Como um homem deve terminar um relacionamento?

Em Comportamento por André M. Coelho

O status de relacionamento de Matt foi alterado para solteiro. A primeira vez que vi isso no Facebook eu quase engasguei com meu pão. Não só meu amigo estava experimentando o buraco negro que chamamos de “término”, mas ele teve que enfrentar a realidade desconfortável que seu novo status foi compartilhado em tempo real com 437 de seus amigos, colegas de trabalho e conhecidos.

Eu me senti terrível por ele, até pensei em dar-lhe um convite consolador, até que eu descobri de um amigo em comum que sua mudança de status era realmente seu método covarde para romper com sua namorada. No telefonema, nenhuma reunião, apenas uma mudança de status rápida para deixar sua parceira saber que as coisas não estavam dando certo.

Leia também

A parte incrível desta história é que da maioria dos que estão lendo isso, provavelmente, não são todos que isso chocou. Não é a primeira vez que ouvi falar desse ato covarde ou algo similar. Em algum lugar ao longo da linha, tornou-se aceitável se esconder atrás da cortina da tecnologia, quando confrontado com o desagrado de terminar um relacionamento. Términos por SMS, e-mail ou até bate papo na internet já estão se tornando comuns.

Não há dúvida de que terminar é difícil. Nós todos estivemos lá. O constrangimento, sentimentos de mágoa, decepção e votos de futuro muitas vezes são jogados fora como uma cena de filme desolador, exceto que é real, e em vez de começar a avançar rapidamente para o final feliz, você está preso no presente, com o estômago enjoado. A verdade é que ninguém gosta de um rompimento, mas terminar relacionamentos bem é uma parte necessária da vida e uma habilidade que cada homem deve saber como realizar com dignidade e respeito.

A seguir estão algumas diretrizes a serem seguidas quando confrontados com terminar um relacionamento. Essas diretrizes, esperamos ajudá-lo a terminar um relacionamento como um homem, e não como meu amigo fez.

Fale cedo e frequentemente

O tempo da separação real não deve ser a primeira vez que seu parceiro está ciente de que você tem problemas com a forma como as coisas estão indo. Um bom amigo meu gosta de dizer que as relações são muito mais como dirigir um carro. Enquanto pequenas correções de direção são feitas como na estrada, nunca deve ser exigido um grande empurrão no volante.

Então, ao invés de ficar em silêncio e sofrendo através de um relacionamento terrível até que você não aguenta mais, traga problemas com o seu parceiro quando eles vão aparecendo. A perspectiva de um conflito pode ser extremamente desconfortável para alguns, mas todos merecem ouvir onde estão aquém. Homens de verdade não têm medo de comunicar claramente suas queixas quando é necessário.

Se a relação deve ser terminada, o seu parceiro ainda pode ser ferido, mas pelo menos você vai ser capaz de estabelecer um forte argumento a respeito de porque você seria melhor separado do que junto.

Terminando relacionamentos como um homem

Para terminar um relacionamento como um homem, você deve ser o mais pessoal e sincero possível. (Foto: www.smartrelationshipadvice.com)

Sempre termine pessoalmente

Não há nada mais covarde e patético do que terminar um relacionamento por telefone, ou, pior ainda, por meio de uma mensagem de e-mail ou de texto. No entanto, mais e mais homens acham este um meio aceitável para cortar os laços.

Se você não consegue lidar com a perspectiva de terminar um relacionamento pessoalmente, você não deve começar um em primeiro lugar.

Defina um tempo e lugar para conhecer, e certifique-se de que você dá a ela toda a sua atenção (sem mensagens de texto ou checando e-mails no meio da discussão). Ela merece. Será que a situação é estranha e desconfortável? Absolutamente. Mas, sendo um homem significa dar a todos com quem você entrar em um relacionamento o respeito básico que vem com uma discussão face a face.

Seja claro

A separação não é o momento de ser vago ou misterioso. Sua futura ex provavelmente irá querer algumas razões específicas pelas quais você quer terminar o relacionamento, você precisa estar pronto a fornecê-las. Respostas como “Eu apenas não estou sentindo mais nada por você”, só mostra que você ou é um covarde ou um narcisista, mas definitivamente não é um homem. Você não necessariamente precisa de um registro dos erros, mas ter uma lista mental das coisas que o levaram por este caminho vai ajudar a discussão se mover na direção certa.

Um dos sinais mais reveladores de que um rompimento não foi tratado de forma adequada é quando o seu parceiro se afasta e ainda não tem certeza de onde exatamente a relação está ou por que as coisas aconteceram da forma como foram. Um homem de verdade vai deixar um relacionamento resolvido de uma forma que a mulher entende por que as coisas foram terminadas. Ela pode não concordar, mas ela não se confunde, e se há coisas para ela trabalhar, ela sabe sobre elas.

Seja atencioso

Enquanto a clareza é necessária, ser cruel não é. Romper é difícil o suficiente sem ser humilhada ou repreendida no processo. A separação não é o tempo para estar dizer-lhe que o vestido que ela usou em seu aniversário, na verdade, a fazia parecer gorda ou que você conheceu cães com melhor educação.

Se possível, aponte algumas das coisas positivas que saíram da relação. A menos que fosse terrível do começo ao fim, há provavelmente alguns bons atributos do seu parceiro, que podem ser mencionados. No final, tente ser tanto de um cavalheiro quando terminar o relacionamento, como você era quando você começou.

Não a deixe de estepe

Ninguém gosta de incerteza. Os homens muitas vezes deixam o relacionamento de uma maneira instável, com palavras que indicam a possibilidade de escolher as coisas novamente no futuro. Acabou? Não? Ninguém sabe.

Apesar de frases como: “Talvez no caminho”, ou “Mas não agora”, pode parecer uma maneira mais gentil de terminar, elas são realmente muito crués se não são uma representação exata de seus sentimentos. Pode parecer brutal, mas se você não ver que a relação vai a algum lugar, não deixe sequer um vislumbre de esperança quando você rompê-la.

Se você não for claro, a sua parceiro pode pensar que você está simplesmente querendo uma pausa, que as coisas virão por aí quando você teve um pouco de tempo para esfriar a cabeça. Ela vai passar o tempo esperando por você para passar a sua “fase” durante todo o tempo que você está querendo chegar longe, muito longe. Seja justo com sua parceira cortar os laços completamente para que ela possa continuar com sua vida e você possa ir em frente com a sua.

Como vocês terminaram seus últimos relacionamentos? Foi fácil ou difícil? Compartilhem as experiências com outros leitores que estão passando por este dilema abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário