Como superar a timidez?

Em Comportamento por André M. Coelho

Muitos de nós gostaríamos de ser uma dessas pessoas que andavam em uma sala rodeados por amigos. Qualquer um concordaria que aqueles de nós que fazem amigos com facilidade e são naturalmente simpáticos, provavelmente, terão um tempo mais fácil e mais agradável no mundo do que aqueles que são incrivelmente tímidos ou acham que é muito difícil fazer amigos. Não é preciso sempre um psiquiatra ou psicoterapeuta para estes casos. Só muito raramente e em casos muito extremos é que eles são necessários.

Leia também

O que poucos de nós sabemos é que fazer uma impressão positiva é muito mais fácil do que poderíamos pensar. Mas antes de eu começar com isso, deixe-me contá-lo um pequeno segredo:

Todo mundo é tão tímido quanto você é.

Todos, em todo o mundo. Alguns aprenderam a escondê-lo um pouco melhor ou simplesmente ignorá-lo, mas cada um de nós tem os mesmos medos e dúvidas.

Eu vou qualificar esta frase dizendo que regularmente ouço que eu sou bom com as pessoas e que eu pareço muito confiante em situações sociais. Eu não digo isso para me gabar, mas porque se você me perguntasse eu diria a você que era muito mais tímido e inseguro antes de começar a trabalhar as habilidades para superar estas dificuldades.

É incrivelmente libertador perceber que não importa o quão tímido que possa estar, a pessoa para quem você está nervoso de se apresentar a é tão tímida quanto você. Na verdade, elas ficariam aliviadas se você deu o primeiro passo. Com isso em mente, aqui estão oito dicas essenciais para superar a timidez:

Timidez e fobia

A situação social não é um bicho de sete cabeças. Todos nós temos medo, mas temos de desenvolver as ferramentas para superar esse medo. (Foto: my.englishclub.com)

Apresente-se

Isso parece tão básico, mas muitas pessoas parecem ter medo de fazê-lo! Digamos que você está em pé ao lado de alguém em uma festa, ou você topa com alguém acompanhado e se esqueceram de lhe apresentar. Nosso pouco tímido alter-ego nos diz neste momento que ninguém quer saber o nosso nome e nós devemos apenas manter a calma. Posso garantir que um grande sorriso e um simples “Olá, meu nome é (Seu Nome)” vai ser tudo que você precisa para fazer o papo rolar. Faça isso imediatamente, porque quanto mais você esperar, mais difícil será.

Não se qualifique

Quando estamos em uma situação estressante sociais nós mesmos, de repente, a tentação de provar que somos dignos socialmente é feio. Uma descrição humilde, mas precisa quando perguntado é tudo o que é necessário, e se você faz as pessoas se sentirem bem consigo mesmas, esta é a melhor qualificação social de todas. Você não precisa diminuir os outros para se sentir bem.

Pedir mais, falar menos

As pessoas gostam de falar de si. É o assunto mais interessante do mundo. A melhor maneira de levar as pessoas a desfrutarem da sua companhia? Faça as perguntas que lhes permitem falar sobre suas vidas. E em seguida, ouça com interesse. Simples assim. E se você está se preocupando que você não vai ter nada a perguntar, prepare alguns “quebra-gelos” em casa. Você pode optar por assuntos mais sérios, como “o que você faria se fosse o presidente do Brasil?” ou assuntos mais engraçados, como “o que você acha do ET de Varginha?”

Seja generoso

Eu não estou falando sobre a compra de bebidas ou uma refeição, mas sim, ser generoso na sua opinião. É muito fácil julgar alguém que diz a coisa errada ou age um pouco diferente do que esperamos. No entanto, todos nós tivemos dias em que causamos uma primeira impressão terrível, fazendo uma brincadeira ruim ou apenas dizendo a coisa errada por causa do nervosismo. Se você reservar seu julgamento para você e passar o tempo fazendo essa pessoa confortável, você não só vai espalhar um pouco de bom carma ao redor, mas vai ganhar a gratidão eterna da pessoa.

Não julgue um livro pela capa

Eu conheço mulheres lindas. Absolutamente deslumbrantes, mas terrivelmente tímidas ou inseguras. E muitos as acham arrogantes por causa desse comportamento tímido delas. Não presuma que, se alguém está frio é porque eles pensam que são melhores que você ou não tem tempo para você. Isso pode acontecer na escola, mas felizmente esse tipo de comportamento é raro no mundo real. Se alguém estiver frio, é mais provável esteja relacionado à timidez e insegurança. Lembre-se que e não ficar abalado se alguém não responder tão calorosamente quanto você gostaria.

Superação da timidez

Não há forma melhor de lidar com a timidez do que encará-la com bom humor! (Foto: qdreams.com)

Lembre-se de um detalhe

Todo mundo quer se sentir especial e todos nós estamos à procura de alguém para nos dar provas de que somos. Se você encontrou alguém antes, lembrar seu nome e um detalhe sobre eles será o maior presente que você pode lhes dar. Isso pode ser difícil, mas uma vez que você começar a obter o controle do nervosismo, vai ficar mais fácil.

Elogie os outros

Eu não estou sugerindo que você cumprimente alguém por causa disso, mas se você realmente gosta de alguém, então vá em frente e diga-lhes! Todo mundo adora um elogio, porque eles começam conversas e dão confiança às pessoas. Admito que as mulheres acham mais fácil elogiar umas às outro, mas um elogio genuíno nunca vai deixar de criar uma atmosfera generosa. Cuidado para não exagerar demais!

Pense nos outros

Nós ouvimos isso o tempo todo, mas vale a pena repetir. Quando em situações sociais, você parar de pensar sobre si mesmo e pensar sobre as outras pessoas, a vida toma um sentido diferente, mais tranquilo. Se alguém quiser participar da sua conversa, então se torna mais fácil para eles. Introduza as pessoas para outras. Em suma, saia de sua própria cabeça e certifique-se de que outros estão se divertindo. Eles serão muito gratos e você vai se distrair de seu próprio nervosismo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário