Muto difícil ficar sexy em uma roupa de hospital. Então, você precisa ter certeza de que todo esse esforço que você está colocando na academia tem como resultado a construção de uma melhor saúde e não sua destruição. Basta perguntar a qualquer educador físico sobre os riscos do CrossFit e eles irão versá-lo sobre as lesões que vem ocorrendo por conta de desconhecimento e prática errônea desta técnica.

O pior de tudo é que o Crossfit não é o único regime de treino popular que tem alguns críticos para questionar sua segurança. E, embora quase todo o treino possa ser ineficaz ou até mesmo perigoso se realizado de forma incorreta, os exercícios de musculação abaixo têm sido citados como particularmente perigosos.

P90X e Insanity

Como o CrossFit, críticos dessa rotina de exercícios de alta intensidade afirma que este pode levar à tensão do tendão, e mais prejudicial ainda, uma condição chamada Rabdomiólise, em que as toxinas dos tecidos musculares entram em e são liberadas na corrente sanguínea, danificando os rins. Ao contrário de CrossFit, porém, que é geralmente realizado em uma academia ao lado de instrutores (ou, pelo menos, outros participantes), P90X é largamente centrado em uma série orientada por um DVD, o que significa que é feito muitas vezes em isolamento em casa. Isso significa, é claro, que há ainda mais responsabilidade por parte do exercitador de ter cuidado e não deixar de ter um acompanhamento médido profissional enquanto faz qualquer rotina de exercícios.

O Insanity é um treinamento considerado um pouco mais “leve” do que o P90X, mas é também orientado da mesma forma: um DVD, exercícios de alta intensidade feitos em casa. É interessante observar no DVD que o instrutor reforça sempre a necessidade de checar a frequência cardíaca e obter a orientação de um médico. No meu caso, eu tinha orientação de uma fisioterapeuta e médico e mesmo assim, acabei piorando uma lesão antiga que eu tinha. Vale o cuidado dobrado sempre que fizer exercícios em casa.

Kettlebells

Há algo de inegavelmente divertido em ficar balançando essas coisas pesadas, com aparência de uma bigorna misturada com uma bola de canhão. Mas de acordo com educadores físicos norte americanos, o uso indevido do kettlebell pode levar a ferimentos graves nas articulações em todo o corpo. A diversão em balançar esses pesos, na verdade, pode ser o que torna o exercício especialmente arriscado: cada movimento precisa ser praticado e controlado, e tentar pegar mais peso do que você deve ou focar muito em um tipo de exercício com o kettlebell pode ser particularmente perigoso.

Varie sua rotina com a orientação de um profissional e inclua o kettlebell espalhado pelas suas rotinas de exercícios, de forma a dar um tempo para seus grupos musculares descansarem. E não se esqueça: mantenha sempre a forma correta para todos os exercícios.

Cuidados para evitar lesões

Se você não respeitar seus limites e não buscar ajuda profissional para organizar seus exercícios, lesões podem acabar com seus planos de um corpo perfeito. (Foto: www.muscleandfitness.com)

Ioga quente

Se manter em poses estressantes em uma sala aquecida a 40 graus te deixa preocupado, você não é o único. Existe uma onda no ocidente de variar a Ioga de tantas formas diferentes que já vi e ouvi várias pessoas afirmando teses opostas sobre como esta série de exercícios funciona.

A versão tradicional da Ioga e até a chamada Power Ioga já receberam bastante mídia e pesquisas comprovando seus prós e contras. Mas um fisiologista norte americano especializado em esportes disse que há muito pouca pesquisa sobre a ioga quente e o que está disponível foi mal feito. Há suspeitas de riscos que incluem insolação e infecção, uma vez que as condições para um estúdio de ioga quente também proporcionam um criadouro ideal para os germes. Essa nova tendência da Ioga pode até não ter chegado na sua cidade, mas pode esperar que em breve estará por aí.

Box Jumps

Na verdade, esta rotina de musculação parte de algumas rotinas de CrossFit. Os Box Jumps consistem em saltar para sobre uma caixa. E esta rotina pode colocá-lo em risco de lesões no tendão de Aquiles. Embora os especialistas sugerem que descer escadas, em oposição a saltar degraus poder reduzir significativamente o risco para o seu tendão de Aquiles, uma pesquisa no Google de “Tendão de Aquiles box jumps” pode ser o suficiente para te fazer pensar suas vezes sobre esta rotina de exercícios.

Treino de maratona para perda de peso

Conquistando 42 quilômetros é um objetivo digno e uma enorme realização, mas alguns especialistas sugerem que tentar correr uma maratona como um meio para o fim de perder peso é uma má ideia. Pessoas despreparadas e fora de forma podem ser deixadas com ferimentos graves nas articulações inferiores se não estão prontos para o estresse físico. O melhor a fazer, segundo alguns profissionais da área, é perder peso e, em seguida, treinar para uma meia maratona, não para fazer o último como um meio para o primeiro. Depois com um melhor preparo, você poderá se arriscar em uma maratona, sempre com orientação profissional e médica.

Considerações Finais

Se você percebeu, todos os exercícios que citamos aqui não foram criados por profissionais. Estes exercícios de musculação são partes de produtos (no caso dos Box Jumps, Insanity e P90X), são partes de propagandas de revistas de saúde (quem nunca viu casos em revistas contanto de pessoas que usaram o treino de maratona para perder peso?), produtos mau usados (Kettlebells) e marketing barato para vender serviços (Ioga Quente). Dá pra entender a popularidade destes exercícios e não podemos criticar cada um deles sem base científica, assim como também não podemos recomendar de olhos fechados.

O tradicional muitas vezes pode não ser muito atraente, mas é o mais eficiente e seguro principalmente para quem está começando. Vale a pena seguir a rotina de uma consulta médica, acompanhamento com nutricionista, orientação de um educador físico e mais antes de começar qualquer rotina de exercícios que seja.

E se você tiver qualquer dúvida, deixe suas perguntas nos comentários. Estamos aqui para ajudar vocês.

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