Dicas rápidas para acabar com o chulé
Você sabia que a principal causa do cheiro desagradável nos pés – cheiro mais conhecido como chulé – é a umidade excessiva na região? A umidade pode ser causada tanto pelo suor em excesso, associado ao tipo de meia e calçado utilizado, quanto pelo descuido na hora de secar os pés após o banho, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias responsáveis pela eliminação dos odores.
O chulé pode acometer pessoas de todas as idades e sexos, mas é mais frequente entre o sexo masculino, já que por causa do hormônio testosterona os homens produzem mais suor e possuem o hábito mais frequente de usar sapatos fechados e meias. A incidência do chulé em mulheres é menor pelo hábito do uso de sandálias que deixam ventilar os pés, e muitas vezes pelo cuidado semanal que é realizado em pedicures.
Leia também
Sabemos do prejuízo social que este cheiro desagradável pode causar, não é mesmo? Estando entre amigos, com a namorada, na hora de experimentar um sapato, é bom para todos que o chulé não esteja presente!
Selecionamos 8 passos básicos para acabar com o chulé para sempre:
- É preciso lavar os pés todos os dias com água e sabonete para a retirada do suor e do mau-cheiro anterior. Um ótimo aliado na hora da lavagem é a bucha vegetal que ajuda a eliminar possíveis resíduos de pele morta (as bactérias adoram estes resíduos!).
- Mas não basta somente lavar os pés e esquecer-se de secá-los. É necessário o uso de uma toalha para secar os pés, os dedos, e entre cada dedo. Secar os pés com cuidado ajuda inclusive a prevenir frieiras e micoses.
- Nunca use sapatos ou tênis sem meias! O suor produzido não será absorvido pelo sapato, fazendo com que apareça a sensação de que o pé está quente e molhado. Após a retirada dos sapatos você se livrará da sensação tátil, mas não da olfativa!
- As meias devem ser trocadas todos os dias, e de preferência ser de algodão, pois absorvem melhor o suor e deixam o pé respirar, ao contrário das meias sintéticas que retém toda a umidade e calor, deixando os pés quentes e sufocados!
- Se você tiver uma variedade maior de sapatos, o ideal é que seu uso seja alternado. Deixe o sapato do dia anterior “descansando”, de preferência ao sol, pois ele ajuda a secar a umidade e a eliminar o mau cheiro impregnado.
- Usar tênis e sapatos somente quando necessário. Não faz sentido usá-los dentro de casa, ou permanecer com eles após chegar do trabalho. Dê folga aos pés e opte por um chinelo confortável!
- Ao menos uma vez por semana faça uma esfoliação nos pés, ela complementa a lavagem e a eliminação das células mortas adoradas pelos fungos e bactérias.
- Você pode também optar por utilizar aqueles talcos próprios para os pés. Eles ajudam na absorção da umidade, e algumas substâncias anti-sépticas auxiliam na eliminação das bactérias.
Reforçando as nossas dicas, assista abaixo um vídeo com a visão de uma especialista sobre as causas do chulé o que fazer para acabar com ele!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Esmaltes para homens? Você faz sua unha?
Lavar tênis e sapatilha na máquina estraga?
Que tênis usar com bermuda ou short e quando não usar essa combinação?
O que é um sapato Oxford masculino? Como escolher?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.
18 comentários para: “Dicas rápidas para acabar com o chulé”
Rafael
Oi pessoal, falo com convicção pois já experimentei quase todas essas receitas caseiras da internet, como bicarbonato de sódio, limão, lysoform, talcos, tenys pé, antitranspirantes e outras e nenhuma delas adiantou ou na melhor das hipoteses acabava o chulé apenas durante o dia que usava mas depois voltava igualzinho como antes.
Todavia existe uma que realmente funciona e para mim foi a unica que acabou definitivamente com o meu chulé que era fortissimo e isto sem precisar lavar os sapatos e trocar as meias diariamente que é a seguinte receita:
-Coloque em um pulverizador um vidro de Pinho -Sol de preferência aquele original, mais forte o amarelinho (mata 99, 99% dos fungos, germes e bacterias) e um frasco de Leite de Rosas 150 ml e complete com 100 ml de água e misture tudo. Feita a mistura pulverize ou encharque espalhando por todo a area dos sapatos e deixa secar de preferência no Sol por três horas ou mais, se não der tempo de secar pode usar molhado mesmo. Feito isto é só usar os sapatos, se o chulé persistir repita o procedimento por mais uma ou duas vezes e depois adeus chulé. Acreditem é a melhor receita que existe a unica que realmente funciona. No meu caso funcionou mesmo sem ter lavado os sapatos e olha que não troco de meia todos os dias. Esta receita funciona porque o Pinho Sol é um desinfetante que mata quase todos os fungos e germes e o chulé é um fungo que se prolifera e o Leite de Rosas e um desodorante que também faz a limpeza profunda da pele.
Podem experimentar e depois me postem os resultados. Abraço a todos
Daniel
Esse receita caseira, são três produtos, o pinho-sol quantos ml? E o leite de rosas quantos ml?
Gabriela
Coloque em um pulverizador um vidro de Pinho -Sol de preferência aquele original, mais forte o amarelinho (mata 99, 99% dos fungos, germes e bacterias) e um frasco de Leite de Rosas 150 ml e complete com 100 ml de água e misture tudo. Feita a mistura pulverize ou encharque espalhando por todo a area dos sapatos e deixa secar de preferência no Sol por três horas ou mais, se não der tempo de secar pode usar molhado mesmo. Feito isto é só usar os sapatos, se o chulé persistir repita o procedimento por mais uma ou duas vezes e depois adeus chulé. Acreditem é a melhor receita que existe a unica que realmente funciona. No meu caso funcionou mesmo sem ter lavado os sapatos e olha que não troco de meia todos os dias. Esta receita funciona porque o Pinho Sol é um desinfetante que mata quase todos os fungos e germes e o chulé é um fungo que se prolifera e o Leite de Rosas e um desodorante que também faz a limpeza profunda da pele.
Podem experimentar e depois me postem os resultados. Abraço a todos
Equipe Beleza Masculina
Gabriela, bem perigoso isso aí, principalmente porque o pinho sol não é um produto para higiene pessoal, e pode causar severas reações alérgicas. Consulte um dermatologista para dar uma solução permanente e sem riscos para sua pele!
Beatriz
Daniel quantos ml de de produtos que coloco o pinho sol e o leite de rosa
Gilberto
Uma dica pratica e barata que solucionou meu problema foi o uso de desodorante (roll-on) antes de colocar a meia, e sempre que trocar de calçado trocar de meia, deixar os pés ao sol também ajuda e muito.
Carollyna
Vou experimentar a dica do Rafael, com certeza. ;)
Jessica
O que é pinho sol alguém pode me dizer sff?
Patricia
Rafael muito obrigada por sua dica, resolveu meu problema rápido, fácil, barato e de quebra o sapato ainda fica cheiroso… Muito obrigada!
Bruno Eduardo
Oi onde eu comppro esse leite de rosas?
Rosi
Gente… Essa receita é surreal… Acabou mesmo com o chulé do meu filho e olha que a gente brigava muito cada vez que ele chegava da aula… Passei no tenis e no pé dele tbem… Ficou soltando umas pelezinhas do pé por um tempo… Mas e daí… O importante é que definitivamente acabou mau cheiro nesra casa… Muito obrigado Rafael
Pedro
Amanhã mesmo vou compra o pinho sol e o leite de rosas… Em breve dou o resultado
Equipe Beleza Masculina
Olá Pedro,
Testa e conta pra gente!
Adriana
Seu comentário…Amei a receita, meu pé estava podre de chule passei acabou o mal cheiro obrigada…
William
Vou fazer esta receita amigo grato.
Leonardo
Uma receita infalível que usamos para nosso filho foi colocar 70% de água sanitária e 30% de álcool em um spray, aplicar dentro do calçado após o uso.
Equipe Beleza Masculina
Que super dica Leonardo! Obrigado!
Jeferson
Vou fazer essa receita aí vlw galera