelos músculos do pescoço?

Eu já vi muita conversa sobre isso online, então eu queria começar confirmando aqui: isso realmente funciona. Na verdade, é o meu método favorito de todos eles.

Se você colocar a mão na garganta, sentirá dois longos músculos que vão de trás da orelha até a clavícula. Estes são os esternocleidomastoideos, e quando eles ficam tensos, eles puxam suas cordas vocais, resultando em uma nota mais alta. Relaxe e, logicamente, sua voz fica mais baixa.

Uma maneira recomendada de fazer isso é tornando os músculos do pescoço mais fortes. Músculos mais fortes são melhores em atender suas demandas diárias e, portanto, menos propensos a apertar ao longo do dia.  Isso se encaixa na ideia de que os músculos fortes do pescoço lhe dão uma voz mais profunda. Os exercícios primeiro tornaram meu pescoço mais fraco, como qualquer músculo, quando você começa a treiná-lo. Então minha voz ficou mais alta. Então, enquanto eu continuava com os exercícios, ele se acostumou com a tensão e ficou mais forte, e meu tom caiu.

Eu devo acrescentar que também estico meu pescoço para aliviar qualquer tensão que possa se acumular com os exercícios. Então, se você está pensando em fazer isso, é algo para ficar de olho.

Como deixar a voz grossa com o diafragma?

Já notou como seus ombros balançam para cima e para baixo enquanto você inspira e expira?

Se você tem, você está fazendo errado. Isso é uma coisa chamada “respiração superficial” e é algo de que a maioria das pessoas é culpada. Embora pareça tão bom quanto qualquer método, esse tipo de respiração desloca o esforço para a metade superior do tronco, tensionando o pescoço e as cordas vocais.

Em vez disso, respire com o músculo projetado para isso: o diafragma. Ao inspirar, tente deslocar o esforço para baixo, para que seu estômago se flexione enquanto seus ombros permanecem completamente imóveis. Sinta-se como se o ar estivesse sendo convocado pelo seu abdômen.

Essa correção teve o maior impacto na profundidade da minha voz mas, como qualquer mau hábito, requer um esforço consciente para superá-la. Você pode tentar algo para se lembrar de quando está voltando aos seus velhos hábitos. Um treinador vocal criou o Cinturão de Canto para fazer isso, embora seja caro, então usar fita cinesiológica ou uma camiseta justa pode funcionar melhor.

É difícil se acostumar, mas dominar a respiração diafragmática também lhe dará uma voz mais rica e ressonante, que é provavelmente mais importante do que ter uma voz profunda. Ele também tem uma série de outros benefícios, como reduzir o estresse e melhorar o desempenho atlético, já que é apenas uma maneira mais eficiente de respirar.

Voz grossa

Engrossar a voz vai demandar alguns exercícios e técnicas para que sua voz fique com muito mais presença. (Foto: Daily Express)

Passe a aspirar para deixar a voz mais grave

Você pode tentar por si mesmo e ver imediatamente o seu efeito. Abra um programa de gravação e ative o monitor de timbre e volume de voz. Fale com o microfone em sua voz normal e veja quais números surgem.

Agora tente falar de uma maneira mais asfixiante, mais aspirada, como se estivesse falando com um suspiro. Se você precisa de alguém para copiar, Tom Hiddleston é um bom exemplo.

Você deve ver seus números caírem assim que você assumir esse tipo de tom de voz. E isso não apenas torna sua voz mais profunda, mas também a torna mais atraente. Um estudo descobriu que as vozes masculinas mais atraentes também eram as mais excitantes, e isso era tão pronunciado que as mulheres preferiam uma voz aguda mas ofegante sobre uma voz profunda e não ofegante.

Beba mais água para engrossar a voz

Por favor, não pule esta seção, porque é muito mais importante do que você imagina. Você sabe como a profundidade da sua voz é parcialmente causada pelo tamanho das suas cordas vocais? Bem, a desidratação literalmente encolhe suas cordas vocais. A perda de água equivale a uma perda de massa, deixando você com acordes vocais mais finos e mais estridentes.

E, surpreendentemente, a maioria das pessoas está desidratada. Um estudo recente descobriu que a maioria das pessoas ficam muito abaixo da ingestão diária recomendada, o que, mais uma vez, nos dá a maioria das pessoas falando com vozes mais altas do que deveriam.

A solução é facilitar as coisas para você. Se você trabalha em uma mesa, pegue um jarro (que pode conter 3 a 4 litros) e preencha-o todas as manhãs. Isso não apenas incentivará você a beber mais, porque ela estará presente, mas também fará com que a água atinja a temperatura ambiente, impedindo que a garganta se contraia do frio.

Se você é cético sobre o impacto disso, veja por si mesmo. A minha voz hidratada é muitas vezes mais profunda do que a minha quase desidratada, uma diferença de 10% a 20%. Na verdade, agora faço questão de beber um litro de água uma hora antes de ir a um encontro ou a uma reunião importante.

Seja mais monótono

Eu notei alguns nomes que surgem uma e outra vez ao discutir a profundidade da voz. Um desses nomes é Clint Eastwood. Mas o mais estranho aqui é que, em termos de tom, Eastwood não tem uma voz profunda. Ele está na média.

No entanto, uma coisa que Eastwood tem é a monotonia. Esta é uma característica muito masculina. Um estudo recente descobriu que homens com vozes monótonas tendem a ter mais parceiras sexuais do que aqueles que não tem. Assim, pode ser que a masculinidade de uma voz monótona engane as pessoas a pensar que a voz é profunda também.

Isto é apoiado por um artigo sobre a atratividade vocal, que descobriu que as vozes que variavam menos no tom eram as mais prováveis ​​de serem consideradas profundas. Na verdade, a variação do tom era quase tão importante quanto o tom real ao decidir se uma voz era profunda ou não.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário