Treino drop set para hipertrofia: o que é e como fazer!

Escrito na categoria "Alimentação saudável" por André M. Coelho.

Aumentar de peso e definir o corpo é um dos maiores desafios que os treinadores de musculação enfrentam. Além da importância de uma dieta saudável e do descanso muscular, a forma como são executados os exercícios é muito importante. Por isso, foram desenvolvidas diversas técnicas no decorrer dos anos para ajudar cada pessoa a alcançar seus objetivos. Uma bastante comum é o drop set, muito utilizada por quem deseja hipertrofia muscular.

Mas do que se trata a técnica drop sets? A ideia dessa técnica é levar o músculo até a falha – um estado de exaustão muito grande – que contribui efetivamente para hipertrofia. Para isso, o praticante dessa técnica dever diminuir a carga de cada série e aumentar os número de repetições. Seria algo assim: se você fazia três séries com 20 quilos na rosca direta em seu treino regular, no drop set você continuaria a fazer três séries diminuindo o peso em cada série, mas aumentando o número de repetições. A redução de carga sugerida entre uma série é outra é 20%. As diminuições de peso têm como finalidade contornar a fadiga e, assim, mantém um trabalho mais intenso do músculo por um tempo maior. Tudo isso ajuda muito no crescimento muscular.

Ganho de massa muscular

Homem malhando na academia

A técnica é amada pelos fisiculturistas, pois ela promove a quebra das fibras musculares de forma profunda o que aumenta anda mais o ganho muscular. A ideia da técnica é, também, utilizar até mesmos aquelas fibras que não precisariam ser utilizadas para aquele exercício. Quando isso acontece, a hipertrofia acontece muito mais claramente, afinal você estará levantado todas as fibras do seu músculo à exaustão, o que garante o stress muscular muito grande, ideal para o ganho de massa.

Como sempre, é fundamental lembrar que esse tipo e treino deve ser orientado e, se possível, acompanhado por um profissional da área. O artigo tem como objetivo apenas esclarecer dúvidas relacionadas ao drop set. Bom treino!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário