Treino drop set para hipertrofia: o que é e como fazer!
Aumentar de peso e definir o corpo é um dos maiores desafios que os treinadores de musculação enfrentam. Além da importância de uma dieta saudável e do descanso muscular, a forma como são executados os exercícios é muito importante. Por isso, foram desenvolvidas diversas técnicas no decorrer dos anos para ajudar cada pessoa a alcançar seus objetivos. Uma bastante comum é o drop set, muito utilizada por quem deseja hipertrofia muscular.
Mas do que se trata a técnica drop sets? A ideia dessa técnica é levar o músculo até a falha – um estado de exaustão muito grande – que contribui efetivamente para hipertrofia. Para isso, o praticante dessa técnica dever diminuir a carga de cada série e aumentar os número de repetições. Seria algo assim: se você fazia três séries com 20 quilos na rosca direta em seu treino regular, no drop set você continuaria a fazer três séries diminuindo o peso em cada série, mas aumentando o número de repetições. A redução de carga sugerida entre uma série é outra é 20%. As diminuições de peso têm como finalidade contornar a fadiga e, assim, mantém um trabalho mais intenso do músculo por um tempo maior. Tudo isso ajuda muito no crescimento muscular.
Leia também
- 4 exercícios para definir deltoide anterior, posterior e lateral!
- Guia completo: como definir melhor seu bíceps?
A técnica é amada pelos fisiculturistas, pois ela promove a quebra das fibras musculares de forma profunda o que aumenta anda mais o ganho muscular. A ideia da técnica é, também, utilizar até mesmos aquelas fibras que não precisariam ser utilizadas para aquele exercício. Quando isso acontece, a hipertrofia acontece muito mais claramente, afinal você estará levantado todas as fibras do seu músculo à exaustão, o que garante o stress muscular muito grande, ideal para o ganho de massa.
- Algumas dicas podem ajudar na melhor performance da técnica:
- Como você vai precisar de vários halteres e anilhas, o ideal é fazer o drop set com a academia vazia.
- Não demore a trocar os pesos entre ser mínimo.
- Por isso, já deixe próximo de você todos os equipamentos que você irá precisar.
- Use sempre de 6 a 12 repetições por série. Mais ou menos que isso, não estão dentro do objetivo que é hipertrofia.
- Faça uso esporádico do drop set, pois é um técnica que exige muito do corpo.
Como sempre, é fundamental lembrar que esse tipo e treino deve ser orientado e, se possível, acompanhado por um profissional da área. O artigo tem como objetivo apenas esclarecer dúvidas relacionadas ao drop set. Bom treino!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Como ganhar força e não perder mais? Dicas de hipertrofia!
Qual o melhor treino de musculação para jogador de futebol amador?
10 treinos de hipertrofia para glúteo
Musculação antes e depois! É hora de mudar o treino?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.