10 dicas para ser mais autoconfiante!

Em Comportamento por André M. Coelho

Auto-confiança é a diferença entre sentir-se forte e sentir assustado fora do normal. Sua percepção de si mesmo tem um enorme impacto sobre a forma como os outros o percebem. Percepção é realidade ou seja, quanto mais auto-confiança que você tem, o mais provável é que você vai ter sucesso.

Embora muitos dos fatores que afetam a auto-confiança estarem além de seu controle, há uma série de coisas que você pode fazer conscientemente para construir auto-confiança. Ao usar essas 10 estratégias, você pode obter a vantagem mental que você precisa para chegar ao seu potencial.

Leia também

Vestir-se bem

Embora as roupas não fazem o homem, elas certamente afetam a maneira como ele se sente sobre si mesmo. Ninguém está mais consciente de sua aparência física do que você mesmo. Quando você não está bem, isso muda a forma como você se comporta e interage com outras pessoas. Use isso a seu favor ao cuidar de sua aparência pessoal. Na maioria dos casos, as melhorias significativas podem ser feitas por tomar banho e fazer a barba com frequência, usar roupas limpas  e estando cientes dos mais recentes estilos .

Isso não significa que você precisa gastar muito em roupas. Uma grande regra a seguir é gastar o dobro e comprar a metade. Ao invés de comprar um monte de roupas baratas, compre metade do número de itens selecionados e de alta qualidade. No longo prazo isso diminui os gastos, porque roupas caras desgastam menos facilmente e estão em grande estilo mais tempo do que roupas baratas. Comprar menos também ajuda a reduzir a desordem em seu armário.

Ande mais rápido

Uma das maneiras mais fáceis de dizer como uma pessoa se sente sobre si mesma é examinar sua caminhada. É lenta? Cansada? Dolorosa ? Ou é enérgica e decidida? Pessoas com confiança caminham rapidamente. Eles têm lugares para ir, pessoas para ver e um trabalho importante para fazer. Mesmo se você não estiver com pressa, você pode aumentar sua auto-confiança colocando alguma vitalidade em sua caminhada para fazer para você parecer e sentir-se mais importante.

Boa postura

Da mesma forma, a maneira como uma pessoa se apresenta conta uma história. Pessoas com ombros caídos e movimentos letárgicos mostram uma falta de auto-confiança. Eles não estão entusiasmados com o que estão fazendo e eles não se consideram importantes. Praticando uma boa postura, você vai se sentir mais confiante automaticamente. Fique em pé, mantenha a cabeça erguida e faça contato visual. Você vai causar uma impressão positiva sobre os outros e imediatamente se sentir mais alerta e fortalecido.

Comercial pessoal

Uma das melhores maneiras de construir a confiança é ouvir um discurso motivacional. Infelizmente, a oportunidade de ouvir um grande orador são poucas e distantes entre si. Você pode preencher esta necessidade através da criação de um comercial pessoal. Escreva um discurso de 30-60 segundos, que destaca seus pontos fortes e objetivos. Então recite-o na frente do espelho em voz alta (ou dentro da sua cabeça, se você preferir ) sempre que você precisa de um impulso de confiança.

Gratidão

Quando você se concentrar demais no que você quer, a mente cria razões pelas quais você não pode ter. Isso leva você para se debruçar sobre suas fraquezas. A melhor maneira de evitar isso é conscientemente ter foco na gratidão. Separe um tempo todos os dias para listar mentalmente a tudo o que você tem que ser grato. Lembre-se de seus sucessos passados​​, habilidades únicas, relacionamentos amorosos e impulso positivos. Você vai se surpreender com o quanto você vai se motivar para dar o próximo passo rumo ao sucesso.

Fuja da ilusão

Você sabe seu real valor ou apenas se ilude com valores ruins devido a sua baixa confiança? (Foto: maikelbailey.com)

Elogie outras pessoas

Quando pensamos negativamente sobre nós mesmos, muitas vezes projetamos esse sentimento aos outros na forma de insultos e fofocas. Para quebrar este ciclo de negatividade, adquira o hábito de elogiar as outras pessoas. Recuse-se a se envolver em fofocas, traição e faça um esforço para elogiar aqueles que o rodeiam. No processo, você vai se tornar bem quisto e construir auto-confiança. Ao olhar para o melhor nos outros, você indiretamente traz o melhor de si mesmo.

Sente-se na primeira fila

Nas escolas , escritórios e reuniões públicas em todo o mundo, as pessoas constantemente se esforçam para se sentar na parte de trás da sala. A maioria das pessoas preferem o fundão porque eles têm medo de ser notado. Isso reflete a falta de auto-confiança. Ao decidir a sentar-se na primeira fila, você pode superar esse medo irracional e construir sua auto-confiança. Você também estará mais visível para as pessoas importantes falando da frente da sala e criando oportunidades para ser reparado.

Fale alto

Durante as discussões de grupo, muitas pessoas nunca falam porque eles têm medo que as pessoas vão julgá-los por dizer algo estúpido. Este medo não é realmente justificado. Geralmente, as pessoas são muito mais receptivas do que imaginamos. Na verdade a maioria das pessoas estão lidando com exatamente os mesmos medos. Ao fazer um esforço para falar pelo menos uma vez em cada discussão em grupo, você vai se tornar um melhor orador público, mais confiante em seus próprios pensamentos e reconhecido como um líder por seus pares.

Faça exercícios físicos

Ao longo das mesmas linhas que a aparência pessoal, a aptidão física tem um enorme efeito sobre a auto-confiança. Se você estiver fora de forma, você vai se sentir inseguro, pouco atraente e menos enérgico. Ao fazer exercícios físicos você melhora a sua aparência física, energiza-se e realiza algo positivo. Ter a disciplina para se exercitar não só faz você se sentir melhor, ele cria uma dinâmica positiva que você pode utilizar no resto do dia.

Concentre-se em contribuir

Muitas vezes ficamos presos em nossos próprios desejos. Nós nos concentramos demais em nós mesmos e não o suficiente sobre as necessidades de outras pessoas. Se você parar de pensar sobre si mesmo e concentrar-se na contribuição que você está fazendo para o resto do mundo, você não vai se preocupar muito sobre como você possui falhas. Isto irá aumentar a auto-confiança e permitir-lhe contribuir com a máxima eficiência . Quanto mais você contribuir para o mundo, mais você será recompensado com o sucesso pessoal e reconhecimento.

O que você faz para ser um homem melhor? Como trabalha sua autoconfiança? Como você lida com os momentos de baixa estima?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário