10 dicas de estilo para homens de todas as idades!

Em Comportamento por André M. Coelho

Homens podem ter estilo em qualquer idade. Não estamos falando apenas das roupas que usam, ou da personalidade destes homens. Estamos falando de um conjunto de características que tornam um homem um indivíduo único, que marca todos aqueles que estão ao seu redor. Que deixa sua assinatura por onde quer que passa. Seja quem você for, e em qual idade esteja, o homem pode ter estilo, e poucas dicas, seguidas com cuidado, tornam esse estilo cada vez mais marcante.

Estilo masculino: tendências passam, estilo não

Uma tendência de moda masculina vai passar. O estilo, não. Ao não deixar as tendências ditarem seu estilo, você terá mais personalidade, será atemporal. Deixará de seguir modismos e deixará sua marca como homem moderno.

Leia também

Estilo masculino significa escolher com inteligência

Ter estilo significa que cada peça de roupa e acessório parece ter sido meticulosamente escolhido antes de ter sido colocado em seu corpo e depois, parece que simplesmente foram esquecidos ali. Existem muitos homens sem estilo que passam horas colocando roupas e depois, mais horas depois que saem se arrumando, ajeitando cabelos. Isso não é ter estilo, isso é ser inseguro.

Comportamento e estilo masculino: dois lados da mesma moeda

Não adianta querer ter estilo sem um comportamento apropriado. O homem estiloso é aquele que respeita os outros, é cavalheiro, e não apenas se veste bem. Estilo, como dissemos, é uma combinação de vários elementos, não apenas um ou outro. Porém, sem um comportamento adequado, nenhum homem terá estilo, não importa a idade que tenha.

Como ter estilo

Uma boa roupa faz parte de um bom estilo, mas sem um comportamento que acompanhe, não dá pra ser um homem estiloso. (Foto: fashiondesignlist.com)

Simplicidade é o melhor jeito de ser estiloso

Ao invés de se arriscar com complicações no estilo, vá pelo que é simples. Geralmente, ir pelo simples significa optar pelo que é clássico, o que funciona já através dos séculos. Por exemplo, combinações entre o preto e o branco sempre funcionam, bem como certas normas de cortesia, como abrir as portas para mulheres, se levantar da cadeira quando chegarem novos convidados, etc.

Adapte um estilo a você, e não o contrário

Muitos homens acham que para ter estilo, é preciso seguir às normas ditadas por um ou outro guru da moda, o que é um grande erro, principalmente quando esses gurus te falam para seguir o estilo de uma outra pessoa. O estilo tem que ser adaptável a você mesmo, à sua personalidade. Senão, não será um estilo mas sim, uma tendência da moda. Seja você mesmo antes de formar seu estilo.

Mantenha-se atualizado com as tendências de comportamento e da moda

Não ter que seguir as tendências para ter estilo não significa que você não precise acompanhá-las. É necessário se manter atualizado também do comportamento das pessoas, para não cometer gafes e saber o que está acontecendo no mundo. Um estilo que não admite atualizações é também um estilo ruim, que será ultrapassado, antiquado, e não terá sucesso em torná-lo um homem único.

Se você precisa fazer algo que não gosta para ter estilo, repense!

Existem coisas que temos de mudar não por opção, mas por necessidade. Há outras coisas que mudamos por capricho. Outras que mudamos apenas para agradar aos outros. Esse último tipo de mudança é o pior tipo, principalmente para quem quer ter um estilo próprio: mudar para agradar aos outros não funciona. Você vai mudar um pouco e depois de algum tempo, voltar ao normal, ou se sentir muito infeliz. Mude seu comportamento ou seu jeito de ser não porque outros queiram, mas porque você quer mudar. Só assim você vai ter um estilo próprio.

Pode parecer mais novo, mas não mude sua mentalidade por isso!

Não tente parecer 30 anos mais jovem usando bermudas e shorts de futebol de várzea rasgados e chinelo de dedo. Ao mesmo tempo, não mude seu comportamento por causa da sua roupa. É triste ver um homem de 50 anos falando como um adolescente de 15. Pode até parecer mais novo, mas tome atitudes de um homem, não de um adolescente.

Aprenda a ouvir melhor para ter mais estilo

Sim, e ouvir significa assistir vídeos sobre moda, escutar o que suas amigas tem a dizer sobre seu comportamento e suas escolhas de estilo, buscar entender melhor as coisas antes de formar uma opinião. Afinal, homem tem uma tendência a formam opiniões sobre tudo, mas escutar antes de formar a opinião é que é a parte difícil.

Envolva-se em construir um estilo próprio

Ter um estilo não é uma tarefa fácil, independente da idade. Mas ao se envolver na tarefa, você vai adquirir a experiência necessária e o conhecimento para uma identidade única, para marcar todos que realmente importam para você.

Como você construíram seu estilo ao longo dos anos? Quais dicas de estilo vocês tem a dar para quem tem a idade de vocês? Compartilhem nos comentários suas dicas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário