Como lidar com um namoro durante o intercâmbio?

Em Comportamento por André M. Coelho

Sua namorada está prestes a embarcar em uma aventura que muda a vida, indo para o estrangeiro com o passaporte na mão e um espírito de aventura. Ela pode estar à procura de aulas de idiomas ou já se matriculou em um programa de intercâmbio para poder se aclimatar a um ambiente estranho. O mesmo pode acontecer contigo, se for você fazendo esse intercâmbio. Mas o namoro sobrevive ao intercâmbio? Como lidar com o namoro durante o período do intercâmbio?

Namoro sobrevive ao intercâmbio, mas uma visita ou duas não faz mal a ninguém

Se você e sua namorada podem arcar com os custos, este deve ser o número um em sua lista quando se trata de sustentar um relacionamento de longa distância. Especialmente se você está estudando no exterior um pouco mais perto de casa, em países latinos, se certifique de que você poderá visitar a pessoa amada uma ou duas vezes durante o prazo do intercâmbio.

Leia também

Queremos enfatizar a importância da visita, já que não se trata apenas de ver um ao outro novamente. Você quer que seu par seja capaz de contextualizar sua experiência no exterior, e você fazendo a viagem terá um gostinho do que é a viagem.

Se você conhecer os amigos dela no exterior, então eles podem encaixar melhor nas histórias que ela vai te contar. Se sua namorada tem um novo restaurante favorito, você será capaz de visualizar onde ela está passando o tempo livre durante o intercâmbio..

Você quer ser capaz de falar sobre o que aconteceu ao longo do dia e essas histórias serão compreendidas muito mais facilmente se você puder imaginar exatamente onde tudo está ocorrendo. Não só isso, mas eles vão se sentir mais incluídos no que pode ter sido de outra forma uma experiência muito solitária. Você precisa ter certeza de que ambos criam um espaço para a outra pessoa em seus mundos separados e uma ótima maneira de realizar isso é se encontrando durante o intercâmbio..

Relacionamentos durante o intercâmbio

Lidar com o intercâmbio não é algo tão fácil. Fazer o namoro sobreviver ao tempo longe é um esforço que vai exigir muito do casal, mas pode funcionar e fortalecer ainda mais o relacionamento. (Foto: The Huffington Post)

Evite terminar o namoro no intercambio estabelecendo confiança entre as partes

Este é um dos maiores desafios de qualquer relacionamento de longa distância. A confiança já pode ser difícil quando você está na mesma cidade, muito menos quando a outra pessoa está do outro lado do mundo. Se você está entrando em um relacionamento de longa distância, então certifique-se de que você já tem uma base estável de confiança. Mantenha a honestidade fluindo e não esconda nada. Pense que você deverá ser capaz de olhar para trás e saber que seu amor era forte o suficiente para sobreviver.

Se você está tendo um flerte com outra pessoa ou se você suspeita que seu parceiro está fazendo isso, então abre espaço para esse diálogo. Discuta o assunto juntos e decida se o relacionamento é mais importante do que a tentação. As possibilidades são de que você está apenas solitário, deseja afeição física, e sente falta de estar fisicamente um com o outro. Nada vai estragar sua auto-estima e confiança mais rápido do que a dúvida e a única maneira de matar a dúvida é cultivar a transparência.

Ela vai fazer intercâmbio, e agora? Comunicação é chave

O tempo no exterior deve ser aproveitado explorando novos hobbies e atividades, saindo com novos amigos de estudo no exterior e indo em aventuras para as áreas vizinhas. A comunicação regular com seu par é importante, mas definitivamente o casal deve se certificar de que não gastam todo o tempo conversando só entre vocês. Isso vai fazer com que a pessoa no intercâmbio perca oportunidades de aproveitar o lugar do intercâmbio, reduzindo bem o valor da experiência.

Ao mesmo tempo, enquanto estiver no exterior, vai ser fácil ficar preso em uma nova vida. A pessoa estará cercada de pessoas novas, experimentando novos alimentos e mergulhando em uma nova cultura, e vocês podem acabar perdendo de vista o relacionamento. Tentem lutar contra isso, arrumando um tempo para sua namorada quando você sabe que não vai ter outra atividade planejada.

Programe um horário regular, quando ambos largam o que estiverem fazendo para se contatarem. Certifique-se de que você está preparado para os fusos horários, programando bem os contatos. Especialmente se você estiver em uma área onde o acesso ao WiFi é difícil de encontrar ou de má qualidade, certifique-se de seu par entende isso e não fica chateado quando a internet ruim é a culpada pela ligação não atendida.

Independentemente de quantas vezes vocês se falam, você precisará passar algum tempo em seu relacionamento e manter as linhas de comunicação aberta. A última coisa que você quer fazer é causar ressentimento, quer porque a outra pessoa se sente negligenciada ou porque você sente que você está sendo impedido de ter uma boa relação.

Intercâmbio de casal: paciência e compreensão ajudam bastante

Mesmo que vocês estejam apaixonados ou, pelo menos, gostem muito um do outro, vocês podem encontrar-se em um desacordo ou até mesmo uma discussão acalorada durante o tempo no exterior. Embora discussões seja algo normal e até mesmo saudável para um relacionamento, você pode perceber que as brigas de longa distância são um jogo totalmente diferente. Adicione a isso os problemas de comunicação que a distância causa, e você tem a receita certa para atrapalhar qualquer relacionamento de longa distância.

Você precisa perceber o que começou a discussão, pois a briga pode estar acontecendo apenas por vocês estarem separados. Você precisa perceber quem começou a discussão, e a sua briga pode realmente ter derivado de um simples mal entendido ou estar enraizada na frustração do casal estar separados. Sempre que você encontrar-se irritado, respire fundo e conte até dez. Não desligue na cara da outra pessoa, pois isso só vai piorar o problema.

Tente ser justo quando você está brigando e não recorra a xingamentos. Em vez de levantar a sua voz ou gritar, tente acalmar-se, fazer uma pausa e ligar de novo depois de dez minutos, ou apenas tome um momento para si mesmo, enquanto ainda conversando com a outra pessoa.

Trabalhe em expressar-se claramente, articuladamente, e reconhecendo quando o problema é realmente a distância. Explique o que é que está perturbando você em vez de culpar a outra pessoa. Esperemos que isso ajude a evitar que a briga se torne algo desagradável..

É difícil resolver uma briga quando você não pode fisicamente segurar uma pessoa ou beija-la. Talvez você precise pensar em outras maneiras de mostrar que você perdoou ou foi perdoado. Talvez melhorar sua expressão verbal de afeto ou até mesmo enviar uma boa carta de amor funcione. Seja criativo e tente lembrar que, apesar de quaisquer diferenças, esta pessoa é muito importante, e você quer manter o relacionamento a distância funcionando.

Namorada fazendo intercâmbio: use a tecnologia a seu favor

Utilize a tecnologia porque ela permitirá que você se sinta mais conectado. Se ambos tiverem smartphones, use o WhatsApp, o Skype, o FaceTime, o Facebook, os Hangouts do Google ou qualquer aplicativo que você preferir para permanecer conectado.

Isso permitirá que você não apenas converse espontaneamente ao longo do dia e compartilhe piadas ou momentos importantes quando eles acontecem, mas vocês também podem ver um ao outro se você fizer uma chamada de vídeo. Isso irá ajudá-lo a lembrar com quem você está e por que você está mantendo esse relacionamento.

Mantenha interesses compartilhados para fazer a relação funcionar

Se você quiser manter seu relacionamento de longa distância, vocês precisam manter interesses semelhantes. Tenham algo em comum que continua a ser uma força vinculativa em seu relacionamento. Não percam a capacidade de crescer como um casal e experimentar a vida como uma unidade amorosa.
Assista a um filme juntos pela internet ou por videochamada e depois finja que vocês tiveram um encontro. Leiam e recomendem livros uns aos outros. Tirem fotos de suas refeições cozidas e ajam como se vocês tivessem as preparado juntos. Não perca oportunidades de tornar os momentos a sós em momentos a dois.

https://youtu.be/MdwONQRMO3Y

Seja espontâneo enquanto ainda no intercâmbio

Só porque seu parceiro está em outro país não significa que você não possa ser espontâneo e amoroso. Peça flores para serem entregues, envie pacotes de presentes ou até mesmo apenas cartas. Dê-lhes pinturas, poemas, ou grave um vídeo de você dizendo algo doce para que ela acorde com um lindo presente de você.

Conseguir algo tangível da outra pessoa reforça que seu relacionamento é real e sólido. Especialmente com um pouco de ajuda da tecnologia, não há desculpa para que você não continue com esses gestos pequenos, mas significativos e que manterão seu relacionamento saudável, excitante, e os dois ansiosos para se verem novamente.

Mantenha o relacionamento forte!

No final, lembre-se de tentar não ficar muito preso em sua outra parte. Um relacionamento saudável é aquele em que cada parceiro encoraja o outro a ter suas próprias paixões e interesses. Se você está passando por choque cultural ou experimentando choque cultural no exterior, ter um parceiro apoiando pode fazer toda a diferença.

Enquanto seu relacionamento deve ser um meio de apoio, não deve ser o que impede você de viver no momento e no lugar que você está fisicamente. A longa distância torna tudo mais difícil, mas pode ser uma experiência gratificante, especialmente quando vocês se reencontrarem.

Pense em ser capaz de olhar para trás em seu tempo distante e saiba que seu amor era forte o suficiente para sobreviver. Se você puderam continuar juntos mesmo com a separação, vocês podem permanecer juntos mesmo com muitos outros obstáculos da vida.

Como você mantém ou manteve seu relacionamento durante um intercâmbio? Quais dicas daria para quem vai passar por essa situação?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário