Embora a simetria geral e a proporção de nossos corpos sejam em grande parte determinadas pela genética, podemos, por meio de treinamento adequadamente aplicado, controlar a forma geral do nosso corpo.

Manter um diário de saúde, fazer medições e registrar mudanças no corpo ao longo do tempo é uma parte importante do seu treinamento. Ele cria motivação, mostra o progresso que você está fazendo, é útil para a definição de metas e pode ajudar você a fazer avaliações criteriosas sobre o que funciona (e o que não funciona) para você.

Este artigo simples mostra tudo o que você precisa para começar a fazer medições corporais hoje.

Tudo o que você precisa usar é uma fita de medição do corpo (geralmente são feitas de plástico ou tecido e são flexíveis para que possam contornar o corpo). A fita Fitstream é mostrada abaixo e disponível para compra em nossa loja;

Como fazer medidas do corpo?

Geralmente, faça medições em um estado não-flexionado e antes do treino, não depois!

Mantenha os pés juntos, relaxe os músculos e fique em pé.

A consistência é essencial – medir sob as mesmas condições e usar o mesmo equipamento a cada vez.

Puxe a fita firmemente, mantendo a pressão contra a pele (mas não apertando) e assegure-se de que a fita seja mantida nivelada e não em ângulo.

Para garantir que a fita esteja posicionada corretamente, idealmente, peça a outra pessoa que faça as medições para você. Se isso não for possível, faça as medições sozinho na frente de um espelho para obter melhor visibilidade.

Meça os dois lados do corpo para acompanhar com precisão o progresso e a simetria.

Meça sempre sobre a pele nua e não sobre a roupa.

Quais partes do corpo medir?

Quais medidas você deve tomar, dependendo de seus objetivos pessoais, mas compilamos essa lista das medidas mais comuns a serem registradas.

  • Bíceps / braço superior (esquerdo e direito)
  • Panturrilha (esquerda e direita)
  • Tórax
  • Antebraço (esquerdo e direito)
  • Quadris
  • Pescoço
  • Ombros
  • Coxa (esquerda e direita)
  • Cintura

Medindo o bíceps

Meça o bíceps em sua maior circunferência. A medição pode em alguns estados diferentes: relaxado com os braços nas laterais, relaxado com o braço dobrado, flexionado com o braço dobrado

Medindo o músculo da panturrilha

Se estiver se medindo, faça isso na posição sentada ou, de preferência, se tiver um parceiro, fique de pé e faça a medição no ponto mais largo do bezerro.

Medindo o tórax

Enquanto em pé, medir em um estado exalado, logo acima dos mamilos.

Medindo o antebraço

Meça no ponto mais espesso do antebraço, abaixo do cotovelo.

Medindo os quadris

Meça no maior ponto ao redor da bunda.

Medindo o pescoço

Enquanto estiver de pé, meça ao redor do pescoço no ponto maior, sobre o pomo de Adão (se você tiver um!).

Medindo os ombros

Em uma posição de pé, você pode medir como uma linha reta a partir dos maiores pontos em cada ombro no peito ou como uma medida de circunferência ao redor do corpo. É melhor usar um parceiro para ajudar a medir o ombro.

Medindo a coxa

Enquanto em pé, meça no ponto mais largo da coxa, logo abaixo da coronha para capturar a medida da coxa.

Medindo a cintura

Na posição de pé, meça no ponto mais estreito ou na posição intermediária entre a parte superior do osso do quadril e a parte inferior da caixa torácica.

Medições do corpo

Meça seu corpo corretamente para acompanhar sua evolução e seu treinamento. (Foto: iStock)

Onde gravar suas medidas corporais?

Muitas pessoas usam um diário em papel para registrar o progresso, o que funciona perfeitamente, mas há muitos benefícios em usar um registro digital que pode atraí-lo. É mais fácil de pesquisar registros digitais, apps tem a capacidade de analisar e relatar o progresso da saúde e fitness, registro infinito em um único lugar, a capacidade de ver visualizações de instantâneos em alterações (por exemplo, média, valores de medição mais altos e mais baixos em um período de tempo). Muitos apps também tem a possibilidade de colaboração com outras pessoas que perseguem os mesmos objetivos, com os dados são armazenados em backup de forma segura e não podendo ser perdidos como um diário em papel

Com que frequência tomar medidas corporais?

Quando se trata de fazer medições corporais, não há necessidade de rastreamento diário, já que as mudanças físicas geralmente não mudam no dia-a-dia. Recomendamos fazer registros corporais semanais, medidos na mesma hora do dia e sob as mesmas condições. Essa abordagem será suficiente para ver como você está mudando com o tempo e avaliar tendências.

Certifique-se de definir um lembrete semanal para fazer as medições para não esquecer e desenvolver o hábito ao longo do tempo.

Use seus dados para definir metas

Agora que você está regularmente registrando e registrando as medidas corporais, é hora de analisar os dados. Explore seus registros e decida seus objetivos de saúde e fitness. Então é simplesmente um caso de elaborar um plano sobre como transformar seu corpo com base nesses objetivos.

Temos um artigo em breve sobre teorias do físico perfeitamente proporcionado para ajudá-lo a definir esses objetivos.

Indo além das medidas corporais

Embora este artigo se concentre em fazer medições corporais, você também deve considerar o registro de outras informações para obter uma visão completa da saúde e criar um cronograma corporativo extremamente poderoso, como fotos do seu físico para rastrear visualmente seus resultados, acompanhar as mudanças no peso corporal e registrar níveis de gordura corporal.

Só gravando as medições dirá onde você está mudando, mas você ainda não terá informações sobre quais tipos de alterações estão ocorrendo e sobre a composição corporal. Você está construindo músculos ou engordando? Para determinar isso, você precisa controlar seu percentual de gordura corporal com uma boa dieta e exercícios físicos.

Como fazem para monitorar seu desenvolvimento? Quais aplicativos usam?

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