Das articulações que compõem o corpo humano, os joelhos são as que mais sofrem lesões e causam dores. Atividades que parecem inofensivas são capazes de sobrecarregá-los e gerar traumas, demandando longos tratamentos e exercícios de recuperação. Em alguns casos o problema é sanado apenas com aplicação de pomadas, em outros com exercícios físicos e com fisioterapia. Em casos mais extremos é necessária a cirurgia de joelho, principalmente diante de traumas e acidentes graves que afetam os ligamentos do joelho! Saiba quais são as principais causas das dores nos joelhos e como você deve tratá-los e preveni-los.

Os problemas mais comuns são os que seguem:

  • Artrite – doença inflamatória ou infecciosa
  • Artrose – Cartilagem desestruturada
  • Doença de Osgood-Schlatter – Dor e inchaço abaixo da rótula, comum em meninos de 9 a 15 anos
  • Ruptura de ligamentos – Causada por traumatismos
  • Tendinite – Frequente na região interna da perna
  • Doença nos meniscos – Causada por traumatismos ou idade avançada
  • Bursite – Na frente ou abaixo da rótula
  • Pernas desenhadas em “xis” e arqueadas – Alinhamento entre coxas e pernas defeituoso
  • Síndromes de sobrecarga – Comuns em corredores, dançarinos, atletas, obesos
Dores no joelho

Prevenir dores no joelho

O que fazer para prevenir essas doenças?

  • Ao primeiro sinal de dor prolongada nos joelhos procure um médico especialista, o ortopedista. Dependendo do problema, ele te recomendará a um reumatologista. Há também ortopeditas que são “especialistas em joelho”!
  • Diminua seu peso corporal se ele estiver acima do ideal! O peso do corpo acima do normal é o maior responsável pelos problemas nos joelhos.
  • Se o joelho estiver dolorido você pode fazer uma massagem calmante à base de gaultéria ou arnica. Essas loções produzem calor e amenizam os sintomas de dores no joelho.
  • O Ibuprofeno é o medicamento mais indicado para problemas nos ligamentos dos joelhos, pois reduz a inflamação e alivia a dor.
  • Os músculos e ligamentos são os responsáveis por deixar o joelho no lugar. Exercícios físicos devem ser realizados para fortalecerem os músculos e evitarem dores no local.
  • Para aliviar a dor utilize gelo no local de 20 a 30 minutos. Ele atua no corpo como um poderoso anti-inflamatório.
  • Somente faça exercícios ou caminhe por um longo período se estiver calçado com um sapato adequado.
  • De todos os exercícios físicos bons para o joelho o ciclismo é o mais indicado, desde que não seja praticado em subidas longas e mudanças pesadas.

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