A melhor idade para se ter filhos

Em Saúde por André M. Coelho

Estudos comprovaram que aqueles que esperam para ter filhos mais tarde tem mais chances de ter filhos que envelhecem lentamente e com maior resistência a doenças em momentos mais tardios em vida. Mas a decisão de esperar para ter filhos pode ter pontos negativos que não compensam essas vantagens.

Quando você é muito jovem, aos 15/16 anos, seu corpo ainda produz um esperma muito novo, carregando alguns problemas genéticos que podem causar abortos naturais e outros problemas. Ao chegar nos 30, a testosterona começa a cair e pela metade dos seus 30 anos mutações começam a ocorrer em seu DNA pois, em algum momento na produção dos seus milhões de espermatozóides, a chance de que na replicação haja um erro aumentam, surgindo assim falhas genéticas. O envelhecimento e tais defeitos aumentam os riscos de que você tenha uma criança com autismo aos 30 anos. A chance de seu filho nascer com esquizofrenia duplica aos 30 e triplica aos 50. Chegando aos 40, a chance de que ele tenha bipolaridade, epilepsia, câncer de próstata ou de mama também cresce consideravelmente. E a partir dos 50, há 4 vezes mais chances de que o bebe nasça com síndrome de Down.

Leia também

Relações familiares

Um momento de calma e tranquilidade entre um pai e um filho. Mas, para que esse momento seja possível, pensar não apenas quando, mas como ter um bebê faz a diferença. (Fonte: goodmenproject.com)

Vale lembrar que alguns relógios biológicos correm mais rápido do que o de outros. Aquela barriguinha de chopp vai ajudar a deteriorar seu corpo mais rápido. “O que é ruim pro coração, ruim pro seu ‘amigão'”, sendo isso válido também para os fumantes.

É totalmente possível ter um filho saudável aos 40. O recomendado, seria que no seus quase 30 você começasse a pensar e se planejar pro filhote. A diferença de idade pode também ser explorada positivamente. Pode separar vocês ou aproximá-los. Entramos na questão do respeito mútuo e na forma que vai criar seus filhos. Acima de qualquer decisão sobre a idade, o planejamento é a decisão correta, levando em conta ambos os lados da relação. Se sua esposa planeja uma grande e longa viagem ao exterior, vocês não terão tempo para cuidar do bebê. O mesmo vale para aquele projeto na África do Sul que seu chefe pediu para estar pronto e operacional em menos de 6 meses.

A conclusão que chegamos é que a pergunta quando ter um filho envolve muito mais questões do que apenas a idade certa. A escolha da sua companheira, o planejamento, os cuidados com sua saúde, o exemplo que você deseja ser. Cabe a você e a pessoa certa em sua vida para que tomem o caminho conjunto, criando um ambiente vivo, saudável e confortável para o bebê.

E quando ele chegar, não há nada melhor a fazer do que curtir os momentos inesquecíveis com sua criança e simplesmente, ser feliz.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário