10 regras básicas de etiqueta para grupos do Whatsapp

Em Comportamento por André M. Coelho

Então, você está lendo este post porque você está em um grupo do WhatsApp  Você talvez seja o administrador, ou uma pessoa mais forte ou mais fraca no grupo, mais ativa ou menos ativa, mas você tem que seguir certos protocolos de etiqueta sempre. Claro, existem regras onde quer que você vá. Então, por que não para um grupo do WhatsApp? Veja como manter a etiqueta no grupo e evitar gafes desconcertantes.

Etiqueta de grupo no WhatsApp: não discuta por motivos tolos

Hoje em dia há um número enorme de queixas de discussões sem sentido em grupos do WhatsApp. Um grupo é algo onde você deve valorizar seus momentos doces com seus amigos ou família. Não é um campo de batalha onde você pode pegar uma arma para atirar no outro. Se você quiser discutir com uma pessoa específica, visite o bate-papo privado e apresente suas opiniões.

Leia também

Regras prontas para grupo de WhatsApp: evite conversar só com uma pessoa

Você sabe o significado de um grupo? Um grupo é uma coleção de indivíduos que interagem uns com os outros em uma base regular e compartilham seus pensamentos. Você poderia muito bem mudar para um bate papo privado se você quiser ter uma conversa com uma determinada pessoa. Você deve interagir com todos os seus amigos em um grupo e tratá-los igualmente. É bem ruim para alguém em um grupo ligar o aparelho e verem várias mensagens sem sentido para um membro do grupo apenas.

Regras de etiqueta no WhatsApp

Etiqueta para grupos no WhatsApp é essecial para um bom convívio entre seus membros, deixando o grupo muito mais saudável. (Foto: Destination KSA)

Regras de grupo do WhatsApp do trabalho ou familiares: nunca inicie discussões que possam ofender a cultura ou religião dos outros

Seu grupo é formado por amigos e familiares de diferentes religiões e culturas. Por que você não os recebe com um coração aberto em vez de um post religioso, comentário ou foto? Embora eles possam não reagir abertamente no grupo, você pode estar cultivando uma inimizade desnecessária para a vida, que pode se manifestar das piores maneiras possíveis.

Regras para WhatsApp: não faça chacota das pessoas no grupo

Fazer chacota ou intimidar alguém em um grupo é a maneira de irritá-los sem qualquer vantagem para o bom convívio social. Você sabe mesmo como a outra pessoa pode estar se sentindo? Eles podem ser intimidados ao ponto de nunca aparecerem no grupo se você continuamente provocar as pessoas ofensivamente, o que deixará o grupo menos produtivo e inclusivo. Há um limite para tudo e você deve respeitar isso.

Regras para grupos de WhatsApp: não comente coisas ruins sobre pessoas famosas

Há um fã para cada ator ou celebridade do mundo. Você pode não saber muito sobre isso e querer fazer comentários desagradáveis ​​sobre essa celebridade em particular. Então não comece a guerra dentro de um grupo. Existem fanáticos que podem querer rasgar sua pele se você tentar falar mal do ídolo favorito dessas pessoas. Eles podem adorar cada um deles como deuses e você se encontrará em apuros quando fizer um comentário infeliz sobre o famoso em questão, ainda mais quando outras pessoas do grupo são também fãs dessas celebridades.

Não faça spams desnecessários, bem como não encaminhe mensagens sem verificar as fontes antes nos grupos de WhatsApp

Antes de compartilhar um pedido de doação de sangue, um pedido por doações, ou informações sobre acidentes, roubos, e outros desastres, procure a fonte da informação antes para não se tornar um propagador de mentiras. Tome esse cuidado e quebre o ciclo das mentiras da maneira certa.

Regras para grupo de WhatsApp: não deixe o grupo com frequência

Você pode ter excluído o grupo sem saber. Nesse caso, você pode solicitar que o administrador o adicione novamente. Mas e se você deixar o grupo intencionalmente apenas porque você está frustrado ou tem problemas pessoais com alguém? Seu grupo não deve ser culpado. Sim, o administrador pode adicioná-lo de volta com um simples pedido mas mesmo assim, se você insiste em deixar o grupo, você será eventualmente deixado fora dele definitivamente.

Se o grupo de WhatsApp tem uma finalidade específica, não compartilhe tópicos não relacionados no grupo

O grupo é destinado a compartilhar notícias de negócios ou atualizações de trabalho? Então só compartilhe essas informações. E se você continuar compartilhando piadas ou memes dentro desse grupo, ficará estranho. Você estará fazendo um papel de bobo e vai prejudicar sua imagem perante seus pares.

Não seja rude com as pessoas em um grupo de WhatsApp

Ser rude em um grupo expõe completamente suas verdadeiras cores para seus amigos que estavam confiando em você até então. Se algo irrita você, afaste-se educadamente do bate-papo ou desligue sua internet Em vez disso não se deixe levar pela onda da pessoa que irritou você com seu post ou opinião. Lembre-se de que todos tem o direito de partilhar os pensamentos sobre qualquer assunto.

Participe do grupo de WhatsApp ativamente

Finalmente, sua participação no grupo determina sua atitude. Não ignore completamente e não fale demais. Faça o suficiente, mesmo que você envie apenas ocasionais “bom dia” ou “boa noite”. Se você estiver ocupado, volte para o seu grupo uma ou duas vezes por semana. Mantenha um controle sobre as conversas para que você não perca algo importante. Se alguém teve uma realização, felicite-os mesmo que atrasado. Participe ativamente e mantenha o grupo vivo pra combinar as festas e momentos bons do grupo!

Como você lida com seus grupos de WhatsApp? Quais outras regras de etiqueta você segue no seu grupo?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário