Você tem mesmo um estilo próprio de vestir?

Em Comportamento por André M. Coelho

Ao longo dos últimos anos, escrevemos no blog como se vestir melhor. Mas algo que não abordamos é a mentalidade necessária para a realização de mudanças no estilo e aparência.

Mudar não é tão fácil assim

A maioria dos homens está pronto para a mudança, mas muitos sequer sabem como começar. Eles sabem que querem transformar sua aparência exterior, eles sabem que querem melhorar o seu estilo pessoal, mas eles não tem certeza sobre como o processo vai funcionar e se a transição será bem sucedida.

Alguns podem dizer que é porque os homens são resistentes à mudança, mas é simplesmente um absurdo pensar isso. Homens gostam de viajar e experimentar novos alimentos, comprar carros e casas novas, mudar nossas relações de namoro, casamento, e assumir o papel de pai para nossos filhos. Nós abraçamos as mudanças, e em muitos casos, nós as procuramos. Não, o verdadeiro problema não é a mudança

Leia também

O problema é o mal-estar que sentimos durante a transição. E quanto mais tempo este período de transição leva, mais difícil é para instituir uma mudança permanente.

Como ter meu próprio estilo?

A chave para o sucesso em renovar sua aparência pessoal é fazer com que o período de transição seja o mais simples possível, montando seu estilo forte e único. Você vai mudar a forma como você se apresenta para o mundo e finalmente, trocar aquele estilo que você construiu pelas roupas que seus pais escolheram para você e entender que as calças largas da sua adolescência não são um estilo único, mas a pura e simples preguiça.

Assuma o compromisso de mudar o seu estilo pessoal

Quando tiver a certeza que pretende intensificar o seu estilo pessoal, assuma um compromisso para esta mudança. Compromissos são feitos de várias maneiras, mas uma das mais poderosas é quando um homem diz verbalmente a pessoas próximas o que pretende com a mudança. E não se limite a sua esposa/namorada: o compromisso se torna mais provável de ser cumprido quando você deixa seus amigos cientes, e fazer um compromisso escrito com uma data definida pode mais do triplicar as possibilidades. É claro que há o risco de não atingir o seu objetivo, mas isso é toda sua motivação aqui: o fato de que nós nos esforçamos para ser coerente com a nossa palavra.

Seja específico sobre como você vai reconstruir o seu estilo

Ao refinar a sua apresentação pessoal, você precisa ter um plano e saber exatamente como vai fazer para a mudança acontecer. Procure eliminar excessos, estabelecendo os detalhes passo-a-passo que compõem o seu plano de ação. Inclua o tipo exato de peças de vestuário, que ordem você vai adquiri-las, e quanto você está disposto a gastar. Inclua também quais tratamentos de beleza você possa precisar, como por exemplo sabonetes para tratar oleosidade da pele ou medicamentos para tratar acnes e espinhas.

Entenda suas necessidades e não subestime a importância de educar-se sobre moda masculina. Além do grande conteúdo em blogs e revistas especializadas, você pode encontrar consultores de estilo em faculdades de moda a preços bem acessíveis para te ajudar nos primeiros passos.

Como construir seu próprio estilo

Conhecendo melhor seu próprio estilo e estando disposto a mudar o que está ruim, você dá um importante passo a se tornar um homem de verdade. (Foto: www.kinowear.com)

Elimine barreiras à mudança

Muitas vezes nós sabotamos nossos esforços para instituir a mudança. Ao olhar para vestir melhor, remova pequenos obstáculos que podem te enganar. Consulte um caminho que aumenta a viagem e torna o processo simples. Alguns exemplos simples:

Reforce seus pontos positivos e incorpore algo exclusivo para você

Construa o seu estilo pessoal em seus pontos fortes e incorpore aspectos do estilo que o farão verdadeiramente seu. Você é um grande fã de um time de futebol? Procure uma combinação de cores do seu time em sua jaqueta esporte. Você se sente inspirado pela cultura do skate? Combine ternos com tatuagens estratégicas à mostra. Pode ser que as primeiras combinações do estilo fuleiro com o novo estilo não sejam bem sucedidas, mas o ensaio e erro te ajudará a criar o estilo próprio verdadeiro.

Mude a sua mentalidade

Logicamente sabemos que se vestir profissionalmente leva a primeiras impressões mais fortes e positivas. Emocionalmente no entanto, resistimos às mudanças de estilo porque estamos preocupados em como os nossos colegas vão reagir a nossa aparência mais estilosa. Na maioria das vezes, a emoção vai ganhar a batalha. A chave, então, é usar a emoção para mudar a sua mentalidade.

Embora a decisão possa ser baseada na lógica, amarre-a a uma âncora emocional para criar uma tração muito mais poderosa e consistente. Exemplo: em vez de se vestir com estilo para aumentar suas chances de uma promoção, vista-se bem porque você quer que sua esposa e seu filho enxerguem a maneira como você vê a si mesmo, como um líder com grande potencial. O estímulo de se vestir como um exemplo positivo para a sua família é mais poderoso do que o de um potencial aumento de salário.

É só o começo

A parte mais difícil para muitos de nós está apenas começando. Vamos esperar, analisar, e depois esperar um pouco mais. Mas entenda que não tomar uma decisão é em si mesmo uma escolha. O importante é tomar uma ação consciente, com um cronograma de quando uma decisão tem de ser feita. É difícil perceber que nosso estilo não é próprio, mas copiado e reproduzido anos a fio. Mas a partir do momento que reconhecemos isso, podemos agir e melhorar consideravelmente nossa vida.

Considerações Finais

Transformar sua aparência pessoal não é especialmente difícil. O que torna difícil é a nossa falta de vontade de abordar a transição clinicamente. Uma vez que você se compromete a ser menos fuleiro, você está dando o primeiro passo rumo à maturidade e a se tornar um homem melhor.

Compartilhem suas histórias nos comentários e ajudem outros fuleiros a enxergarem o lado bom da força!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário