Câimbra nas pernas e panturrilha! O que fazer?
Cãibras musculares são quando um músculo fica contraído sem você tentar fazê-lo. O músculo fica apertado e não relaxa. Cãibras podem envolver a totalidade ou parte de um ou mais músculos. Os grupos musculares mais comumente envolvidos são as panturrilhas, partes posteriores das coxas (isquiotibiais), frentes das coxas (quadríceps). Câimbras no pés, mãos, braços, abdômen, e ao longo da caixa torácica também são muito comuns. Cãibras musculares são comuns e podem ser interrompidas pelo alongamento do músculo. O músculo pode parecer duro ou pulsante durante uma crise de câimbras.
Leia também
Causas da Cãibra
Cãibras musculares são comuns e muitas vezes ocorrem quando um músculo é usado em demasia ou está ferido. Malhar quando você não teve bastante líquidos (desidratação) ou quando você tem baixos níveis de minerais, como potássio e cálcio, também pode torná-lo mais propenso a ter um espasmo muscular. Cãibras musculares podem ocorrer quando você jogar tênis ou golfe, boliche, nada, joga futebol ou faz qualquer outro exercício. Ela também podem ser desencadeado por:
- Alcoolismo;
- O hipotireoidismo (hipoatividade da tireóide);
- Insuficiência renal;
- Medicamentos;
- Menstruação;
- Gravidez.
Câimbras: tratamento
Se você tiver uma cãibra muscular, pare sua atividade e tente esticar e massagear o músculo. O calor irá relaxar o músculo quando o espasmo começar, mas o gelo pode ser útil quando a dor melhorar. Se o músculo ainda está dolorido, medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides podem ajudar com a dor, desde que o médico tenha recomendado o medicamento para a câimbra. Se as cãibras musculares são graves, o seu médico pode prescrever outros medicamentos.
A causa mais comum de cãibras musculares durante a atividade esportiva está em não beber quantidade suficiente de líquidos. Muitas vezes, a água potável vai aliviar a câimbra. No entanto, só a água nem sempre ajuda. Comprimidos de sal ou bebidas esportivas, que também repõe os minerais perdidos, podem ser úteis.
Outras dicas para aliviar cãibras musculares:
- Mude seus treinos para que você esteja se exercitando dentro da sua capacidade;
- Beba bastante líquidos durante o exercício e aumente a ingestão de potássio (suco de laranja e bananas são ótimas fontes de potássio);
- Alongue-se para melhorar a flexibilidade;
- Tenha alimentação rica em potássio (principalmente para prevenir câimbras noturnas).
Cãibra: tratamento médico
Ligue para o seu médico ou enfermeiro se suas cãibras:
- São graves e doloridas;
- Não vão embora com alongamento simples;
- Continuam a voltar;
- Duram um longo tempo.
O que esperar de seu médico na visita para falar sobre suas cãibras?
O seu médico ou enfermeira irá examiná-lo e fazer perguntas sobre seus sintomas e histórico médico. Nesta conversa, você será questionado sobre o início dos espasmos, sua duração e frequência. Também, o profissional médico procurará saber os músculos ou grupos musculares que são afetados, tentando descobrir também se é o mesmo local que é afetado.
No caso de vômitos, diarreia, sudorese excessiva, o volume de urina excessivo, ou qualquer outra causa possível de desidratação, o médico pode diagnosticar uma causa subjacente, como uma virose que pode ter causado a desidratação e, por consequência, as câimbras.
Medicamentos, álcool e excesso de exercícios físicos podem também causar a cãibra. Exames de sangue podem ser feitos para verificar cálcio, potássio, magnésio, metabolismo, função renal, função tireoidiana. Medicamentos para a dor podem ser também prescritos.
Considerações Finais
Ao visitar um médico e ou nutricionista, deixe claro para estes profissionais sua rotina de alimentação e de exercícios, de forma que estes profissionais possam preparar um cardápio de nutrição e hidratação apropriados e com a quantidade de líquidos e potássio necessários para que não sofra com as câimbras. Não continue os exercícios após ter uma câimbra, ou você pode acabar causando uma lesão.
Você já teve câimbras? Como lidou com elas? Compartilhe nos comentários.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Exercícios para engrossar as pernas
O que é RPG : fisioterapia
Dicas de tatuagens para panturrilha!
10 Mitos sobre a musculação depois dos 30!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.