Como diagnosticar e tratar fungo nas unhas

Em Pés e mãos por André M. Coelho

O primeiro passo para tratar unha com fungos e micoses é o diagnóstico correto. Unhas saudáveis são aquelas rosadas em contato com a pele e brancas na parte que não está mais ligada à pele. Se ela está manchada, esfarelando, quebrando, elas não estão mais saudáveis! Existem alguns sintomas clássicos do fungo na unha que devem ser analisados para que se confirme que o problema é isso mesmo. A principal atividade do fungo na unha é ingerir sua queratina, causando danos estéticos e enfraquecendo a região.  Alguns de seus sintomas são:

Leia também

Tratar fungo na unha

Aspecto de unha com fungos

Tendo confirmado esses sintomas, agora você pode passar ao tratamento dos fungos nas unhas. Adiantamos que o tratamento é longo, pois a unha doente deve ser substituída totalmente pela unha saudável, o que depende de seu crescimento. As unhas dos pés podem demorar 12 meses para serem totalmente substituídas, por exemplo. O tratamento pode ser feito por via tópica ou oral, isso vai depender do estágio avançado ou inicial dos fungos e do número de unhas comprometidas.

Via tópica: são as pomadas, os cremes, os óleos, como o Penlac e o creme Lamisil, bastante utilizados nesse caso. É algo a ser passado diretamente nas unhas, podendo ser um produto de farmácia ou caseiro. Existem diversas receitas alternativas para o tratamento do fungo nas unhas, como um uso de vinagre de maça, oléo de neem, óleo de Tea Tree (Melaleuca), água oxigenada,  mas essas receitas devem ser conjugadas a um tratamento medicamentoso prescrito pelo médico, pois não basta tratar o sintoma se o fungo não foi eliminado de fato.

Anti-fúngicos orais: Tratamento com maior probabilidade de cura e ataque aos fungos persistentes. Para usá-los você deve visitar um médico e pegar a receita. Nunca tome remédios sem o conhecimento de seu médico!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário