Unhas decoradas para homens! Onde fazer?

Em Pés e mãos por André M. Coelho

A decoração de unhas é o mais recente exemplo da criatividade pessoal nos salões de beleza e passarelas. Assim como no caso das maquiagens, essa arte está agora atraindo homens.

Qual a origem das unhas decoradas?

É mais um daqueles tipos de arte que soam modernos, mas, na verdade, remontam à antiga arte de civilizações antigas. Hoje, devido à variedade de esmaltes comerciais, géis, extensões para unhas e tratamentos de manicure especializados, a decoração de unhas para homens é um grande negócio. E já que as unhas crescem a uma taxa média de 3 milímetros por mês (mais rápido no tempo quente), elas precisam de tratamento regular. Decoração nas unhas também é muito pessoal, ao contrário da maioria outras novas formas de arte pós-modernas, que são destinadas ao público. Seja qual for seu nicho, está se tornando popular e muitos famosos já decoram suas unhas para se diferenciar da multidão.

Leia também

Para começar, unhas pintadas eram exclusivamente uma expressão de status social. Então, a partir de cerca de meados do século 19 (por coincidência, o início da arte moderna) tornou-se mais um item de moda pessoal.

Na história da arte, o mais antigo exemplo conhecido de decoração de unhas estava na antiga Babilônia em torno de 3200 aC, quando os homens decoravam suas unhas com Kohl, afim de indicar o seu posição social: homens de classe alta usavam uma cor preta, homens de classe média usavam verde. Na cidade de Ur, no sul da Babilônia, os arqueólogos descobriram um conjunto de manicure ouro maciço. Os antigos egípcios também foram ávidos usuários de esmalte de unha.

Na Ásia Oriental, mais ou menos na mesma época que babilônios e egípcios, a decoração de unhas começou primeiro na Índia, onde eles também usavam henna e, em seguida, na China. Durante a época da Dinastia Zhou (1050-221 aC), o desenvolvimento de esmalte de unha coincidiu com a idade de ouro da laca chinesa. Nobres utilizavam esmaltes de ouro e prata. Pela era da Dinastia Ming Art (1368-1644) esmaltes e vernizes Eram feitos a partir de uma mistura de cera de abelha, ovos brancos, tinturas vegetais, gelatina e goma arábica. Preto e vermelho eram as cores aristocráticas.

Na Europa, a decoração de unhas continuou da Antiguidade até a Idade das Trevas (c.400-800), retornando depois entre a nobreza e as cortes reais. No entanto, só na Era do Absolutismo (c.1600-1815), nomeadamente em Paris e no Palácio de Versailles, que o uso do esmalte para as unhas tornou-se mais difundido, junto com outros cosméticos, perucas e roupas finas.

Grandes marcas de hoje incluem Revlon, Chanel, Lancôme e Mac. O século 20 tarde tem visto uma série de novas invenções no campo da arte de decoração de unhas, começando com a invenção do primeiro jogo de unhas artificiais, em meados dos anos 50. Essas unhas postiças envolvem acrílico ou preparações em gel, fibra de vidro ou enrolados de seda. Outros desenvolvimentos recentes incluem técnicas decorativas como marmoreio pela água e híbridos produtos como goma-laca. Por último, ao permitir que os usuários compartilhem fotos de sua arte de unhas, empresas de mídia social como o Facebook ter dado um enorme impulso para a arte de decorar unhas, e pode muito bem provocar o mesmo tipo de resposta competitiva que vemos hoje na pintura corporal e na arte da tatuagem.

Decorando unhas masculinas

Desenhos com poucas cores podem ser usados nas unhas, criando uma decoração única e que combina com sua personalidade. (Foto: uniquelylovely.com)

Como fazer unhas decoradas para homens?

A decoração de unhas abraça qualquer técnica de arte decorativa aplicada a unhas das mãos ou dos pés: incluindo várias sobreposições de esmalte ou gel UV, ou revestimentos híbridos. Também pode envolver unhas artificiais ou extensões. Outras técnicas decorativas incluem marmoreio com água e stencil.

Quais tipos de materiais podem ser usados para decorar unhas masculinas?

As unhas de homens podem ser decoradas com uma grande variedade de cores, brilhos, padrões e texturas. “Efeitos” incomuns incluem: o “efeito de caviar”, marcado por pequenas microesferas; e o “efeito termo crômico”, em que a decoração muda de cor de acordo com a temperatura. Além disso, existem centenas de diferentes etiquetas adesivas, ao passo que outros itens como strass falsos também podem ser aplicados de modo a personalizar unhas. Todos estes efeitos decorativos podem ser aplicados como parte de uma manicure ou pedicure, ou simplesmente como enfeite. Como alternativa, graças à canetas nail art, você pode criar seus próprios desenhos e designs em casa.

Unhas decoradas para homens: Onde fazer?

Qualquer manicure ou pedicure é capaz de decorar as unhas de homens. Porém, o homem deve já ir com uma ideia de desenhos e decorações, principalmente escolhendo as cores mais neutras e sóbrias em detrimento de cores alegres e fortes. Destaques em henna e tribais que estendem-se pelos dedos são ótimas opções, juntamente à piercings de unha e a marmorização. Strass e muito brilho não é muito recomendado aos homens. Dando estas indicações à manicure e à pedicure, você conseguirá facilmente ter as unhas decoradas da maneira certa.

Você já decorou sua unha? Como ficou? Você teve que levar informações para a manicure/pedicure?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário