Coceira na virilha O que pode ser? Micose?

Em Saúde por André M. Coelho

A virilha é a dobra entre o tronco e coxas em ambos os lados das genitais. Há uma série de razões para uma virilha coçando, algumas das quais são únicos para esta área do corpo, mesmo sem qualquer doença subjacente. No entanto, a coceira persistente e a presença de uma erupção cutânea são indicativos de algum problema subjacente, com a coceira e erupção cutânea sendo sintomas da condição. Ao sinal de coceira persistente na virilha, um médico deve ser consultado para ajudar a diagnosticar e evitar um agravamento do problema.

Coceira na virilha: causas

Há uma série de diferentes causas de uma coceira na virilha. É geralmente um sintoma de algum problema subjacente geralmente envolvendo a pele da região da virilha. Embora uma irritação na região nem sempre ocorra devido a doenças de pele, a coceira persistente com erupções cutâneas constantes ou recorrentes é provável de estar ligada a fatores de estilo de vida, tais como a falta de higiene pessoal adequada. Algumas das causas mais comuns de uma coceira na virilha incluem:

Leia também

Coceira na virilha

Um médico deverá ser consultado para diagnosticar seu problema na virilha e assim, propor o tratamento adequado. (Foto: YouTube)

Virilha ressecada e descamando: má higiene é uma possibilidade

A má higiene diária é um dos principais fatores que contribuem para a coceira. A acumulação de suor, células mortas da pele, bactérias, fungos e, por vezes, até mesmo a urina e partículas fecais na região da virilha agem coletivamente como um irritante para a pele. Pode não representar um problema no curto prazo, mas se uma pessoa deixar de tomar banhos com freqüência ou não lavar e secar a área da virilha completamente, pode levar a coceira, erupções cutâneas e até mesmo infecções. O banho diário é, portanto, importante. Além disso, a limpeza inadequada dos órgãos genitais e do anus após urinar e defecar também pode representar um problema. Tanto a urina quanto as fezes são irritantes da pele quando em contato com a pele por períodos prolongados.

Irritação na virilha devido a alérgenos

Além das secreções naturais do corpo, uma série de outras substâncias também podem agir como irritantes e causar coceira: sabonetes, shampoos, loções para o corpo e cremes são algumas das substâncias comuns que podem representar um problema. A maioria das pessoas não experimentam qualquer irritação e prurido com o uso destes produtos, mas indivíduos hipersensíveis podem reagir severamente com a exposição a estes produtos. Vários produtos químicos para remover o cabelo na área da virilha, como cremes depilatórios e cera, também podem irritar a pele, e seu uso tem se tornado comum entre os homens. Mesmo com uma lâmina de barbear a pele delicada da área da virilha pode ficar irritada. Após a remoção, o crescimento do cabelo é muitas vezes irritante, assim como roupas de baixo apertadas também podem provocar um aumento da coceira na virilha.

Infecções: micose na virilha e outras

Uma série de diferentes espécies de bactérias e fungos pode causar uma infecção da pele na região da virilha. Alguns vírus também pode ser responsáveis. A coceira é um sintoma comum com estas infecções. Normalmente, bactérias e fungos não infectam a pele, a menos que haja rupturas. Raspagem e o atrito da pele na virilha com tecidos ou com a própria pele são as duas formas mais comuns para causar problemas. Estas infecções também são mais prováveis de ocorrer em uma pessoa que tem um problema de pele pré-existente onde a barreira da pele está comprometida. A micose, uma infecção geralmente fúngica, é uma das causas infecciosas mais comuns de uma coceira na virilha.

Doenças Sexualmente Transmissíveis e coceiras na virilha

Há várias diferentes doenças sexualmente transmissíveis que podem apresentar-se com uma coceira na virilha. Normalmente a coceira e quaisquer erupções cutâneas ocorrem apenas nos órgãos genitais, mas às vezes pode envolver a região púbica circundante. As DST que são mais propensas a apresentar com uma coceira virilha associada com erupções cutâneas incluem:

Chato na virilha e escabiose (sarna)

Os chatos (piolhos que habitam a região genital) e a sarna são infestações parasitárias que podem causar irritações na pele. Às vezes, estes parasitas podem afetar a virilha. Diferentes piolhos podem afetar diferentes partes do corpo. Os chatos afetam especificamente a região da virilha. O minúsculo inseto se apega aos pelos púbicos e se alimenta do sangue do hospedeiro, o que provoca coceira da pele. A infestação de piolhos púbicos também causa feridas na genitália, juntamente com pequenas marcas azuis acinzentadas. A escabiose é uma infestação da pele por um ácaro, e é causada por conta desse bichinho entrar na pele. As faixas finas onde o ácaro entrou na pele podem ser visíveis, e as bolhas formadas também.

Psoríase na virilha

A psoríase é uma condição inflamatória crônica da pele onde placas espessadas se desenvolvem como resultado do crescimento excessivo da pele. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo e às vezes, pode afetar a região da virilha. Psoríase pode ser uma condição de pele que causa muita coceira, e não alivia completamente. A erupção cutânea na psoríase na virilha tem a cor vermelho brilhante, e é suave ao toque. Embora a psoríase possa desaparecer até mesmo completamente durante os períodos de remissão, pode recorrer novamente semanas, meses ou mesmo anos mais tarde.

Dermatite na virilha (dermatite de contato)

Dermatite de contato pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo a virilha. Existem dois tipos de dermatite de contato: alérgica e irritante. Dermatite de contato alérgica surge em pessoas que são hipersensíveis a certas substâncias que são de outra forma inofensivas. Isso pode ocorrer com o contato com certos têxteis usados para fazer roupas íntimas, sabonetes, xampus e até o sabão em pó usado para a roupa. A dermatite de contato irritante é quando uma substância atua como um irritante da pele e pode afetar qualquer pessoa, mesmo se eles não tem qualquer alergia à substância específica. Os irritantes podem variar desde suor, urina, fezes até piercings, jóias, acessórios, e roupas apertadas que causem atrito. Mesmo a água pode ser irritante se a área da virilha não for limpa adequadamente após o banho.

Tratamento para coceira na virilha

Um bom tratamento inicial é manter a virilha sempre limpa, lavando com sabonete neutro e secando bem após o banho. Shampoos e cremes especiais podem ser recomendados por um médico para tratar condições como a psoríase, chato, e sarna. Pode ser necessária a depilação dos pelos pubianos em alguns casos. Medicamentos podem ser receitados e tratamentos de longo prazo, principalmente para doenças sexualmente transmissíveis, podem ser o meio para a cura do problema.

Você já teve coceira na virilha? Qual foi o tratamento que o médico te deu? O problema retornou?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário