Como evitar lábios rachados e ressecados?

Em Pele por André M. Coelho

Perda de umidade na pele dos lábios provoca lábios rachados. A perda de óleos naturais pode acontecer devido à exposição ao sol, ventos frios, secos ou mesmo lambidas repetidas. Lábios rachados são secos, vermelhos e muitas vezes, machucados. Eles podem rachar e sangrar causando desconforto imenso.
Cuidados simples em casa podem evitar essa condição e as dicas a seguir podem ajudá-lo a cuidar de seus lábios.

Use sempre um protetor labial como para promover a cura e a prevenção de lábios rachados. Isso é quase vital no processo de hidratação de seus lábios. Manteiga de cacau é um dos mais básicos e o mais comum, além de ser muito barato. Porém, lembre-se  que protetores labiais lubrificam, mas  não hidratam. Esta é uma diferença fundamental. Pessoas aplicam protetores constantemente para lábios desidratados porque dá uma sensação de que os lábios estão lisos e suaves, parecendo estarem hidratados. Na verdade, um protetor “bloqueia” a umidade, de modo que os lábios não podem absorver a umidade do ar, a água que bebemos ou fórmulas de hidratação aplicadas aos lábios. A melhor aposta é usar um produto que são concebidos para introduzir a umidade de volta para os lábios. Peça recomendações para o farmacêutico ou um especialista em cosméticos para o melhor produto possível.

Leia também

Garanta também que o seu corpo não é deficiente em vitaminas do complexo B, ferro ou ácidos graxos essenciais. Essas deficiências podem causar descamação dos lábios e rachaduras cantos dos lábios. Tome um multivitamínico ou suplemento mineral, mas só faça isso após consulta com seu médico e ter 100% de certeza de que essa é uma necessidade biológica.

Hidrate bem seu corpo bebendo muita água. A desidratação pode causar o ressecamento dos lábios. Aumente a sua ingestão de água durante o inverno para manter os lábios bem frescos. Você também pode umidificar os cômodos de sua casa para lidar com a seca de inverno.

Prevenindo lábios secos

A manteiga de cacau é um meio de proteger os lábios do sol, frio e do vento, evitando rachaduras e a desidratação. (Foto: menshealth.co.uk)

Se, apesar da ingestão de água os lábios parecerem desidratados, aplique um pano molhado para hidratá-los. Também, tente selar a umidade com a manteiga de cacau. Aplique protetor labial a cada hora ou duas para tratar lábios secos e para mantê-los saudáveis. Use um protetor labial com FPS de pelo menos 16 para salvar seus lábios de danos do sol.

Não lamba os lábios, pois isso irá causar mais rachaduras. Lambê-los não irá hidratá-los. Pessoas que lambem os lábios também tendem a morderem os lábios. Ao fazer isso, eles removem a cobertura de proteção natural dos lábios, o que provoca ainda mais a secagem. Peça a um amigo para impedi-lo cada vez que você morder seus lábios.

Use uma escova macia para suavemente passar sobre seus lábios e remover o depósito de células mortas que causam mais secagem e descamação dos lábios.

A vaselina comum faz maravilhas e é um ótimo protetor contra o sol.

Cuidar dos lábios pode ser um problema. Para evitar que eles tenham uma aparência feia, hidrate-os antes de dormir e coloque a manteiga de cacau por cima. Quando você acordar na manhã seguinte, seus lábios estarão suaves e macios. Cuide-se bem para que tais cuidados se reflitam em sua boa aparência. E não se esqueça do filtro solar.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário