Diferenças entre sapato driver, sider, e mocassim!

Em Roupas e acessórios por André M. Coelho

Sapatos slip-on são peças que qualquer homem deve incorporar em seu guarda-roupa. Eles são muito versáteis, práticos, e podem ser combinados de diversas maneiras para complementar seu visual. Dentre os sapatos slip-on mais populares, estão os mocassins, os siders e os drivers. Mas como usar cada um desses estilos de slip-on? Quais as diferenças entre eles?

A origem dos slip-ons e mocassins

Slip-ons tem suas origens na Escandinávia, onde os pescadores trabalhando usavam dois pedaços de couro presos com uma tira entre eles. Estes sapatos eram confortáveis ​​e fortes, ultimamente se tornando o que hoje chamamos hoje de sapatos slip-on. Basicamente, são modelos de sapatos que basta colocar nos pés, raramente ou quase nunca necessitando de cadarços para proporcionar firmeza ao calçado, por exemplo. Mocassins, por outro lado, eram sapatos usados ​​por caçadores e comerciantes. Na verdade, a palavra “moccasin” vem da junção das palavras “makasin” e “maxkeseni”, que significam “sapato”.

Leia também

Hoje, slip-ons são feitos de muitos tecidos, incluindo lona, ​​camurça e couro. Mas há diferenças sutis entre os tipos de slip-ons, principalmente entre os mocassins, siders, e drivers, que é preciso conhecer.

Diferença entre mocassim e dockside ou sider

Enquanto a maioria das pessoas acham que um dockside/sider e mocassins são praticamente iguais, na verdade são peças bastante diferentes. Para diferenciá-los desde o início, você pode olhar se eles tem cadarços ou não. Os mocassins não tem qualquer cadarço e quando o tem, eles são geralmente decorativos e não tem uma função de amarrar. Já os siders além de ter um cadarço, possuem amarrações laterais, dando um estilo náutico ao calçado.

Quanto ao material, o mocassim geralmente pode ser feito de camurça, couro, ou outros materiais, e siders geralmente são feitos de couro. Porém, com a grande variedade de fabricantes de sapatos que existem hoje em dia, é possível que você encontre mocassins feitos com diferentes materiais, e essa regra não é tão estrita.

Uma terceira diferença entre os dois é que os siders são basicamente slip-ons e são sapatos baixos, enquanto mocassins tem uma sola mais proeminente, assim como você veria em qualquer sapato de couro. Siders podem ter um pequeno salto no calcanhar, , enquanto mocassins nunca tem.

Sapato mocassim

Um mocassim é um sapato simples, fácil de calçar, e versátil para vários estilos. (Foto: AliExpress.com)

Sapato sider masculino: como usar?

Loafers são o estilo mais casual de sapatos slip-on. Eles podem ser usados ​​em qualquer ambiente casual e combinam muito bem com camisas e camisetas, jeans, calças cargo e até mesmo shorts. Na verdade, vestir shorts com mocassins vai fazer os shorts parecer até mais chique. Certifique-se de que mesmo se você estiver usando sapatos casuais, eles ainda correspondam com seu cinto, que é uma regra que acreditamos que você deva seguir. A razão para isso é que seus acessórios, como seus sapatos, seu cinto, etc, são usados ​​para complementar o seu look e por isso, se eles são do mesmo estilo, você vai ter um visual mais equilibrado de que não fossem.

Sapatos Sider

Sapatos sider são mais casuais, mas dão um toque de estilo único ao homem que arrisca os usar. (Foto: Cotidiano Masculino)

Como usar mocassins?

Mocassins são mais formais. Isso no entanto, não significa que eles devam ser usados ​​em eventos black tie ou outras configurações altamente formais.

Dependendo do tecido e da cor, mocassins e siders podem olhar mais ou menos formais. Não se esqueça da regra: quanto mais brilhante for um sapato, mais formal ele será. Se você está planejando usar mocassins quando vai para a praia, verifique se você não pode ver o seu reflexo neles.

Não se esqueça que a cor dos seus sapatos não tem que combinar com a cor de suas calças: você pode usar sapatos marrons com calças pretas, por exemplo, o que te dá mais flexibilidade para o look.

O que são sapatos driver

Os drivers são, basicamente, um mocassim com um solado especial para facilitar na condução de um veículo (Foto: original outlet)

Mocassim driver masculino: o que são?

Sapatos driver. Sapatos driver são uma versão dos mocassins e diferem por ter abas de borracha antiderrapante sobre as solas. Estas solas de borracha tornam os sapatos mais versáteis e duráveis. Mesmo que a sola seja diferente, o conforto e a flexibilidade dos sapatos não é impactado. Estes sapatos são populares para, como o nome sugere, dirigir, mas eles também são práticos para andar ou outras configurações mais casuais.

Existem dois tipos de sapatos de condução: o primeiro tipo é o tipo de borracha pontilhada, que apresentam almofadas de borracha pequenas, redondas que cobrem a sola uniformemente. O segundo tipo são aqueles que têm almofadas de borracha planas separadas por pequenas áreas. Para o uso no dia a dia, combine com as mesmas roupas de um mocassim normal, e você não terá problemas.

Dicas para quem quer usar mocassins, siders, ou drivers

Sapatos slip-on podem ser usados ​​sem meias. Seu design é bastante especial e às vezes você vai ficar melhor se você estiver usando-os sem meias. Porém, isto é uma escolha pessoal. Uma alternativa é usar meias invisíveis. Estas são meias que são tão baixas que quando você as usa, parece como se você não estivesse usando meias.

Você conhecia as diferenças entre esses sapatos? Quais diferenças você já conhecia? Tem algum deles no seu armário?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário