Os perigos de ser um atleta de final semana

Correr na praça no final de semana, jogar futebol com amigos no sábado de manhã ou mesmo malhar intensamente apenas duas vezes na semana podem ser atividades perigosas para o seu corpo. É o que comprova um estudo realizado pelo Journal of Americam Medical Association (JAMA).

De acordo com a pesquisa, os chamados “atletas de final de semana” têm 2,7 mais chances de terem problemas cardíacos. Se não ficou surpreendido com o número, ainda tem mais. Uma outra pesquisa realizou com 60 milhões de pessoas e constatou que 70% das pessoas que morreram exercitavam-se apenas uma vez por semana.

Mas então fazer exercícios com baixa frequência é ruim para corpo? Não mesmo. Na verdade, o ideal é dosar a intensidade de exercício de acordo com a frequência que você prática, sua idade e condicionamento físico. E, claro, sempre ter o acompanhamento de um profissional como um médico, um nutricionista ou um educador físico.

Atletas de final de semana em praças e parques.

Atletas de final de semana em praças e parques.

Situações simples podem comprovar que é prudente você seguir as orientações de um profissional. Por exemplo, se ele recomenda que você corra apenas 20 minutos durante duas vezes por semana na esteira, você não deve sem orientação, passar o correr 45 minutos em quatro vezes na semana. As consequências podem ser maléficas para o corpo. Quem explica melhor é o cardiologista Sergio Timerman. Segundo ele, é possível ter riscos do coração se o treino for exagerado além de poder resultar em problemas musculares, ósseos e nas articulações.

Academias são alvo de atletas de final de semana

Academias são alvo de atletas de final de semana

Para os que querem se aventurar em fazer exercícios de alta intensidade exclusivamente nos finais de semana, veja antes abaixo algumas das lesões que podem acontecer:

Motivos para praticar esporte com segurança e orientação não faltam, independente da frequência. Ou você vai querer correr o risco de se lesionar?

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