Correr é uma das atividades físicas que vem ganhando cada vez mais adeptos. E não é difícil de entender o porquê. Além de ser um exercício aeróbico muito saudável, os custos que envolvem a prática desse esporte são muito baixos quando comparados com outros. Contudo, não é por que isso ele não exija cuidados e atenção na hora de praticar. A corrida envolve gasto de energia, impacto, aumento do metabolismo, dentre outras coisas, que merecem atenção.

Abaixo listamos 21 dicas importantes para quem deseja iniciar a praticar esse esporte e válido também para quem já é praticante. Afinal você pode ter deixado algo passar! Boa corrida.

Competição de corrida na rua

Corredores competem na rua

    1. Faça uma avaliação física antes de começar. Você pode encontrar esse serviço em alguns hospitais.
    2. Obtenha informações com um profissional, um educador físico de preferência.
    3. Comece caminhando pelo menos nas duas primeiras semanas.
    4. Use um tênis confortável que seja equipado com sistema de amortecimento.
    5. Especialistas indicam que o ideal é começar a correr em esteira, pois assim você pode controlar a velocidade.
    6. Não tente começar correndo no primeiro dia. O resultado é progressivo e logo você estará correndo mais tempo e mais rápido.
    7. Evite correr entre 12h e 15 ao ar livre. O sol é muito forte e prejudicial à saúde nesse horário.
    8. Os braços devem ficar dobrados sempre a 90 graus para um postura adequada.
    9. Tente manter sempre os pés juntos do solo, assim o impacto diminui. Seus joelhos e tornozelos agradecem.
    10. A velocidade correta poderá ser sugerida por um profissional levando em conta sua avaliação física e objetivos com o treino.
    11. O som dos passos deve ser o menor possível. O baixo barulho significa que o impacto está sendo menor também.
    12. Corra ouvindo música que você gosta. Sua concentração tende a aumentar dessa forma.
    13. Durma pelos menos oito horas no dia anterior a corrida. Seu corpo deve estar descansado.
    14. Coma carboidratos antes da corrida para ter força e proteína logo após.
    15. Arrume amigos que queiram compartilhar uma corrida com você. Vocês podem combinar de almoçar logo depois, por exemplo.
    16. Fique atento ao solo que você está praticando corrida. Buracos e desnivelamentos, por exemplo, são prejudiciais a boa prática do exercício. Asfalto não é recomendado para iniciantes.
    17. A inclinação correta do corpo não deve ser perpendicular ao solo. Fiquei levemente tombado para frente.
    18. Cuidado com a velocidade. Tente, no início, manter um velocidade constante.
    19. Respire bem. Nas primeiras semanas, o praticamente pode encontrar dificuldades de respirar após alguns minutos de corrida. A maneiras corretas de se respirar nessas situações que podem ser esclarecidas por um profissional.
    20. Se sentir muito cansaço, não arrisque. Diminua a velocidade ou comece a andar.
    21. Não se esqueça de alongar, antes e depois do treino.
Tenis para correr

Escolher um bom tênis é importante para a corrida

Com todas estas dicas, você já está se preparando para fazer uma corridinha após o trabalho? Vida saudável vicia… é só começar!

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