Sapatos de camurça masculinos – Como escolher e comprar?
A camurça tem dificuldades em entrar no guarda-roupas dos homens modernos, principalmente por conta de sua baixa resistência à umidade. Porém, novas tecnologias surgiram e deram maior resistência a estes itens que deveriam fazer parte do estilo de todos os homens modernos, e nós vamos te ensinar como escolher e usar essa moderna opção de calçados.
Como é feita a camurça?
A camurça é feita a partir do couro bovino, mas nesse caso, o lado inferior da pele é utilizado, dando à camurça uma textura mais leve.
Em primeiro lugar, a pele é tratada com cal e taninos, a fim de se livrar dos pelos e para garantir que o material não se decomponha. Após tratamento posterior com óleos e sais para aumentar a durabilidade, a pele está pronta para ser dividida.
Leia também
Tradicionalmente, a pele seria dividido com a mão, o que significa que um pequeno deslize poderia resultar em uma grande quantidade de resíduos. Os métodos modernos usam máquinas que podem cortar a pele com uma precisão de até 1 mm.
Dividindo o couro, fibras são reveladas, dando à camurça sua textura especial. Após alguma coloração, o material está pronto para uso.
Como usar sapatos de camurça?
Sapatos de camurça são leves e têm uma textura única. Mas se isso parece um pouco formal para o seu gosto, por que não tentar um tênis ou sapatênis de camurça?
Você pode escolher cores brilhantes, mas lembre-se de relaxar as cores no resto da sua roupa. Afinal, você não quer parecer com um arco-íris.
Sapatos camurça do estilo Oxford são adequados para um traje formal, desde que eles não sejam muito berrantes e não se choquem com o resto do seu visual. Preto, marrom ou cores marinhas são ótimas opções versáteis que podem ser usadas com um terno, e nos fins de semana também.
A camurça cinza pode ser usada com calça jeans cinza para uma aparência “chic”. Mas exagere no cinza e você pode acabar com o visual de um participante do elenco de O Senhor dos Anéis.
Seu primeiro par deve ser, obrigatoriamente, em tons de marrom ou preto. Seja criativo depois de conseguir usar estes modelos mais básicos com estilo, antes de investir em cores diversas sem sequer saber como usar um sapato de camurça corretamente.
Como cuidar de sapatos de camurça?
Sal vai arruinar couro e camurça, mas o medo que os sapatos de camurça serão danificado com uma mera gota de chuva ao contrário do couro normal é bem exagerado. Fato, o couro é mais resistente, mas com cuidado e atenção, sapatos de camurça podem ser usado repetidamente e até sofrerem um pouco com umidade.
Para mantê-los sempre novos, basta escovar a sujeira após cada uso, e aplicar um spray protetor de camurça, podendo maximizar a vida da camurça e afastar as manchas desagradáveis.
Ao armazenar sapatos de camurça por um longo tempo, é uma boa ideia colocá-los em um lugar seco onde a umidade não possa danificá-los. Ao colocá-los em um saco respirável, como uma fronha, a camurça estará protegida contra poeira, mas também permitida a respirar, evitando cheiros desagradáveis.
Onde comprar sapatos de camurça?
Sapatarias, alfaiates e lojas de ternos, geralmente, oferecem boas opções de sapatos de camurça. Mesmo as lojas de departamento tem opções boas, mas nem sempre da melhor qualidade. Preço aqui se traduz em qualidade, mas não exagere para não acabar com sua poupança.
Quem quer economizar pode encontrar vários modelos online, nas lojas mais variadas e em preços mais acessíveis. Você pode ainda usar a vantagem dos 7 dias de arrependimento, caso o sapato não sirva, ou pode também testar o tamanho em uma loja física.
Seja qual for sua escolha, há uma imensidade de lojas com sapatos camurça para todos os bolsos.
Considerações Finais
Sapatos de camurça realmente se tornaram famosos entre 1955 e 1966, quando Carl Perkins, Elvis Presley e Buddy Holly fizeram versões da música “Blue Suede Shoes” (sapatos de camurça azul). Houve muitas versões desde então, mas era estes três famosos que fizeram da camurça um astro nos nossos pés.
Então você está tentado a dar uma chance aos sapatos de camurça? Como pretende combiná-los?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Como usar bota de cano curto?
O que é um sapato Oxford masculino? Como escolher?
Que tênis usar com bermuda ou short e quando não usar essa combinação?
Roupas anos 70, conheça!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.