Como controlar o ciúme?

Em Comportamento por André M. Coelho

Eu conheci algumas pessoas muito ciumentas na minha vida. Para ser perfeitamente honesto, eu não consigo pensar de qualquer um deles que tenha acabado sendo verdadeiramente feliz ou bem sucedido. O ciúme tem uma maneira de destruir tudo na frente dele sem respeito. Eu posso livremente admitir que eu não sou uma pessoa ciumenta e eu sinto que tem muito a ver com o fato de que eu me concentrar mais no que eu faço do que o que os outros fazem. Eu acredito que eu poderia ser uma pessoa ciumenta, se eu não tivesse esse controle sobre mim mesmo. Afinal, eu sou uma pessoa muito competitiva que prospera na adversidade. Eu pareço ser o ajuste perfeito para ter tendências ciumentas, mas eu não sou. Aqui estão algumas dicas que eu vivo por que eu acredito que podem fazer uma diferença significativa em controlar seu ciúme:

Leia também

Concentre-se em suas qualidades

Eu passo mais tempo pensando sobre o que eu fiz certo do que o que eu fiz de errado. Todos nós temos os nossos defeitos, com certeza. Mas por que deveríamos ser lembrados deles constantemente? Eu sou uma pessoa muito positiva, vou olhar para o copo meio cheio. Não vejo problemas, eu vejo oportunidades. Eu sinto que ser positivo e sempre olhar para o lado positivo ajuda muito a evitar sentimentos de ciúme. Ciúme prospera em emoções negativas, de modo que tirar a negatividade fora da equação o seu ciúme mal consegue sobreviver. Você é a melhor pessoa posicionada para saber o que você está fazendo certo. Portanto, é também a melhor pessoa para se lembrar de tudo o que é positivo sobre você. Não conte com os outros para fazer isso por você, porque você não pode garantir que vai ser sempre o caso. Se eu acho uma falha minha, eu penso nisso em termos do que eu posso fazer para melhorá-la. Eu nunca me debruço sobre qualquer coisa negativa sobre mim, eu sinto que é um grande desperdício de tempo, e uma armadilha para afetar outras emoções, como o ciúme neste caso. Reflita um pouco pelos seus erros, corrija-os e siga em frente!

Ciúmes

Desde pequenos, os ciúmes podem tomar conta da sua vida e deixá-lo cego às verdadeiras coisas importantes em uma relação. (Foto: divulgação)

Não se compare

Uma das principais razões pelas quais as pessoas sentem ciúme, é que eles se comparam a outras pessoas e o que elas têm. Somos todos indivíduos completamente originais, e uma vez que você compreende totalmente esse conceito, você vai perceber que a comparação é inútil. Nós todos temos coisas que os outros não têm e vice-versa. A combinação do que temos e o que não temos é única. Agora, você pode aspirar a ter algo ou ter uma determinada característica de outra pessoa. Isso geralmente é um sentimento positivo, o que desencadeia o movimento e melhorias. Ciúme provoca paralisia, e é aí que está a diferença. Você não pode ser outra pessoa, e deve se concentrar em ser o melhor “você” possível.

Lembre-se das conseqüências

Que bom que já saiu de ser ciumento? Não consigo pensar em apenas uma coisa boa. Mas, geralmente, o ciúme só deixa um rastro de dor e decepção. Por que permitir-se sentir desta forma, se nada de bom vem disso? Trata-se de estar no controle de sua própria mente. Eu sei que o ciúme é uma emoção difícil de controlar. É por isso que você precisa lembrar-se de todas as coisas ruins potenciais que podem resultar de expressar esse ciúme. Está não apenas te trazendo para baixo por estar com ciúmes, mas as chances grandes de você estar afetando outras pessoas também. Você realmente quer ser a raiz de uma experiência negativa para as pessoas ao seu redor? Pense nas conseqüências, logo que o seu ciúme crescer de modo que você não possa mais facilmente domá-lo.

Ciúmes nas relações

Se você não aprender a relaxar, você nunca será capaz de ter um relacionamento que te complete. (Foto: medixstaffingsolutions.blogspot.com)

Avaliar o seu estilo de vida

Um amigo meu me disse uma vez que seus caminhos ciumentos desapareceram completamente depois que ele mudou seus hábitos alimentares saudáveis ​​em uma direção. Achei isso muito fascinante. Dê uma olhada em seu modo de vida. Talvez a fonte de seus ciúmes residem no fato de que você não tem uma dieta adequada, não faz exercícios suficientes ou não tem um hobby construtivo. Falta nessas áreas pode ter efeitos graves sobre a sua psique. Fazer atividades que te fazem feliz e se sentir bem só irão aumentar o meu primeiro ponto de vista sobre se concentrar no que é bom sobre você. Se você está deprimido em sua casa, comer fast food e sentir pena de si mesmo, as chances são de que seu potencial para ser uma pessoa ciumenta será muito maior.

Canalize o seu ciúme em motivação

Em vez de deixar o ciúme comer você, pense no que você pode fazer sobre isso. Não demore indefinidamente os sentimentos de ciúme, eles vão fazer você ficar louco e irracional. Concentre-se em uma forma construtiva para direcionar a energia que você está expressando devido a esta emoção de ciúmes em algo do qual você possa se beneficiar. Permita o ciúme motivá-lo a ser uma pessoa ainda melhor do que você é. Deixe-o empurrá-lo para melhorar a si mesmo. Em vez de deixar o ciúme destruir você, você vira o jogo e ele irá fazer o trabalho para você. Você vai logo perceber que o ciúme vai se transformar em aspirações, que podem ser a sua vantagem. Canalizar o seu ciúme em algo que pode motivá-lo a mudar, melhorar ou crescer é uma maneira maravilhosa de ganhar o controle sobre ciúme.

Eu tenho visto tantas pessoas perderem tanto por causa dos ciúmes saindo do controle. Vejo também que é muito comum aqueles que justificam seus ciúmes das mais diversas formas ao invés de tentar mostrar para a pessoa com quem estão suas qualidades e se ela não quiser, que parta para outra. Afinal, o mais importante em uma relação é estar com alguém que te queira, não alguém que está procurando outra pessoa. Seja feliz e assim, controle melhor os seus ciúmes.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário