Guia prático do romantismo sem ser grude

Em Estética por André M. Coelho

Ser romântico pode ter diferentes significados para diferentes pessoas. Em sua essência, o romantismo envolve fazer algo expressando afeição em um contexto significativo mas inesperado. Um ato romântico requer criatividade e sinceridade, inspirado por paixão ou amor. Enquanto construir a afeição por alguém pode ser fácil, transformar isso em romance normalmente não é. Há milhares de idéias românticas em livros, filmes e na internet, mas o romance verdadeiro vem de dentro da pessoa.

Leia também

O problema é que muitos confundem romantismo com o ato de ser grude devido aos erros cometidos pelos amadores nesta arte. Uns, fazem o romance por desespero de ficarem sozinhos, perdendo o objeto de desejo. Outros, tornam-se repetitivos ou dão presentes sem significado sentimental algum para a pessoa de que gostam. É preciso, para não ser grude, saber que seu sentimento é correspondido.

Se você liga ou manda mensagens o dia inteiro, isso é ser grude. E apesar de no começo ardente de uma paixão isso poder ser bem legal, com o tempo será cansativo e desgastante, além de impessoal. Não existe uma fórmula que funcione para todo mundo. Mas existem alguns padrões românticos que, quando conhecidos, evitam as armadilhas do grude.

Casal romântico

Compartilhar momentos, entender as diferenças e individualidades é romântico. O grude é alguém que esquece disso para viver em função de algo ou alguém. (Foto: romantic-cards.blogspot.com)

Primeiramente, devemos fazer o romance algo pessoal e único. Pense no que excita a pessoa de que você gosta e a faz única. Encontre e faça coisas que apenas estas pessoas apreciariam. Você conhece as obsessões, fantasias e interesses de quem ama? Seja observador para quando os olhos dela brilharem. Preste atenção e aprenda a escutar. O romantismo é demonstrar que melhor do que qualquer outra pessoa no mundo, você conhece quem ama. Qualquer coisa diferente disso, principalmente em se tratando de presentes genéricos, tem uma forte tendência a se tornar grude o que, neste caso, é um sinônimo para alimentação de seu próprio ego.

Reconhecer sua humildade perante o sentimento é algo louvável e bonito. Corteje a pessoa, imaginando o primeiro dia em que vocês se apaixonaram. Pense em tudo que você faria para conquistá-la novamente. Pense em sua parceira como uma amiga que você constantemente quer que se apaixone por você. Conquiste a confiança e afeição da pessoa. Você será grude quando fizer de cada conversa um motivo para ser sentimental. Ser romântico muitas vezes significa ouvir os problemas da pessoa e não falar nada, apenas concordar e dar seu ombro para que ela compartilhe o peso da rotina. Não deixe que o medo de perder te torne aquela pessoa que corteja a todo momento: saiba medir bem essas coisas em sua vida de casal e crie uma rotina saudável.

A repetição constante vai levar a mesmice. E mesmice também acontece para aqueles que tentam ser o romântico genérico. Um filme depois de um jantar romântico pode parecer uma boa ideia. Mas se ela não gosta de filmes e prefere algo mais animado, com certeza você não verá um sorriso como resultado ao fim do dia. Deixe a pessoa tentar adivinhar as coisas que acontecerão. Deixe alguns espaços para surpresas e para a saudade. O inesperado quebra a monotonia de uma forma que a pessoa sempre estará excitada para o que virá depois. Os grudes sempre abusam das surpresas, portanto, maneire nelas e seja mais James Bond, guardando alguns segredos para os momentos certos.

O mundo é uma ferramenta. Olhe ao seu redor e seja observador para as pequenas coisas. Disso surgirá a criatividade, o combustível para uma relação estável e saudável. Junto a isso, a sinceridade, a sensação de deixar uma pessoa sentindo-se querida e apreciada, tornam-se as linhas mestras para seus objetivos de vida.

Se todo dia você acorda pensando no quanto é sortudo por ter a pessoa que ama ao seu lado, fazendo tudo que está ao seu alcance por ela, dificilmente pensando em você primeiro, você é um romântico. Se todo dia você acorda pensando no medo que tem de perder a pessoa que ama, a chance é grande de que você seja um grude.

Grude surge do desespero. Romantismo, do amor. Pense nisso.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário